Você está visualizando atualmente Turismo gastronômico: 4 destinos para incluir em sua rota

Turismo gastronômico: 4 destinos para incluir em sua rota

São muitos os motivos que levam uma pessoa a fazer suas malas e se aventurar pelos mais variados lugares do planeta, mas nos últimos anos tem crescido o número de viajantes que acrescenta um motivo bem particular e saboroso. Eles passaram a considerar também a qualidade da comida do destino, na hora de escolher onde passar suas férias. É o turismo gastronômico. 

A proposta desse tipo de viagem, é se render aos prazeres da boa mesa do destino escolhido, conhecer os pratos tradicionais, ingredientes diferenciados e provar aquelas delícias que só existem no local visitado. Sem dúvidas é uma experiência incrível para quem se interessa por gastronomia.

Você já pensou em viajar para conhecer a gastronomia de algum lugar? Se ainda não, mas adoraria, a seguir apresentamos alguns destinos que merecem destaque quando o assunto é comida!

Peru – melhor país para turismo gastronômico do mundo796715911210_0_alb

O Peru é o melhor destino culinário do mundo, segundo a World Travel Awards, ou o Oscar do Turismo, como é conhecido.

E o prêmio é merecido, pois quem desembarca no Peru para provar deliciosos pratos, não se arrepende. Há uma grande variedade de ingredientes, como batatas, milho, grãos, hortaliças e frutas, que adquirem nuances completamente diferentes se cultivados na serra, floresta ou litoral, ou seja, toda essa diversidade favorece pratos com sabores marcantes e dificilmente encontrados em outras partes do mundo.

O prato mais famoso do Peru é o mundialmente conhecido ceviche, que trata-se de peixe cru marinado com suco de limão e temperado com cebolas, pimenta e coentro. Para quem visita o país, prová-lo faz parte das “obrigações”. 

Uma dica para quem quer conhecer o país e experimentar desta renomada gastronomia, é ficar atento ao evento “Peru Travel Week” que acontecerá em 2016 do dia  27 de outubro a 10 de novembro e oferece descontos em roteiros e em restaurantes de comida peruana no Brasil. 

Pacotes de viagem para o Peru

Tailândia – boa gastronomia, além das praias paradisíacas

A Tailândia possui uma gastronomia muito rica apresentada de forma quase artística, com pratos muito criativos e um tanto exóticos. Um dos alimentos base da culinária tailandesa é o arroz. Ele sempre estará presente na mesa, seja servido frito ou em sopa, por exemplo.

E-book Ásia - Baixe grátis

Os molhos preparados a partir de vários ingredientes é o que conferem um diferencial e requinte à culinária local. Geralmente usa-se malaguetas, alhos, diferentes especiarias e patês de caranguejo em seus preparos.

A culinária tailandesa é para quem deseja conhecer sabores marcantes aliados a uma apresentação requintada, com arranjos florais e frutas e verduras cortadas de formas criativas.

Nos roteiros pela Tailândia, é comum oferecerem aulas de culinária tailandesa para os mais interessados no tema.

Pacotes de viagem para Tailândia

Austrália – uma fusão de sabores

Mais perto do que você imagina: Conheça as belezas da Oceania!

gastronomiaA gastronomia da Austrália é amplamente influenciada por diferentes nações, e seus grandes centros não negam isso! Em uma rua você pode encontrar restaurantes de comida tailandesa, chinesa, indiana e fast foods. Devido a essa grande riqueza de influências, é muito difícil especificar um prato que represente a culinária do país, embora há aqueles que são bem característicos.

Dentre esses, podemos citar a famosa torta de carne, moída ou em pedaços, que você pode encontrar em qualquer esquina e até mesmo nos supermercados. Ainda sobre as carnes, você pode se aventurar com a carne de canguru, que é um tipo de carne vermelha e pouco gordurosa. E, para finalizar essas refeições, delicie-se com uma pavlova, sobremesa típica que nada mais é do que uma torta em camadas com merengues e frutas.

Pacotes de viagem para Autrália

Chapada Diamantina – sabores do nordeste brasileiro

A Chapada Diamantina, no coração da Bahia, além da sua beleza estonteante se revela aos visitantes um excelente destino para turismo gastronômico e para conhecer os sabores do nordeste brasileiro. A culinária local é uma combinação da comida dos garimpeiros e dos atuais conceitos gastronômicos, resultando em pratos feitos com ingredientes típicos da região Nordeste do Brasil, mas preparados de forma que agrada o paladar dos locais e turistas.

Entre os principais pratos está o Godó de banana, que é um ensopado de banana verde e carne de sol. Outro destaque da região é o Cortado de Palma, um tipo de cacto que é servido refogado em cubinhos. Uma receita que desperta certa estranheza no começo, mas que sempre cai no gosto dos visitantes é a moqueca de jaca. Visitar a chapada é se deliciar com iguarias de sabor diferenciado, pratos bem temperados e ter como cenário uma das regiões mais bonitas do Brasil.

A dica fundamental é não ter preconceitos e se permitir conhecer novos sabores. Ao fazer turismo gastronômico, vá preparado para se surpreender. 

Pacotes de viagem para Chapada Diamantina

Pacotes de viagem: Peru – TailândiaAustrália – Chapada Diamantina

Venturas Viagens

"Quem somos? Somos criadores de sonhos, de desejos, de momentos e memórias. Somos a coragem que muitos precisam para realizar uma viagem diferente, cheia de natureza, cultura e história. Somos Chapada, Jalapão, Noronha... Somos Índia, Nepal, África... Indochina, Oceania, Indonésia... Somos o inusitado, a superação, a ação e a contemplação. Somos vida e liberdade para quem vive o dia a dia dentro de uma sala com ar condicionado. Somos trabalho duro, mas sempre com imensa alegria e profissionalismo, para poder proporcionar diariamente experiências inesquecíveis que marquem para sempre a vida daqueles que nos deram sua confiança e seu precioso tempo. Somos satisfação, por fazer parte deste universo de viagens e conquistas de todas as pessoas que passaram e passarão pela nossa história.”

Deixe um comentário