Você está visualizando atualmente Viagem para Bonito: conheça o melhor lugar para mergulho fluvial do Brasil

Viagem para Bonito: conheça o melhor lugar para mergulho fluvial do Brasil

Não teria nome melhor para batizar um lugar tão especial pela exuberância de sua natureza do que Bonito. Localizada a 262km da capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, essa cidade tem águas tão cristalinas que tornam do mergulho uma prática essencial para quem passa por lá. Seus lagos se assemelham a aquários naturais, de modo a convidar o visitante para aventuras inesquecíveis.

Conheça mais sobre esse paraíso agora mesmo e, em seguida, convide sua família e amigos para uma viagem para Bonito!

Uma descoberta recente

Reza a lenda que esse oásis no meio do centro oeste do país foi descoberto nos anos 70, mesma época em que o município foi integrado ao Mato Grosso do Sul. Duas décadas mais tarde, Bonito entrou no roteiro de turismo de natureza. A cidade, situada no coração da Serra do Bodoquena, mantém o sossego e preserva sua vegetação típica do cerrado.

Durante o ano, Bonito recebe milhares de turistas em busca do ecoturismo e de atividades ao ar livre, especialmente o mergulho e a flutuação. A cultura local é valorizada pelos seus pouco mais de 20 mil habitantes e também atrai turistas para a região, que participam da Festa do Boiadeiro, do Festival de Inverno e da Festa de Santos Reis.

Parque Nacional Serra da Bodoquena

Seus aproximados 77 mil hectares formam a única Unidade de Conservação do Mato Grosso do Sul, de acordo com o ICMBio. O Parque foi criado no ano 2000 e preserva o bioma da região com sua fauna diversificada e suas montanhas peculiares, devido à formação geológica da região.

Atrações naturais

Mergulhar nos rios de Bonito é como nadar em um aquário!
Mergulhar nos rios de Bonito é como nadar em um aquário!

Há muito o que se contemplar, viver e experimentar em Bonito. Passeio de bote, rapel, mergulho, flutuação, arvorismo, tirolesa, observação de aves, ciclismo e caminhada. Essas são algumas das possibilidades de conhecer Bonito e que fazem deste um dos destinos de natureza mais procurados no Brasil.

Confira algumas imperdíveis atrações que te esperam! Todas elas exigem a companhia de guias e instrutores (regra número um para a preservação dessas belezas naturais).

Gruta do Lago Azul

Esse local é muito fantástico. Considerado o cartão postal de Bonito, a caverna que abriga o lago azul surgiu para ser contemplada, tamanha beleza de seus estalactites e de suas águas. Límpida e calma, a superfície do lago muda de cor conforme a incidência do sol. Outro fato interessante sobre a gruta é que, lá, foram encontrados fósseis de mamíferos antigos, como o tigre dente de sabre.

Rio Formoso

O Rio Formoso é cenário principal para o famoso e divertido passeio de bote. Durante a excursão, pode-se ter uma ideia da riqueza da mata ciliar que acompanha o rio e conhecer animais que vivem às suas margens. O ápice desse passeio é a descida por corredeiras, que dá ainda mais emoção à jornada.

Rio da Prata

Mergulhos em rios de águas cristalinas. Sempre bem equipado e bem orientado.
Mergulhos em rios de águas cristalinas. Opção para adultos e crianças, mas sempre bem equipado e bem orientado.

Melhor lugar para se praticar a flutuação com snorkel — equipamento acoplado a uma máscara, que permite respirar o ar da superfície. Suas águas, praticamente translúcidas, são como telas para o espetáculo de cores e formas da fauna subaquática da região, com sua incrível variedade de peixes.

Lagoa Misteriosa

Destino preferido para o batismo de mergulhadores, a Lagoa Misteriosa tem aproximadamente 70 metros de profundidade e é formada dentro de uma caverna. Todas as modalidades de mergulho — com cilindro, apneia ou livre e técnico — são realizados no local. É necessário percorrer uma trilha até o local, o que, por si só, já é bem interessante — assim como todas as trilhas de Bonito. O visual é deslumbrante!

