Você está visualizando atualmente Turismo de natureza: 8 melhores destinos no Brasil
rockcontentttttttttt

Turismo de natureza: 8 melhores destinos no Brasil

O turismo de natureza é um dos que mais oferecem benefícios ao turista. Além de proporcionar belas paisagens, ele promove um contato único com a fauna e a flora. Está enganado quem pensa que é preciso sair do Brasil para aproveitar o melhor do turismo de natureza. O território nacional possui alguns dos locais mais belos do mundo para se descobrir, bastando apenas saber os destinos certos.

Para ajudar você a aproveitar tudo isso ao máximo, reunimos a seguir uma lista com os 8 melhores destinos de turismo de natureza do Brasil. Confira:

Os melhores destinos de turismo de natureza no Brasil

1. Chapada Diamantina

Com casario colonial tombado pelo patrimônio histórico, Lençóis é a principal, mas não única, cidade da Chapada Diamantina
Com casario colonial tombado pelo patrimônio histórico, Lençóis é a principal, mas não única, cidade da Chapada Diamantina.

O estado da Bahia é muito popular pelas suas atraentes praias, mas quem quer aproveitar atrações de turismo de natureza precisa conhecer a Chapada Diamantina. Situada no coração do estado e considerada por especialistas como o mais diversificado destino do Brasil, a Chapada é pontuada por grutas, vales, cânions e lindas cachoeiras. Um dos principais atrativos e parada obrigatória para os viajantes, é o Morro do Pai Inácio, que depois de uma pequena subida de 15 minutos a pé, oferece uma maravilhosa vista panorâmica da região. (vídeo 2 minutos)

Outro destaque é a Cachoeira da Fumaça, a segunda maior de todo o Brasil, que tem uma queda de 340 metros. A Chapada Diamantina possui atrações para diversos dias de visitas, então o turista deve se planejar para se hospedar em mais de uma das várias cidades espalhadas pela região. A mais lembrada e estruturada é Lençóis, com seu casario colonial tombado pelo patrimônio histórico.

Pacotes de viagem para a Chapada Diamantina.

2. Jalapão

Uma paisagem surpreendente com dunas, buritizais e montanhas.
Uma paisagem surpreendente com dunas, buritizais e montanhas.

O Brasil é um país muito vasto que conta com múltiplos tipos de geografia dentro do seu território. Isso fica claro quando temos contato com as belezas do Parque Estadual do Jalapão. Por ser isolado dos centros urbanos, tem dentro de si um ecossistema preservado e deslumbrante para quem quer um contato inesquecível com espécies e plantas distintas. O local não possui sinal de celular nem orelhões, o que contribui para um completo isolamento do turista.

Entre as atrações está a Cachoeira da Velha, que compreende duas quedas em forma de ferradura com cerca de 100 metros de largura. Também é recomendado conhecer o Fervedouro, que é praticamente um oásis em meio à paisagem do Jalapão pois traz um poço de água transparente. Curiosamente, por conta da pressão da água, é impossível afundar nele, o que diverte bastante os turistas. Por fim, não deixe de visitar a bela paisagem das dunas do Jalapão.

Pacotes de viagem para o Jalapão.

3. Pantanal

O entardecer é sempre um espetáculo no Pantanal
O espetáculo do entardecer no Pantanal

O pantanal mato-grossense, um bioma de 250 mil quilômetros de extensão, é uma das regiões mais ecologicamente ricas de todo o Brasil. Lá se concentram uma fauna e uma flora de variedade que não se vê no resto do país. Quem visita o lugar fica fascinado com uma das maiores planícies alagadas de todo o planeta e um ecossistema intocado pelo homem.

É possível aproveitar safáris, passeios de barco, andar a cavalo, ingressar em grupos de observação de animais e muito mais. Toda a estrutura turística da região oferece conforto ao turista com o máximo de preservação ambiental, proporcionando o equilíbrio necessário para o Pantanal manter as suas belezas.

Pacotes de viagem para o Pantanal.

4. Bonito

Mergulhar nos rios de Bonito é como nadar em um aquário!
Mergulhar nos rios de Bonito é como nadar em um aquário!

Considerado o melhor destino para turismo de natureza no Brasil pelo Prêmio Viagem e Turismo, Bonito fica no Mato Grosso do Sul, a 265 km da capital Campo Grande. A região conta com uma alta variedade de atrações para quem gosta de aventura, belas paisagens e contato próximo com a natureza.

Para começar, tem rios tão transparentes que é possível ver os peixes mesmo estando do lado de fora. O local ainda conta com lindas cachoeiras, que convidam os turistas a tomarem um banho refrescante, além de corredeiras para prática de rafting e mergulho em cavernas submersas. Toda a estrutura de Bonito é pensada não só para agradar o turista, mas, principalmente, para garantir a preservação ambiental do lugar.

Pacotes de viagem para Bonito.

5. Fernando de Noronha

Os famosos morros Dois Irmãos. Reparem nas pessoas nadando nestas águas!
Os famosos morros Dois Irmãos. Muitas praias paradisíacas em uma só Ilha!

