Você está visualizando atualmente A patagônia Chilena e suas características. Descubra!
Patagônia Chilena

A patagônia Chilena e suas características. Descubra!

A Patagônia Chilena está localizada no extremo sul da América, e é um destino surpreendente e imperdível para quem gosta de conhecer lugares ainda pouco explorados. É perfeita para quem curte aventura, esportes e natureza.

A região da Patagônia tem quase 800 mil km² e se divide entre Argentina e Chile. Se você tem interesse em conhecer a parte chilena, anote todas as dicas a seguir:

Quando ir à Patagônia Chilena?

A melhor época para visitar a Patagônia Chilena vai depender dos seus objetivos e do que você espera ver, porque em cada estação do ano você encontrará uma Patagônia completamente diferente.

Verão

Durante o verão, você encontrará dias bem longos e muito sol, apesar de a temperatura se manter amena — entre 13 e 20 graus. Porém, essa é uma época de ventos fortes e, por isso, a sensação térmica pode ser menor que a temperatura mostrada no termômetro.

Nessa época do ano há apenas 5 horas de noite por dia, o que é ótimo para quem quer aproveitar o dia ao máximo.

Guia de viagens de natureza do Chile 6 destinos para vivenciar novas experiências

Inverno

No inverno, a temperatura mínima pode chegar a 0 grau e o sol não aparece por mais de 8 horas por dia. As montanhas ficam todas branquinhas, com muita neve caindo. Apesar do frio, essa é uma época com pouco vento, o que torna os passeios bem agradáveis.

Mas é preciso ficar atento, pois durante os meses de julho e agosto — quando há realmente muita neve — alguns hotéis e restaurantes podem ficar fechados e nem todos os passeios são permitidos.

Primavera e outono

Quando chega a primavera, a neve vai embora e as cores voltam a prevalecer na Patagônia Chilena. Já no outono, o local é tomado pelas folhas laranja e amarelas, e a possibilidade de chuvas é muito grande.

Quais são as principais atrações?

Torres del Paine

O Parque Nacional Torres del Paine é a principal atração da Patagônia Chilena. É um lugar lindo e bem grande, e são necessários no mínimo 3 dias para conhecer e explorar sua enorme diversidade. É um dos maiores parques do Chile, com mais de 180 mil hectares, e recebe mais de 150 mil pessoas todos os anos.

O Parque Nacional Torres del Paine abriga alguns excelentes hotéis como Explora, Tierrapatagônia e Awasi, mas também é um excelente local para acampar com requinte e para a prática de trekking, com diversos circuitos de diferentes durações e níveis de dificuldade.

Campo de gelo

O Campo de gelo, que fica ao sul da Patagônia, é a maior extensão de gelo do mundo — depois da Antártida e da Groenlândia. São cerca de 16 mil km² e muitas geleiras impressionantes!

Além desse, há diversos outros glaciares, como Perito Moreno e Glaciares Balmaceda e Serrano.

Flora e fauna

A diversidade de fauna e flora na Patagônia Chilena é tão impressionante que essa é uma das principais atrações do local. Torres del Paine é considerado uma Reserva da Biosfera pela UNESCO, e lá é possível encontrar diversas espécies de vegetação e de animais.

A Patagônia é considerada um dos ecossistemas mais complexos do planeta, e algumas espécies só existem ali.

Pacotes de viagem para Patagônia Chilena

De qual das atrações você mais gostou? E qual época parece melhor para visitar a Patagônia Chilena, na sua opinião? Deixe um comentário!

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Deixe um comentário