O maior império do mundo antigo, a invasão árabe, os tapetes, a suntuosidade da dinastia Pahlavi (mais conhecida como os Xás) e a revolução islâmica.
Polêmico e intrigante, o Irã ainda desperta em muitos a imagem da guerra.
Muito longe disso, guarda uma trajetória de riqueza e poder que atravessou 2.500 anos e ainda hoje se mantém viva, uma surpreendente receptividade de um povo ávido por puxar conversa com viajantes ocidentais, e a poesia pura, nascida e preservada na cidade de Shiraz. Ruínas como Persépolis e Pasárgada, abrigam colunas e convidam a uma caminhada por séculos de história.
Os tradicionais piqueniques em família, fartos de pistaches, tâmaras e narguilés na linda Praça Nasqh—e Jahan, em Esfahan, os imensos bazares, o azul profundo das mesquitas, a metrópole Teerã, emoldurada por montanhas altíssimas, e os nove influentes jardins listados como patrimônio da humanidade pela UNESCO, oferecem uma perspectiva única do país e mostram que a antiga Pérsia, onde surgiram conceitos filosóficos, matemáticos, literários e culturais, é um verdadeiro tesouro da civilização.
Sugestão Venturas – Opte pelo roteiro “Império Persa”, que reúne as principais cidades do país, promovendo uma completa imersão na sua história, cultura, costumes e arquitetura.