Você está visualizando atualmente Machu Picchu x Angkor Wat: qual destino escolher?
Porta sul no complexo de Ruínas de Angkor, Cambojangkor no Camboja

Machu Picchu x Angkor Wat: qual destino escolher?

Dois dos lugares mais visitados do mundo, as ruínas de Machu Picchu, no Peru, e o templo de Angkor Wat, em Siem Reap, no Camboja, unem belas paisagens a histórias milenares.

Marcados por contextos diferentes, porém semelhantes em sua essência, Machu Picchu e Angkor Wat atraem milhares de turistas todos os anos. Eles buscam presenciar a beleza a e unicidade que ambos os locais proporcionam.

Neste post, separamos as principais características de cada um desses destinos para ajudar você a planejar a sua próxima viagem. Confira!

Machu Picchu: a cidade perdida dos Incas

Machu Picchu, a cidade perdida dos Incas
Ruínas de Machu Picchu no Peru. Registro vivo da cultura Inca.

Descobertas em 1911 pelo arqueólogo americano Hiram Bingham, as ruínas de Machu Picchu — também conhecida por cidade dos Incas — são a atração número um do Peru e uma das sete maravilhas do mundo.

O sítio arqueológico fica localizado a 2.450 metros acima do nível do mar e impressiona por sua arquitetura. Construído em pedras e contendo um sistema de drenagem considerado avançado para a época em que foi erguido, o local ainda é fonte de estudos arqueológicos. 

Para chegar até o sítio, só existem duas opções. A primeira é ir de trem, partindo da cidade de Cusco ou das cidades de Urubamba e Ollantaytambo no vale sagrado. De cusco são aproximadamente 4hs. Partindo de Ollantaytambo são em torno de 2 horas. Uma sugestão épercorrer o trajeto entre Cusco e Ollantaytambo de carro economizando aproximadamente 01 hora.

A segunda alternativa é fazer a chamada trilha Inca. Pode ser feita por diversas rotas, feitas a pé, para chegar até a cidade histórica. Um dos trajetos mais comuns leva quatro dias para ser realizado. Cruzando montanhas de Warmiwañusqa e Runkuraqay, a mais de 3 mil metros acima do mar. 

Ao chegar no local, recomenda-se uma visita monitorada por um bom guia, pois fará toda a diferença em sua experiência turística. 

A época ideal para visitar Machu Picchu vai de abril a setembro, quando há maior probabilidade de tempo firme. Porém, evite viajar para lá entre julho e agosto, meses em que o parque fica mais cheio devido à temporada de férias nos Estados Unidos e na Europa.

Angkor Wat: imponência e arquitetura rica em detalhes no Camboja

Primeiramente é importante saber que Angkor Wat é o nome de apenas uma das dezenas de ruínas de incríveis templos espalhadas pelo gigantesco complexo arqueológico de Angkor. Eleita como uma das maravilhas do mundo moderno, o templo de Angkor Wat é considerado a maior construção religiosa da Terra.

Angkor Wat fica localizado no complexo de Angkor, bem próximo a cidade de Siem Reap, no Camboja.  O templo se caracteriza por sua imponência: talhado em pedras, tem formato de mandala e possui cinco torres dentro de seu complexo. A estrutura é extremamente simétrica, rodeada por um grande fosso com quatro grandes portões alinhados aos pontos cardeais.

Para entrar no templo, os turistas precisam estar com braços e pernas cobertos, respeitando o costume local.

Em Angkor Wat, pode-se presenciar a influência do budismo ao entrar no santuário central, onde estão dispostas diversas imagens de Buda.

Por fim, a época de visitação: o Camboja é quente durante o ano todo. Indica-se conhecer o local de outubro a abril, meses em que a temperatura tende a ser mais amena por lá.

O veredito: Machu Picchu ou Angkor Wat

Machu Picchu é, sem dúvidas, um destino que você precisa conhecer antes de morrer. As ruínas são atrativas por sua beleza e história. Proporcionam, aos viajantes brasileiros, a vantagem de estarem mais próximas do nosso país, quando comparadas ao templo de Angkor Wat, que fica do outro lado do mundo.

Já Angkor Wat  atraí por sua arquitetura única e principalmente porque pode se conhecer muitos outros templos incríveis no complexo de Angkor, na mesma viagem. Além disso, a beleza e unicidade do sudeste asiático são um atrativo perfeito para os viajantes de plantão.

Depois de todas essas dicas, deixamos agora o veredito nas suas mãos: Machu Picchu ou Angkor Wat? Seja qual for a sua escolha, não se esqueça de entrar em contato conosco para organizar uma viagem inesquecível!

Pacotes de viagem para Machu Picchu
Pacotes de viagem para o Camboja

Venturas Viagens

"Quem somos? Somos criadores de sonhos, de desejos, de momentos e memórias. Somos a coragem que muitos precisam para realizar uma viagem diferente, cheia de natureza, cultura e história. Somos Chapada, Jalapão, Noronha... Somos Índia, Nepal, África... Indochina, Oceania, Indonésia... Somos o inusitado, a superação, a ação e a contemplação. Somos vida e liberdade para quem vive o dia a dia dentro de uma sala com ar condicionado. Somos trabalho duro, mas sempre com imensa alegria e profissionalismo, para poder proporcionar diariamente experiências inesquecíveis que marquem para sempre a vida daqueles que nos deram sua confiança e seu precioso tempo. Somos satisfação, por fazer parte deste universo de viagens e conquistas de todas as pessoas que passaram e passarão pela nossa história.”

Deixe um comentário