Você está visualizando atualmente “Conta Tudo” sobre a vila de Igatu na Chapada Diamantina

“Conta Tudo” sobre a vila de Igatu na Chapada Diamantina

Em 1992, quando cheguei pela primeira vez em Igatu, mal pude acreditar onde estava. Subi pela trilha que vem de Andaraí ao cair da tarde. A medida em que caminhava, pouco a pouco foram surgindo as primeiras ruínas que atestavam a importância daquele lugar em outros tempos.

Um pouco mais a frente, uma linda igreja de pedras ao lado de um pequeno cemitério branco e 100 metros adiante, o núcleo do pequeno povoado, bem na esquina do bar do “Seu Guina”.  Ao redor, algumas dezenas de casas que abrigavam os pouco mais de 300 moradores.

O casario colonial remete a um livro de Jorge Amado e caminhar pela vila nos dá a sensação de estarmos em uma cidade cenográfica. Não por acaso Igatu já foi palco de vários filmes!

Este vídeo faz parte da série que “Conta Tudo” sobre a Chapada Diamantina.  Uma informação importante para quem não viu o primeiro vídeo, que fala de logística de roteiros, é que Igatu é um ponto de hospedagem estratégico para quem quer conhecer o sul do Parque Nacional da Chapada Diamantina! 

Xique-xique de Igatu – Capão, Chapada Diamantina

“Olá Sou Jota Marincek contando tudo sobre Igatu, na Chapada Diamantina”

Igatu, ou melhor a vila de Xique-xique de Igatu tem apenas 378 habitantes. O local foi muito importante na época do garimpo. Chegou a ter mais de 6.000 pessoas varrendo aquelas montanhas.

Como o material disponível para construções ali eram pedras, Igatu recebe o apelido carinhoso de Igatu Picchu ou Machu Picchu tupiniquim. Quando vier a Chapada Diamantina, programe uma visita e pelo menos um pernoite na vila de Igatu.

é um local para você passear pelas ruas, entrar no bar do seu guina, na casa do Amarildo que tem uma lojinha “entre aqui e compre alguma coisa”. Fora isso, no entorno de Igatu, tem a Gruna do Brejo, a galeria Arte memória, um museu a céu aberto onde você vai ver tanto as peças do garimpo como também uma exposição de arte contemporânea  e um café com crepe Suzette delicioso!

É isso aí. A venturas Viagens contando tudo sobre a vila de Xique-xique de Igatu, na Chapada Diamantina.”

Pacotes de viagem para Chapada Diamantina

Agradecimento especial ao Lucas e a Camila Jasper pela dedicação e empenho na produção desta série!

Produção de vídeo: We Upp

Produção executiva: Camila Jasper

Direção e edição: Lucas Jasper

Animação de mapas: Luis Alberto Miranda

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Este post tem um comentário

  1. Guilherme

    Eu comi uma banana maçã maior que uma babans nanica!
    Um dos lugares mais interessantes que já estive na minha vida !

Deixe um comentário