Você está visualizando atualmente Viajar em grupo ou sozinho? Veja o melhor para cada situação

Viajar em grupo ou sozinho? Veja o melhor para cada situação

Já teve dúvidas se valia mais a pena viajar sozinho ou em grupo? Muitas pessoas se fazem essa pergunta sempre que vão planejar uma viagem. Bem, não existe uma resposta única para essa questão, mas para diminuir essa dúvida é necessário entender os prós e os contras de cada estilo de viagem.

Viajar sozinho pode te dar mais liberdade e independência, mas ao mesmo tempo pode ser mais caro. Viajar em grupo possibilita fazer alguns roteiros exclusivos para pequenos grupos, mas faz com que você tenha que dividir suas prioridades com seus amigos.

Benefícios de viajar sozinho

Muitos viajantes não abrem mão de fazer alguns roteiros sozinhos. Sem dúvida, esse estilo de viagem é mais desafiador. Analise as principais vantagens de embarcar sozinho na sua próxima viagem:

Ter mais liberdade

Viajantes que buscam um estilo de viagem mais livre acabam tendendo a viajar sozinhos. Ser o único a controlar o seu roteiro pode ser muito bacana. Definir o horário em que vai levantar para começar a fazer seus passeios e não precisar priorizar atrações que são do interesse dos seus amigos são algumas das vantagens de viajar sozinho.

Além disso, existe também a possibilidade de ninguém estar livre para viajar na mesma data que você, mas isso não deve ser motivo para cancelar a viagem. Na verdade, pode ser uma chance de ter uma viagem inesquecível.

Fazer mais amigos

Se engana quem pensa que viajar sozinho é sinônimo de passar a viagem inteira sem nenhuma companhia. Ao contrário de quando se viaja em grupo, viajar sozinho geralmente torna mais fácil o contato com outros viajantes.

Para facilitar essa interação e conhecer novas pessoas, se hospedar em hostels é uma boa opção. Assim, você pode encontrar alguém para fazer um passeio, ou quem sabe dividir uma refeição.

Benefícios de viajar em grupo

Viajar em grupo também tem suas vantagens, e alguns viajantes não abrem mão da companhia dos amigos ou familiares durante as férias. Outras vantagens são:

Poupar dinheiro

Ter pessoas conhecidas para dividir os custos da viagem pode ser um dos maiores benefícios de viajar em grupo. Viajando com alguns amigos, os gastos com hospedagem podem diminuir bastante. Alugar uma casa para temporada, por exemplo, pode ser uma boa ideia. Até mesmo gastos com transporte diminuem, pois dividir um carro ou táxi é bem melhor do que pagar tudo sozinho, não é mesmo?

Viajar em grupo pode ser mais seguro

A questão da segurança é outro ponto importante quando estiver pensando se é melhor viajar sozinho ou em grupo. Em alguns lugares não é indicado que o viajante vá só. Mulheres sofrem um pouco mais com esse problema.

Então, pesquise bem como é o seu destino. Priorize sempre a sua segurança: em alguns casos, pode valer a pena esperar amigos ou familiares que possam participar da viagem. Assim você viajará com mais tranquilidade e segurança.

Participar de roteiros mais exclusivos

Outra vantagem de não viajar sozinho é poder participar de roteiros exclusivos que muitas vezes atendem apenas a pequenos grupos. Um workshop fotográfico ou um safári para observar onças no Pantanal, por exemplo, seriam muito caras se organizadas apenas para um viajante. Para esse tipo de viagem, estar em grupo e acompanhada por especialistas é essencial.

Aprender com especialistas

Algumas viagens podem ser muito mais enriquecedoras se houver o acompanhamento de um especialista no assunto falando a sua língua. Em viagens para o Irã ou Índia por exemplo, além de aprender muito mais sobre o destino visitado,  a presença de alguém que sabe dos melhores caminhos e conhece os costumes e a cultura do local, certamente poupará o viajante de perrengues ou situações desagradáveis.

Dependendo do estilo da viagem, um acompanhante especialista é ainda mais importante, como nas expedições de trekking pelo Mont Blanc,  Himalaia, Kilimanjaro, Russia, Mongólia ou Marrocos.

Mas se você não gosta de viajar com muitas pessoas ou tem medo de que essas viagens em grupo tirem a exclusividade das suas férias, não se preocupe: geralmente o intuito desses roteiros não é ter um grupo grande.

Pense com calma como deseja que sua viagem seja. Experimente viajar sozinho para lugares mais conhecidos e fáceis de serem explorados. Quando for possível, também é interessante viajar em grupo com seus amigos, principalmente se tiverem interesses em comum.

Se você gostou das nossas dicas, não deixe de compartilhá-las com seus amigos nas redes sociais!

Venturas Viagens

"Quem somos? Somos criadores de sonhos, de desejos, de momentos e memórias. Somos a coragem que muitos precisam para realizar uma viagem diferente, cheia de natureza, cultura e história. Somos Chapada, Jalapão, Noronha... Somos Índia, Nepal, África... Indochina, Oceania, Indonésia... Somos o inusitado, a superação, a ação e a contemplação. Somos vida e liberdade para quem vive o dia a dia dentro de uma sala com ar condicionado. Somos trabalho duro, mas sempre com imensa alegria e profissionalismo, para poder proporcionar diariamente experiências inesquecíveis que marquem para sempre a vida daqueles que nos deram sua confiança e seu precioso tempo. Somos satisfação, por fazer parte deste universo de viagens e conquistas de todas as pessoas que passaram e passarão pela nossa história.”

Este post tem um comentário

Deixe um comentário