Você está visualizando atualmente Como viajar pode mudar sua saúde?

Como viajar pode mudar sua saúde?

Como viajar pode mudar sua saúde?

Este foi um tema que sempre despertou minha atenção. Desde muito jovem, percebia uma relação direta entre viagens e saúde. Ainda no ensino médio, não foram poucas as vezes em que sentia uma dor de garganta ou mesmo algum desconforto nas vias respiratórias durante a semana em São Paulo e bastava um simples final de semana em Monte Verde ou Visconde de Mauá para voltar curado.

O mais curioso, é que as águas dos rios da Serra da Mantiqueira não são muito convidativas para quem não gosta de banho gelado, mas contrariando o senso comum e as recomendações em contrário, não perdia uma oportunidade de entrar em uma cachoeira!

Atuando como guia e empresário no ramo de turismo de natureza desde 1987, tive a oportunidade de vivenciar centenas de situações que indicavam uma relação mais estreita entre viagens, natureza e saúde.

Entre outras coisas, uma característica notável na maioria dos viajantes de primeira viagem que acompanhei em campo me chamava atenção: Eles se subestimavam. Invariavelmente, achavam que não seriam capazes de fazer o roteiro proposto para os dias subsequentes.  

No entanto, após uma boa noite de sono e comida saudável, acordavam revigorados e dispostos a prosseguir. Ao final de uma semana de férias em contato direto com a natureza, a constatação era que estavam com melhor auto estima, pois haviam se surpreendido com sua própria capacidade.

O que dizem as pesquisas?

Nos últimos meses, através de algumas matérias publicadas na internet, tomei conhecimento de alguns estudos que indicavam a comprovação daquilo que empiricamente já intuía há muito tempo. Daí veio a ideia de produzir este vídeo.

Segundo estes pesquisadores, o contato com a natureza aumenta a criatividade, elimina a sensação de cansaço, aumenta a sessação de bem estar e energia corporal e manteriam o corpo mais forte e resistente a doenças. Também afetariam o bom humor e a sociabilidade.

Mas você não precisa acreditar em tudo o que dizem. Experimente você mesmo!

 

 

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Este post tem 2 comentários

  1. sergio

    Muito bom.. parabéns..

    1. Venturas Viagens

      Obrigado Sérgio! Foi feito com dedicação e cuidado.

Deixe um comentário