Se algum lugar no território brasileiro merece ser chamado de paraíso é este. Um dos recantos turísticos mais famosos do Brasil entre os brasileiros e estrangeiros, Fernando de Noronha é um conjunto de ilhas que fica a cerca de 300 quilômetros da costa de Pernambuco.

Ao longo das suas 21 ilhas e 17 quilômetros quadrados de território, o arquipélago oferece passeios ecológicos, passeios de barco, pontos para mergulho, um contato próximo com a natureza local e inesquecíveis paisagens.

Fernando de Noronha também é um destino com uma história rica, tendo sido avistado pela primeira vez em 1503 pelo navegador italiano Américo Vespúcio, então conta com uma série de construções clássicas e museus que reúnem artigos de importância do passado da região. Noronha também é considerado o melhor ponto de mergulho do Brasil. 

Pacotes de viagem para Fernando de Noronha.

6. Amazônia

AmazôniaUma lista com os principais locais para turismo de natureza não estaria completa sem citar a Amazônia, a maior floresta preservada e com cobertura vegetal primária do mundo, avança por grande parte do território brasileiro.

A bacia fluvial da Amazônia é a maior reserva de água doce do planeta e uma viagem à região pode proporcionar muitas experiências diferentes. Além de poder interagir com uma rica biodiversidade, os viajantes tem a oportunidade de conhecer e aprender sobre costumes de comunidades tradicionais ribeirinhas e aldeias indígenas.

De uma maneira geral, o turismo ocorre em torno da vivência em uma floresta e da navegação pelos rios da região. A estrutura de hospedagens na selva é surpreendente e a oferta  atende tanto os mais aventureiros quanto  aos mais exigentes hóspedes que podem conhecer a floresta sem abrir mão de conforto.

Pacotes de viagem para Amazônia.

7. Chapada dos Veadeiros

Chapada-dos-Veadeiros-007Localizada na região do cerrado brasileiro, mais especificamente no estado de Goiás, a Chapada dos Veadeiros traz não só um contato próximo com a natureza, como também conta com um forte lado esotérico. Suas belas paisagens naturais dão origem a um importante centro hidrográfico para o país, então há várias cachoeiras, rios e lagos para o turista aproveitar.

A Chapada dos Veadeiros abrange cidades como Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul e Cavalcante, que possuem uma estrutura turística pensada para aqueles que buscam aventura e ecoturismo. Existem atrações para todos os perfis: desde passeios calmos, envolvendo observação de animais e meditação, até os mais aventureiros, como rapel e tirolesa.

Pacotes de viagem para Chapada Dos Veadeiros.

8. Lençóis Maranhenses

Uma das inúmeras lagoas cristalinas  dos Lençóis Maranhenses. Foto: Jota Marincek
Uma das inúmeras lagoas cristalinas dos Lençóis Maranhenses. Foto: Jota Marincek

Uma das principais atrações do estado do Maranhão, os Lençóis Maranhenses proporcionam aos turistas um cenário diferente de tudo o que se costuma ver pelo Brasil. Suas largas e imponentes dunas e lagoas criam um cenário único que deslumbra e oferece um saudável equilíbrio entre o visitante e a natureza. O volume das lagoas da região é ditado pela temporada de chuvas, então, durante os meses de maio e agosto, costumam estar mais cheias do que o normal.

A cidade de Barreirinhas é um bom ponto de partida para alguns dos principais atrativos dos Lençóis Maranhenses, pois conta com uma estrutura completa para recebê-los e oferece os meios de transporte adequados. No entanto, não deixe de considerar pernoites em Atins e se estiver planejando viajar de outubro a abril, inclua Santo Amaro no Roteiro, pois é onde ficam a maioria das lagoas perenes. Para os mais preparados e experientes em caminhadas, não há nada mais indicado do que escolher uma semana de lua cheia e fazer a travessia a pé que se pode fazer entre Atins e Santo Amaro, por dentro do Parque Nacionalcom incontáveis banhos de lagoas cristalinas pelo caminho.

Pacotes de viagem para Lençóis Maranhenses.

Qual destas atividades de turismo de natureza mais interessa a você? Esportes radicais ou passeios mais tranquilos? Conte para a gente nos comentários e aproveite para dizer qual destes destinos você achou mais interessante.

 

Venturas Viagens

"Quem somos? Somos criadores de sonhos, de desejos, de momentos e memórias. Somos a coragem que muitos precisam para realizar uma viagem diferente, cheia de natureza, cultura e história. Somos Chapada, Jalapão, Noronha... Somos Índia, Nepal, África... Indochina, Oceania, Indonésia... Somos o inusitado, a superação, a ação e a contemplação. Somos vida e liberdade para quem vive o dia a dia dentro de uma sala com ar condicionado. Somos trabalho duro, mas sempre com imensa alegria e profissionalismo, para poder proporcionar diariamente experiências inesquecíveis que marquem para sempre a vida daqueles que nos deram sua confiança e seu precioso tempo. Somos satisfação, por fazer parte deste universo de viagens e conquistas de todas as pessoas que passaram e passarão pela nossa história.”

Este post tem um comentário

Deixe um comentário