Buraco das Araras

 

Buraco das Araras, uma formação rochosa que recebe diariamente dezenas de araras.
Buraco das Araras, uma formação rochosa que recebe diariamente dezenas de araras.

Os amantes do ecoturismo devem dedicar um tempo especial para visitar o Buraco das Araras. Inserido em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural de mesmo nome, demanda de seu visitante uma caminhada leve — de cerca de um quilômetro — até o ponto turístico.

Ideal para ir com toda a família, essa atração é interessante pela sua geologia e ainda mais por permitir a contemplação das araras que exibem sua beleza em voos muito próximos dos visitantes.

Abismo Anhumas

O passeio ao abismo é bem radical, a cara de quem gosta de turismo de aventura. O acesso ao local começa por uma estrada de terra, que leva até uma caverna. Para descer ao abismo é necessário fazer três metros de rapel por um fenda afunilada. Depois destes três, mais 72 metros de descida, também por rapel.

A recompensa é poder mergulhar em um lago maravilhoso e muito cristalino, também dentro de uma caverna dotada de formações calcárias impressionantes.

Culinária local

Para todo destino exótico, há uma culinária extravagante. A carne de jacaré faz parte do cardápio, assim como peixes variados — especialmente o pacu, abundante na região. Os doces de jaracatiá, uma fruta típica do cerrado, compõem as sobremesas tradicionais que você encontra em Bonito.

Além disso, a chipa, um biscoito que muito lembra o mineirinho pão de queijo, está também nas mesas, acompanhado de um bom café ou do tereré, uma espécie de chimarrão servido frio.

Melhor época para uma viagem para Bonito

Na temporada de chuvas intensas, que vai de dezembro a março, os rios e cachoeiras ficam bem cheios. Mas em função da piracema, a variedade de peixes é menor. O verde nessa estação apresenta suas várias nuances. No mês de janeiro, a Gruta do Lago Azul tem o visual mais deslumbrante do ano.

Entre maio e agosto é período de seca, e a temperatura varia bastante entre o dia e a noite. Além disso, focos de queimadas podem ser encontrados, ainda que Bonito seja uma área que tem a educação ambiental e a preservação como importantes iniciativas para manutenção de suas belezas. Em compensação, é a época ideal para as atividades de observação e mergulho.

A viagem para Bonito deve ser planejada com um pouco de antecedência, pois dependendo da época do ano, pode haver dificuldade em conseguir vaga. Uma alternativa para quem não quer correr riscos de perder os melhores passeios é optar por um pacote de viagem com tudo previamente organizado. Destino certo para quem curte a tranquilidade da natureza e a emoção das aventuras, Bonito está pronto para te receber!

Pacotes de viagem para Bonito

O que achou de conhecer mais sobre Bonito? Compartilhe este post nas suas redes sociais. Com certeza você ganhará vários acompanhantes parta desbravar as aventuras dessa natureza tão especial!

Venturas Viagens

"Quem somos? Somos criadores de sonhos, de desejos, de momentos e memórias. Somos a coragem que muitos precisam para realizar uma viagem diferente, cheia de natureza, cultura e história. Somos Chapada, Jalapão, Noronha... Somos Índia, Nepal, África... Indochina, Oceania, Indonésia... Somos o inusitado, a superação, a ação e a contemplação. Somos vida e liberdade para quem vive o dia a dia dentro de uma sala com ar condicionado. Somos trabalho duro, mas sempre com imensa alegria e profissionalismo, para poder proporcionar diariamente experiências inesquecíveis que marquem para sempre a vida daqueles que nos deram sua confiança e seu precioso tempo. Somos satisfação, por fazer parte deste universo de viagens e conquistas de todas as pessoas que passaram e passarão pela nossa história.”

Este post tem um comentário

  1. Andre

    Top ,muito bom melhor artigo !

Deixe um comentário