Você está visualizando atualmente Febre amarela: quais países exigem a vacina, qual sua validade e como se previnir?

Febre amarela: quais países exigem a vacina, qual sua validade e como se previnir?

Apesar de estar concentrado em poucos estados — São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia —, o surto de febre amarela tem preocupado bastante os brasileiros nos últimos tempos.

Esse problema levanta uma importante questão para quem gosta de viajar e conhecer o mundo, já que vários países exigem o comprovante de vacinação, segundo uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Entretanto, a maioria dos viajantes desconhece as nações que exigem essa prevenção. Além disso, ainda há pouco conhecimento sobre as formas de evitar a febre amarela no Brasil. É importante, portanto, ressaltar que a vacina deve fazer parte do planejamento da sua viagem.

Nesse contexto, preparamos um artigo com os principais países que exigem a vacinação, além de dicas exclusivas para a prevenção. Quer ficar por dentro? Então continue a leitura!

Por que a vacina é obrigatória em alguns países?

Atualmente, cerca de 150 países espalhados por todo o mundo exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). Esse documento é tão importante quanto um passaporte, pois algumas nações podem barrar até mesmo o embarque sem a sua devida apresentação.

Como o Brasil é considerado uma área de risco de febre amarela, é importante que os viajantes fiquem bem atentos às exigências dos países que pretendem visitar. A intenção não é restringir a entrada dos brasileiros, mas sim proteger os cidadãos de cada lugar do risco de pegar a doença.

Isso não quer dizer que ela passa de uma pessoa para a outra. Mas se um mosquito picar alguém infectado, ele pode transmitir a doença e até causar uma grande epidemia. Por esse motivo, a vacinação é de extrema importância.

Onde há essa exigência?

Com o atual surto de febre amarela por aqui, algumas nações como Nicarágua, Venezuela, Cuba e Panamá passaram a exigir o CIVP apenas dos brasileiros desde o dia 6 de fevereiro de 2017, conforme divulgação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além desses, outros destinos espalhados pelo mundo todo já exigiam essa certificação por parte dos brasileiros há algum tempo. Confira os principais:

  • América: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Bolívia, Costa Rica, El Salvador, Honduras, Guatemala, Suriname, Jamaica, Paraguai, São Vicente, Colômbia e Granadinas;

  • África: Argélia, África do Sul, Botsuana, Cabo Verde, Sudão, Egito, Etiópia, Madagascar, Moçambique, Nigéria, Sudão, Somália, Senegal, São Tomé e Príncipe, Uganda, Zâmbia;

  • Ásia: China, Iraque, Irã, Indonésia, Malásia, Paquistão, Quirguistão, Laos, Myanmar, Cingapura, Nepal, Omã, Filipinas, Tailândia;

  • Oceania: Austrália e Fiji;

  • Europa: Albânia.

Há também alguns países que requerem a vacinação contra a febre amarela de todos os viajantes, independentemente da origem, como Angola, Benin, Burundi, Camarões, Congo, Costa do Marfim, Guiana Francesa, Índia, Libéria, Mali, Níger, Ruanda, Serra Leoa, Togo, entre outros.

Por isso, procure sempre pesquisar detalhadamente todas as exigências de cada destino. E não deixe de tomar a vacina, para ficar sempre protegido!

Como tirar o CIVP?

Após tomar a vacina, é preciso emitir o CIVP, um cartão amarelo que permitirá a sua entrada nos países que o exigem.

Você deve efetuar a troca do seu cartão de vacinação nacional nos Centros de Orientação à Saúde do Viajante (COV). Pesquise e descubra onde fica o mais próximo. Para facilitar, uma dica é fazer um pré-cadastro no site da Anvisa.

O titular precisa levar também um documento original com foto (RG, passaporte ou Carteira Profissional). Por sua vez, os menores de idade devem comparecer com os seus responsáveis, portando a Certidão de Nascimento.

Há também a opção de tomar a vacina e emitir o certificado no mesmo lugar, pois existem postos de saúde que funcionam como COV. A emissão do CIVP é sempre gratuita, independentemente do lugar onde você for retirá-lo.

Então, não vacile e providencie o seu se for viajar para algum dos países mencionados neste artigo ou outros que exijam o certificado.

