Você está visualizando atualmente Turismo no Vietnã: por que embarcar nessa aventura?
Entardecer na incrível Baía de Halong, Vietnã.

Turismo no Vietnã: por que embarcar nessa aventura?

“Esse local é no Vietnã?!” Depois de ter decidido fazer turismo no Vietnã, essa era a exclamação mais comum quando eu começava a mostrar as fotos da Baia de halong, Hoy Ann, Huê entre outras.

Me dei conta naquele momento que é preciso muito tempo para as pessoas retirarem uma imagem estereotipada de um país. A famosa guerra perdida pelos EUA acabou a mais de 40 anos….

Para desmistificar essa ideia sobre as terras vietnamitas, decidi, neste post, que existem muitos motivos para embarcar nessa aventura e fazer turismo no Vietnã. Vamos lá!

Fim de tarde na Baía de Halong, Vietnã
Entardecer na Baía de Halong, Vietnã.

Já ouviu falar sobre a baía de Halong e praias vietnamitas?

Não é apenas no Hawaii, Indonésia e Austrália que você encontra praias paradisíacas.  Em Nha Trang e An Bang, você encontra uma água azul-turquesa encantadora, uma areia quase branca e quiosques para relaxar e curtir o paraíso.

A Baía de Ha long merece atenção especial. São mais de 3 mil ilhas pontiagudas que se lançam ao céu. Elas transformam a paisagem que já foi cenário do filme Indochina, e possuem a fama mitológica de serem pedaços da cauda de uma imensa serpente dragão que estaria sob as águas da Baía.

Localizada a 3 horas de viagem de Hanói, existem passeios bate e volta, passeios com um pernoite embarcado e passeios com dois pernoites embarcados. A dica é programar seu roteiro deixando espaço para fazer o passeio de três dias com duas noites embarcados, pois tem muito o que visitar e fazer por lá.   

As praias vietnamitas também são boas opções para compor seu roteiro

Que tal conhecer a culinária vietnamita?

No Vietnã, não importa se você vai até um belo restaurante ou em uma simples barraca de rua — sem dúvida, haverá comidas típicas saborosas em ambos os lugares, o que prova a excelência da culinária vietnamita.

Os temperos e gostos são totalmente diferente dos que vimos no Brasil. Existem alguns que você não pode deixar de experimentar.

O “Pho”, caldo de carne e legumes, é um dos preferidos dos brasileiros e está na lista dos que você deve saborear. Além dele, o “Banh Uot Thit Nuong”, espetinho de carne de porco, também é extremamente suculento e você pode encontrar em qualquer lugar.

 

Quer conhecer regiões encantadoras?

Patrimônio Histórico, Hoi Ann fica toda enfeitada  com Lamparinas coloridas
Lamparinas acessas em Hoi Ann
Apenas motos e pedestres circulam no centro histórico.

Você não pode deixar de visitar as regiões de Hoi Ann, Huê e Ho Chi Mim. As duas primeiras são relativamente próximas e ficam localizadas na região central do país. Em Huê, se encante com as ruínas do antigo império e em Hoi An (patrimônio histórico tombado pela Unesco), com suas ruas entre canais, lojas de artesanato, restaurantes variados e muitas lamparinas coloridas.

Outra dica em Hoi Ann, é comprar roupas sob medida, pois a cidade é bastante conhecida pelas muitas alfaiatarias que estão localizadas por lá. O curioso é que lhe entregam seu traje de um dia para o outro, em seu hotel, depois de terem confeccionado durante a noite.

Mais conhecida pelo seu antigo nome, Saigon, na cidade de Ho Chi Mimn, você aprenderá um pouco mais sobre a famosa guerra do Vietnã, que ocorreu entre 1955 e 1975 e deixou milhões de vítimas. Além da importante visita ao museu de guerra na cidade, não deixe de visitar os túneis de Cu Chi que ficam um pouco afastado da cidade. Eles são um marco da resistência vietnamita e você verá como este povo resiliente conseguiu criar uma verdadeira cidade subterrânea durante a guerra.

Na vontade de conhecer outros países em uma mesma viagem, a maioria dos viajantes acaba esquecendo de lugares importantes como esses elencados acima. Portanto, ao planejar sua viagem para o Vietnã, não esqueça de incluir eles no seu roteiro.

Deseja explorar uma nova cultura?

A riqueza cultural vietnamita e suas tradições milenares atrai e encanta muitos turistas. Então, a dica é que você participe das suas festividades. Em janeiro, por exemplo, acontece a tradicional “Festa do Tet”, onde o povo colore as ruas e avenidas de vermelho, mostrando alegria e felicidade.

Já em julho, no dia 15, é celebrado o “Dia dos Mortos”, em que os vietnamitas dedicam frutas e receitas tradicionais aos familiares que já partiram.

E-book Ásia - Baixe grátis

Pacotes de viagem para o Vietnã

E aí, gostou dos motivos que mostramos para fazer turismo no Vietnã? Já decidiu quando vai conhecer esse belo país? Então entre em contato com a Venturas! Podemos fazer com que essa viagem seja ainda mais perfeita!

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Este post tem 2 comentários

  1. renata

    Adorei esse site o conteúdo é muito bem escrito. Parabéns 😉

  2. Venturas Viagens

    Obrigado Renata! Volte sempre.

Deixe um comentário