Em 1992, quando cheguei pela primeira vez em Igatu, mal pude acreditar onde estava. Subi pela trilha que vem de Andaraí ao cair da tarde. A medida em que caminhava, pouco a pouco foram surgindo as primeiras ruínas que atestavam a importância daquele lugar em outros tempos.
Um pouco mais a frente, uma linda igreja de pedras ao lado de um pequeno cemitério branco e 100 metros adiante, o núcleo do pequeno povoado, bem na esquina do bar do “Seu Guina”. Ao redor, algumas dezenas de casas que abrigavam os pouco mais de 300 moradores.
O casario colonial remete a um livro de Jorge Amado e caminhar pela vila nos dá a sensação de estarmos em uma cidade cenográfica. Não por acaso Igatu já foi palco de vários filmes!
Este vídeo faz parte da série que “Conta Tudo” sobre a Chapada Diamantina. Uma informação importante para quem não viu o primeiro vídeo, que fala de logística de roteiros, é que Igatu é um ponto de hospedagem estratégico para quem quer conhecer o sul do Parque Nacional da Chapada Diamantina!
Xique-xique de Igatu – Capão, Chapada Diamantina
“Olá Sou Jota Marincek contando tudo sobre Igatu, na Chapada Diamantina”
Igatu, ou melhor a vila de Xique-xique de Igatu tem apenas 378 habitantes. O local foi muito importante na época do garimpo. Chegou a ter mais de 6.000 pessoas varrendo aquelas montanhas.
Como o material disponível para construções ali eram pedras, Igatu recebe o apelido carinhoso de Igatu Picchu ou Machu Picchu tupiniquim. Quando vier a Chapada Diamantina, programe uma visita e pelo menos um pernoite na vila de Igatu.
é um local para você passear pelas ruas, entrar no bar do seu guina, na casa do Amarildo que tem uma lojinha “entre aqui e compre alguma coisa”. Fora isso, no entorno de Igatu, tem a Gruna do Brejo, a galeria Arte memória, um museu a céu aberto onde você vai ver tanto as peças do garimpo como também uma exposição de arte contemporânea e um café com crepe Suzette delicioso!
É isso aí. A venturas Viagens contando tudo sobre a vila de Xique-xique de Igatu, na Chapada Diamantina.”
Pacotes de viagem para Chapada Diamantina
Agradecimento especial ao Lucas e a Camila Jasper pela dedicação e empenho na produção desta série!
Produção de vídeo: We Upp
Produção executiva: Camila Jasper
Direção e edição: Lucas Jasper
Animação de mapas: Luis Alberto Miranda
Eu comi uma banana maçã maior que uma babans nanica!
Um dos lugares mais interessantes que já estive na minha vida !