Você está visualizando atualmente Costa Rica: a opção ideal para o turismo de natureza na América Latina

Costa Rica: a opção ideal para o turismo de natureza na América Latina

Já pensou em ir do Atlântico ao Pacífico em menos de 3 horas, dando uma passadinha por um vulcão? Talvez você nunca tenha imaginado um roteiro tão extravagante assim. Ou então, talvez ache que seria preciso viajar por alguns países para fazer tudo isso. Bem, temos uma boa notícia para te dar: na Costa Rica, é possível fazer tudo isso e muito mais!

Um dos menores países da América Latina, que faz fronteira com o Panamá ao sul e com a Nicarágua ao norte, certamente tem uma grandeza natural suficiente para te encantar. O país é conhecido por suas florestas exuberantes, a rica vida animal, seus vulcões e praias paradisíacas.

Conheça agora esse país e suas incríveis atrações de turismo de natureza!

A fauna e flora mais preservada da América Latina

“Costa Rica é pura vida”. Essa é a frase que os costarriquenhos gostam de usar para se referir ao seu país e acredito que vocês também vão concordar com eles ao final desse parágrafo. Afinal, não é a toa que eles dizem isso. A Costa Rica é conhecida como um verdadeiro santuário natural, sendo o país com o maior percentual de área natural protegida do mundo. Aproximadamente 25% do seu território é formado por reservas e parques: são 35 parques nacionais e 8 reservas biológicas.

Por causa disso, os animais se sentem muito a vontade, não sendo raro você observar alguns inclusive nas cidades, sem se importar com sua presença. Na Costa Rica existem mais 130 espécies de peixes, 9 mil de plantas, 220 de répteis e mais 1000 espécies de borboletas. Calcula-se que aproximadamente 10% das borboletas do mundo estão lá! Portanto, se você está à procura de contato com a natureza, já achou o seu destino.

Costa Rica tem vulcões tambémCosta-Rica-004

Sim, vulcões! Na verdade no país inteiro existem mais de 100 cones vulcânicos, mas só 7 estão ativos. Dentre estes, os mais famosos são o de Turrialba, Arenal, Irazú e Poás. Mas, calma, não precisa ter medo. Apesar de ativos, eles não apresentam riscos. A ideia que temos do vulcão borbulhando em lava e destruindo a região em volta é muito cinematográfica. Na grande maioria das vezes, a lava nem deixa o cone vulcânico, o problema é a fumaça liberada que se espalha por quilômetros.

Porém, os vulcões são monitorados 24h por autoridades locais que avisam sempre que há alguma atividade suspeita, além disso, estão localizados no meio de reservais naturais, distante das cidades. Caso haja risco, as reservas são fechadas e a região fica em estado de alerta. Mas, dificilmente há algum problema. Vale a pena fazer um passeio a algum dos vulcões e conferir. Certamente será uma experiência única.

Turismo de natureza para toda a família

costa-rica-a-opcao-ideal-para-o-turismo-de-natureza-na-america-latina.jpegRadical ou tranquilo? Você que escolhe. Aqui tem opções para todo mundo, inclusive para as crianças. Para os radicais não faltam trilhas pelos vulcões e montanhas, além de poderem surfar em belíssimas praias ou praticar rafting pelas diversas corredeiras do país. Já para quem está em busca de paz e tranquilidade, pode ter certeza que a Costa Rica também é o lugar para você. Com diversas opções de resorts e hotéis, você pode desfrutar de toda a natureza sem deixar de lado o conforto. Que tal tomar um banho em águas termais ao pé de um vulcão? Ou então relaxar em um spa de frente para a praia? Tudo isso é possível.

Para as crianças, essa é uma ótima oportunidade delas conhecerem e interagirem com a natureza, o que é fundamental para a formação delas como pessoas ambientalmente responsáveis. Os passeios pelas reservas florestais vão permitir que elas conheçam muitos tipos de animais que certamente vão amar. Além do que, elas podem se aventurar em tirolesas ou praticar arvorismo com toda a segurança em meio à floresta tropical.

Então, se você está procurando sombra e água fresca pode ter certeza que esse é o seu destino! E, se estiver querendo aventura e radicalidade, esse também é seu destino. A Costa Rica une diversas opções de lazer em um só lugar, e que lugar!  Veja sugestões de pacotes de viagens aqui. Mas, se quiser conhecer outras opções de destinos fantásticos pela América Latina, leia esse nosso artigo sobre experiências inovadoras em turismo na América Latina.

Pacotes de viagem para Costa Rica

Venturas Viagens

"Quem somos? Somos criadores de sonhos, de desejos, de momentos e memórias. Somos a coragem que muitos precisam para realizar uma viagem diferente, cheia de natureza, cultura e história. Somos Chapada, Jalapão, Noronha... Somos Índia, Nepal, África... Indochina, Oceania, Indonésia... Somos o inusitado, a superação, a ação e a contemplação. Somos vida e liberdade para quem vive o dia a dia dentro de uma sala com ar condicionado. Somos trabalho duro, mas sempre com imensa alegria e profissionalismo, para poder proporcionar diariamente experiências inesquecíveis que marquem para sempre a vida daqueles que nos deram sua confiança e seu precioso tempo. Somos satisfação, por fazer parte deste universo de viagens e conquistas de todas as pessoas que passaram e passarão pela nossa história.”

Deixe um comentário