Você está visualizando atualmente O que é melhor: planejar ou contratar uma agência de viagens?

O que é melhor: planejar ou contratar uma agência de viagens?

Você é do tipo de pessoa que curte navegar na internet pesquisando sobre determinado destino para suas próximas férias? Você tem tempo para dedicar a este projeto? Tem limitação de recursos financeiros? A resposta para estas perguntas podem dizer sobre o tipo de viagem que você quer fazer. Isso porque contratar uma agência de viagens ou planejar tudo sozinho apresenta vantagens e desvantagens.

A comodidade oferecida por uma agência de viagens pode ser muito agradável. Os principais ganhos são de tempo, segurança e conforto. Mas isso tem seu custo…  Para quem busca apenas preço, em geral  fica mais econômico planejar por conta própria, mas nem sempre.

Mas afinal, qual é o melhor caminho? Acompanhe este post e conheça algumas informações primordiais sobre as diferenças entre contratar uma agência de viagens e planejar tudo por conta própria!

Serviços privativos ou regulares?

Antes decidir sobre contratar ou não uma agência de viagens, é importante entender os dois principais tipos de serviços turísticos. Em todo  destino turístico você encontrará basicamente duas maneiras de se fazer passeios. Em privativo ou serviços regulares. No primeiro caso os passeios são com transporte e guia exclusivos para atender suas necessidades. Já os “regulares”  são aqueles que acontecem independente de sua presença e possuem horários e/ou dias determinados para ocorrer.

Os serviços privativos ou exclusivos são mais caros, mas oferecem total flexibilidade para o viajante poder ficar mais ou menos tempo em determinado atrativo ou fazer paradas extras para fotografar ou comprar alguma coisa. 

Já os passeios regulares são mais em conta. No entanto, eles não oferecem tanta flexibilidade e são feitos em grupos. Quem optar por este tipo de serviço deve ficar atento ao número máximo de participantes, pois isso fará bastante diferença na qualidade e no preço final. Em geral, é o tipo de veículo usado para o transporte que determinará a limitação de participantes. Um mesmo passeio pode ser feito em um carro para até 4 pessoas ou em um ônibus para 40!  

Por isso, quando for planejar uma viagem, é bom se informar sobre o tipo de serviço que será pago. Isso vai influenciar bastante na sua experiência de férias.

Como é fazer uma viagem contratando uma agência de viagens?

As agências de viagem proporcionam suporte, conforto e segurança nos seus serviços contratados. Por conta disso, muitas pessoas preferem comprar um pacote para evitar grandes imprevistos.

Sua única preocupação é escolher corretamente uma empresa que seja especializada no tipo de viagem e no destino que você quer conhecer. Assim, detalhes sobre a melhor logística, os melhores horários de visitação para os passeios e a correta adequação entre seu perfil e os hotéis ou pousadas escolhidos estarão garantidos.

Além disso, caso aconteça qualquer imprevisto durante sua viagem, você contará com o apoio de quem conhece a fundo a região e poderá tomar providências e lhe ajudar a solucionar eventuais problemas. 

Uma desvantagem de ter tudo planejado previamente (por agência ou sozinho) é que perde se um pouco a flexibilidade de poder ficar mais um dois dias em determinado lugar. No entanto, se isso lhe acontecer em uma viagem organizada por uma agência, você não terá de gastar seu tempo de férias replanejando e fazendo remarcações de hotéis, passeios e aviões.

Como é viajar por conta própria?

Para quem dispõe de tempo, não tem medo de encarar imprevistos e quer fazer a sua rota, planejar a própria viagem é a melhor solução.

Em tempos de democratização da informação, planejar sua viagem está ficando cada vez mais fácil: basta uma boa conexão de internet e algumas horas dedicadas a pesquisas e leitura.

Não existe mais dificuldade em saber detalhes sobre acesso, transporte, passeios e meios de hospedagem. Agora a preocupação é com a qualidade da informação.

Sites como Tripadvisor podem ser muito útil pelas avaliações que classificam os prestadores de serviço, mas estão sujeitos a fraudes e sempre convém checar a informação por outras fontes.

Outros sites como Booking, Decolar, Expedia ou até mesmo o Airbnb também podem ajudar no planejamento da sua viagem. Além disso, o YouTube passou a ser uma boa fonte de informações, pois associa imagens e dicas preciosas. Existem muitos canais e programas de viagens que disponibilizam vídeos para todo tipo de viajante.

Para quem gosta de turismo de natureza, o programa “Conta tudo e não esconde nada” do canal Venturas é uma boa indicação.

A principal vantagem do planejamento por conta própria é a economia, já que atualmente é possível encontrar com facilidade uma série de ofertas on-line. Para aproveitar bem o destino escolhido e não cair em roubadas, é fundamental uma boa investigação. Informe-se sobre rotas, distâncias, mapas e faça leituras de avaliações de serviços de hotelaria e passeios.

Nem todos optam pelo planejamento independente por razões econômicas. Muita gente encara todo o trabalho e tempo investido na preparação, como parte de uma viagem que já começou!

Essas são algumas informações que você deve considerar antes de decidir como vai viajar. Independentemente da sua decisão, é importante saber qual é a melhor época para viajar. Isso porque cada região do planeta vai oferecer a você um clima diferente de acordo com a época do ano.

E aí, quer a comodidade de ter tudo planejado sob medida para suas próximas férias? Entre em contato conosco e tenha acesso a ótimos destinos e condições para a sua viagem!

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Este post tem 3 comentários

    1. Venturas Viagens

      Obrigado! Espero que curta o blog todo!

Deixe um comentário