Quais cuidados devem ser adotados para evitar a doença?

A única forma segura de evitar a febre amarela é mesmo a vacina. Ela deve ser aplicada antes de viajar para as possíveis áreas de risco. Além de ser gratuita, a vacinação está disponível o ano inteiro na maioria dos postos de saúde.

Portanto, verifique se o destino que você pretende visitar faz parte das áreas de risco. Também vale lembrar que é preciso tomar a dose pelo menos 10 dias antes da viagem. Ela pode ser aplicada a partir dos 9 meses de idade.

Qual a validade da vacina?

Até o ano passado, os brasileiros eram orientados a fazer o reforço da vacina a cada 10 anos, pois era esta a validade que constava no certificado. No entanto, segundo comunicado da OMS, desde 11 de julho de 2016 todos os certificados internacionais de vacinação contra febre amarela passaram a ter validade vitalícia automaticamente.

Seguindo as normas vigentes, a Anvisa traduz o comunicado da OMS e informa que os certificados emitidos anteriormente também passam a ser válidos automaticamente. Todos os países associados à Organização Mundial de Saúde devem aceitar o certificado desconsiderando a data de validade registrada.

Reforçando:

  • Se você não tem o CIVP, saiba que não é mais preciso tomar reforço da vacina contra febre amarela a cada 10 anos
  • Se você já tem o certificado, saiba que não é preciso refazer o certificado para mudar a validade; todo certificado emitido antes desta resolução está automaticamente válido por toda a vida

 

Quais são os efeitos da vacina contra febre amarela?

Muitas pessoas costumam ter reações quando tomam alguma vacina. E essa é uma das grandes preocupações de quem precisa delas para viajar. Afinal de contas, ninguém quer se sentir mal alguns dias antes ou até mesmo durante os momentos de descontração, não é mesmo?

Para a alegria dos viajantes, a vacina contra a febre amarela costuma produzir poucos efeitos colaterais. No geral, apenas cerca de 5% das pessoas apresenta algum sintoma, que pode ser: febre, dor de cabeça ou dor muscular.

Geralmente, esses sinais aparecem entre 5 e 10 dias após a aplicação. Outras reações costumam ser bem raras.

As contraindicações devem ser feitas apenas por médicos e, por isso, é sempre importante consultá-los.

Onde posso tomar a vacina?

Para quem ainda tem dúvidas, é válido reforçar que a vacina contra a febre amarela pode ser tomada nos postos de saúde espalhados por todo o país. Então, é só verificar aquele que fica mais próximo a você, se certificar de que a unidade possui a dose e se prevenir.

E então, anotou os países que exigem a vacina e a forma de se proteger?

Viajar, desbravar o mundo e ter novas experiências é realmente maravilhoso, principalmente quando estamos saudáveis e podemos aproveitar ao máximo. Por isso, sempre pesquise os destinos para onde vai, se planeje com antecedência e tome as devidas precauções.

E agora que você já sabe disso tudo sobre a febre amarela, que tal curtir a nossa página no Facebook? Lá você fica por dentro de outros conteúdos como este!

Atualizado às 20h30 do dia 15/04/17  para incluir Colômbia depois do alerta da Andrea Metzler! Convém ficar atento, pois com o surto de febre amarela no Brasil, novos países podem começar a exigir a vacina.

Venturas Viagens

"Quem somos? Somos criadores de sonhos, de desejos, de momentos e memórias. Somos a coragem que muitos precisam para realizar uma viagem diferente, cheia de natureza, cultura e história. Somos Chapada, Jalapão, Noronha... Somos Índia, Nepal, África... Indochina, Oceania, Indonésia... Somos o inusitado, a superação, a ação e a contemplação. Somos vida e liberdade para quem vive o dia a dia dentro de uma sala com ar condicionado. Somos trabalho duro, mas sempre com imensa alegria e profissionalismo, para poder proporcionar diariamente experiências inesquecíveis que marquem para sempre a vida daqueles que nos deram sua confiança e seu precioso tempo. Somos satisfação, por fazer parte deste universo de viagens e conquistas de todas as pessoas que passaram e passarão pela nossa história.”

Deixe um comentário