O turismo sustentável é uma atividade de desenvolvimento local, que garante a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. As atividades turísticas e a infraestrutura são pensadas de forma a não prejudicar o ecossistema e as espécies da fauna e da flora locais. O objetivo desse tipo de turismo é gerar menor impacto tanto para a população da região quanto para o meio ambiente.

Mas engana-se quem acha que para contribuir com o turismo sustentável é preciso abrir mão do conforto, pagar mais caro ou adentrar para o “meio do mato”. Mostramos abaixo alguns exemplos de como praticar esse turismo consciente e cidadão com alguns casos de sucesso que você precisa conhecer!

Saiba mais sobre o turismo sustentável

Ele começou a ficar mais conhecido por ser um contra peso aos danos que o turismo de massa costuma causar. No turismo de massa, por exemplo, não há preocupações com a quantidade de turistas permitida em um determinado lugar ou locais permitidos para visitação, o que acaba provocando o esgotamento dos recursos naturais no longo prazo. Por outro lado, o turismo sustentável foca a atenção na qualidade de vida da sociedade local e na preservação de sua cultura e tradições, funcionando como uma espécie de colaborador — em vez de se tornar um intruso.

Alguns casos de sucesso de turismo sustentável

 

Escola Comunitária Jardim das Bromélias

A escola — que está localizada na Península do Maraú, no sul da Bahia — foi idealizada pelos proprietários da Pousada Lagoa do Cassange e tem como objetivo acolher e educar as crianças da comunidade local, além de realizar outros eventos para os moradores. Outro objetivo da Escola é incluir e melhorar a qualidade da vida das famílias locais e apoiar o desenvolvimento sustentável.

Reserva de desenvolvimento sustentável Mamirauá – Pousada Uacari

Pousada Uacari 300x104 - Turismo sustentável: casos de sucesso que você precisa conhecer
Exemplo de turismo de base comunitária, a Pousada Uacari na Reserva de Mamirauá.

A pousada Uacari possui administração compartilhada pelas comunidades locais e tem como objetivo oferecer aos hóspedes excelentes serviços de hospedagem, alimentação e lazer. Enquanto gera renda para os moradores da região, o projeto apoia a conservação local, minimizando o impacto ambiental e social. Além disso, toda a estrutura da pousada é sustentável, com energia solar, água da chuva reaproveitada e telhas ecológicas.

 

Associação Sol y Luna

Originada a partir da iniciativa de Petit Miribel, uma francesa que a 20 anos atrás escolheu o Vale Sagrado do Incas como local de morada, a Associação Sol Y Luna fundou o colégio intercultural Sol Y Luna e atende mais de 170 crianças pobres da região de Urubamba. Para ajudar na manutenção do projeto social, Petit fundou o fantástico Hotel Sol Y Luna. Saiba mais sobre este projeto neste vídeo.

Agência Venturas Viagens – Vale do Pati

Sr. Wilson 300x225 - Turismo sustentável: casos de sucesso que você precisa conhecer
As famílias que antes possuíam atividades mais impactantes no meio ambiente, hoje recebem turistas para refeições e pernoites.

A empresa contribuiu investindo na estruturação das casas locais e na capacitação dos moradores para receber turistas provendo alimentação e pernoites. Bom para o viajante que não precisa acampar e comer mal, bom para os moradores que passaram a ter uma nova alternativa de subsistência, bom para a empresa que hoje tem menos trabalho na organização logística da viagem para o Vale do Pati e bom para o meio ambiente passou a receber uma atividade econômica bem menos impactante do que pecuária, agricultura ou até mesmo caça e extrativismo que ocorriam antes.  A iniciativa da empresa incluiu as famílias em todo o processo turístico e, desde então, o turismo se tornou uma das principais fontes de renda da comunidade local, além de contribuir para a valorização da cultura e conscientização sobre a importância da preservação do Pati.

 

Você pode contribuir para o turismo sustentável buscando empresas que se preocupam com o meio ambiente e com a comunidade da região que irá visitar. Outra forma de contribuir é evitar atrações com animais no papel de estrela principal, principalmente quando não souber como eles são tratados no dia a dia.

Conhece outras empresas ou organizações que realizam projetos para contribuir com o turismo sustentável? Deixe um comentário abaixo!