Você está visualizando atualmente Como viajar pelo mundo pode mudar minha visão em relação a vida?
Registrando cada momento.

Como viajar pelo mundo pode mudar minha visão em relação a vida?

“Viajar é fatal para o preconceito, a intolerância e as ideias limitadas”. A frase do escritor Mark Twain que viveu no século XIX, não poderia ser mais apropriada para os tempos atuais. Quem nunca pensou em largar tudo e viver o sonho de viajar pelo mundo? Em algum momento de sua vida isso passou pela sua cabeça? Alguma vez você já teve uma vontade imensa de conhecer novos lugares, novas formas de pensamentos e culturas diferentes? Então, agora é a hora de organizar toda a documentação e ver como viajar pelo mundo pode impactar a sua forma de ver a vida como um todo.

Experimentar novas sensações

Viajar é tão prazeroso que ao começarmos a colocar os planos em ação já dá aquela sensação de frio na barriga, é a coragem e a ansiedade brigando com o futuro. Mas, vamos combinar, não há sensação melhor de se sentir.

Viver o presente 

Já no percurso de sua casa até o aeroporto, pode se perceber que os dias que virão serão repletos de presença. Nossa mente, tão acostumada a ruminar o passado e tentar antecipar o futuro com preocupações inúteis, não consegue escapar do presente quando o que estamos vivendo é novidade. Sim, todos os sentidos são acionados para absorvermos o máximo daquela nova experiência e, neste sentido, quanto mais diverso for a paisagem e a cultura local, melhor! 

Conviver com pessoas com a mesma ideia 

Você não imagina quantas pessoas pensam em viajar pelo mundo e sair desbravando a vida e os locais. Aproveite esses grupos com planos iguais e peça dicas, muitas delas já estão com o pé na estrada.

Dar valor as coisas simples da vida

No nosso corre-corre diário, seja estudando ou trabalhando, não apreciamos nada que a natureza nos oferece diariamente. Ao viajar pelo mundo seu foco será aprender e conhecer. Com isso, todas as coisas simples da vida se tornaram imprescindíveis.

Adquirir bagagem cultural

Cada região tem um costume, se aqui no Brasil eles são bem perceptíveis, imagine isso ao redor do mundo. A bagagem cultural que você carregará para o resto da vida fará de você outra pessoa, ampliando sua visão e entendimento do mundo como um todo.

Conhecer pessoas novas ao viajar pelo mundo

Conhecendo sempre pessoas novas a cada lugar por onde passar, você poderá fazer um vínculo de amizade com cada uma delas e ainda entender melhor que as pessoas têm afinidades e diferenças. Nada como sair da sua zona de conforto para aprender mais sobre empatia e a natureza humana. 

Colecionar experiências positivas

Você terá experiências super positivas de como fazer companhia a si mesmo, ser proativo, aprender uma língua estrangeira, aprender sobre culinária local, como eles vivem, etc. Por isso, aproveite!

E se tiver experiências negativas

Como tudo na vida podemos tirar o melhor de cada situação. Eventuais experiências negativas podem ser oportunidades valiosas para exercitar humildade, gratidão e flexibilidade. Você poderá aprender  a não virar vítima da situação, a agir de forma positiva diante das dificuldades e a lidar com a saudade de casa e de sua cultura.

Ter um tempo para pensar

A rotina nos deixa tão atrelados às atividades que nem sempre temos um tempo para nós. Agora é a hora para reavaliar suas ações, repensar em sua vida ou apenas ficar de papo para o ar sem muitas responsabilidades. Esse afastamento permite que se veja um quadro maior do que estamos vivendo e de nossas escolhas. Tudo se encaixará e ficará mais fácil.

Agradecer à sua vida

De longe tudo fica com um visual amplo. As verdades aparecem e as dúvidas podem ser sanadas. Consegue enxergar que linda vida você tem? Então, agradeça por tudo que passou, por todos a sua volta e por tudo que virá.

Muitas pessoas perguntarão se você está louco, pode ter certeza disso. E a resposta é que sim você está. Mas, louco para conhecer e viver ao redor do planeta. Essa experiência mudará completamente sua vida. É um conhecimento particular que você adquirirá e ficará com ele para o resto de sua vida.

Vai esperar mais o quê? 

Pode ser assustador fazer certas mudanças e sair da zona de conforto. Mas não há terapia melhor do que viajar, ainda mais viajar pelo mundo. A tecnologia facilitou muito a vida de quem gosta de planejar e organizar suas próprias viagens, mas para quem não tem tempo ou prefere adquirir pacotes de viagens com tudo previamente organizado, existem algumas empresas especializadas em viabilizar estes sonhos, como a Venturas Viagens que oferece roteiros prontos para ver Aurora Boreal, observar vida selvagem (Gorilas, Ursos Polares, Onças Pintadas…) ou conhecer o reino do Butão, entre outras opções. Há também a comodidade e a segurança de poder conhecer países culturalmente muito diferentes, fazendo roteiros com acompanhamento de guias brasileiros especializados.

Curta nossa página nas redes sociais e fique por dentro de vários passeios e viagens que você pode colocar em seu roteiro.

 

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Deixe um comentário