Você está visualizando atualmente Aurora Boreal no Canadá: como acompanhar esse fenômeno?

Aurora Boreal no Canadá: como acompanhar esse fenômeno?

Seja pelas paisagens naturais únicas, o clima friozinho ou os esportes radicais praticados na neve, o Canadá é um destino de viagem que atrai muitos brasileiros. O que não faltam são motivos para conhecer esse lindo país.

Porém, existe uma razão ainda mais especial e exótica que atrai milhares de turistas e faz com que essa região deva ser incluída desde já no topo dos seus destinos mais desejados: a Aurora Boreal.

Viajar para presenciar a Aurora Boreal no Canadá de pertinho é um sonho de muitas pessoas. Contudo, muitas delas acham que esse fenômeno que deixa o céu colorido e brilhante é muito difícil de ser visto ou acreditam que devem ficar procurando e esperando a sua ocorrência durante dias.

Ledo engano. Conhecendo melhor como funciona esse fenômeno e utilizando as dicas certas, é possível presenciar essa beleza da natureza e não perder nenhum clique.

Por isso, neste post, você vai conhecer o significado científico da Aurora Boreal e vamos apresentar os 5 melhores lugares dentro do Canadá para observar esse espetáculo. Não deixe de ler!

Como ocorre a Aurora Boreal?

Esse fenômeno ocorre em regiões próximas ao polo da Terra. No hemisfério Norte, o evento é conhecido como Aurora Boreal, mas recebe o nome de Aurora Astral no hemisfério Sul.

E qual a explicação científica para a ocorrência desse episódio? Bem, o Sol emana sua energia em direção à Terra sob a forma de plasma. Esse plasma se choca com as partículas presentes na atmosfera terrestre e, ao entrar em contato com o campo magnético do planeta, responsável por protegê-la dos ventos e da agressividade do sol, forma esse fenômeno.

Ou seja, ela é gerada quando a substância plasma produzida pela atividade solar, entra em contato com o nosso escudo de proteção, o campo magnético na atmosfera do planeta. Esse contato gera uma reação química que se manifesta sob a forma de luzes esverdeadas e vibrantes.

Uma curiosidade: muitos acreditam que o nome Aurora Boreal foi ideia do famoso pesquisador Galileu Galilei, como uma forma de homenagear a deusa romana do amanhecer, Aurora.

Qual a melhor época para avistar a Aurora Boreal no Canadá?

Essa manifestação natural pode ser vista durante o período da noite e ocorre o ano inteiro, porém fica mais visível no inverno canadense, quando as noites são mais longas. 

Quais os melhores lugares para presenciar a Aurora Boreal no Canadá?

Vamos relatar os 5 melhores lugares de observação no Canadá para você conseguir avistar esse espetáculo. Acompanhe:

1. Whitehorse (Yukon)

A cidade de Whitehorse, território de Yukon, é uma província no noroeste do Canadá e é, sem sombra de dúvidas, o melhor lugar para presenciar a Aurora Boreal. As condições climáticas fazem do lugar o observatório perfeito para se ter uma vista privilegiada de todo o fenômeno.

Além disso, a região é muito procurada por suas trilhas e belas paisagens formada por montanhas e lagos e por quem quer aproveitar as baixas temperaturas, se aventurar nos esportes típicos como dogsledding e snowshoeing e esquiar em uma das melhores e maiores estações canadenses.

2. Parque Nacional Banff (Alberta)

Esse parque nacional também abriga os melhores observatórios, próximos a lugares como o Lago Minnewanka, Castle Junction e o Lago Peyto. O acesso é simples e é feito de carro, demorando apenas 10 minutos a partir de Banff.

3. Edmonton (Alberta)

Edmonton tem muitas opções para apreciar a aurora, que pode aparecer até mesmo em noites mais claras. A cidade está sob as margens do North Saskatchewan River Valley e é berço de uma variedade imensa de espécies.

É possível acompanhar as chances de ocorrência do fenômeno por meio da página Aurora Watch, que calcula a probabilidade das luzes aparecerem no céu de Edmonton.

4. Yellowknife (Northwest Territories)

Yellowknife é uma região de acesso mais remoto, mas nem por isso deixa de atrair turistas.

A cidade proporciona a vantagem de ter mais chances de avistar a ocorrência desse episódio, já que pode aparecer nos meados do mês de novembro até abril. Contudo, ainda assim, é possível avistá-la no verão.

Existe uma espécie de farol que avisa sobre a possibilidade de visualizar esse evento durante as noites.

5. Athabasca (Alberta)

Athabasca é outro ótimo lugar para ver o evento. Nessa cidade está situado o observatório da Universidade Athabasca, onde os cientistas estudam o fenômeno e os efeitos magnéticos causados na Terra. Apesar de esse observatório não ser aberto para visitação, é possível presenciar as luzes esverdeadas e intensas ao redor do local.

O que devo saber sobre o tempo e o clima?

Para quem deseja aproveitar ao máximo essa experiência e não passar a noite sem ver sinal da Aurora Boreal no Canadá, recomendamos acompanhar a previsão do tempo local e as condições do clima.

Primeiramente, o céu precisa estar escuro e pouco nublado. Quanto mais escuro, maior a probabilidade de ser esse fenômeno em sua intensidade máxima. É por isso que as chances de ocorrência aumentam durante o inverno, época em que as noites duram mais e costumam ser mais intensas. Período de lua nova também ampliam a escuridão noturna.

Existem aparelhos que acompanham a atividade magnética e, assim, conseguem detectar as ocasiões mais propícias para a Aurora ocorrer. O Índice KP é uma espécie de medida que ajuda nesse monitoramento. A variação vai de zero e vai subindo até nove, conforme a intensidade da atividade magnética.

De qualquer forma, o visitante deve ter paciência e estar disposto a encarar algumas horas de espera até a sua ocorrência. É que, às vezes, o tempo fica nublado de repente ou ela não aparece com toda a sua potência. Por isso, vá preparado e certo de que você poderá ter que esperar um ou dois dias para ter a melhor visão da Aurora.

No link a seguir, pode se acompanhar as atividades da aurora boreal em tempo real durante todo ano. www.auroraforecast.com 

Para que tudo saia conforme o esperado, é importante adquirir pacotes de viagem com uma agência de turismo confiável e especializada. Ela vai auxiliar desde a programação do roteiro, até a escolha da hospedagem passando as melhores dicas para você aproveitar ao máximo o passeio, garantindo, assim, o conforto da sua viagem.

Viajar para conhecer a Aurora Boreal no Canadá é uma das melhores experiências da vida. Ver a sua ocorrência por fotos dá uma ideia da magnitude dessa manifestação, mas o melhor ainda é acompanhar tudo pessoalmente e se emocionar com as cores brilhantes que parecem dançar no céu estrelado.

Inclua esse destino nas suas próximas férias e tenha a viagem mais enriquecedora da sua vida. Saiba tudo sobre as nossos pacotes de viagem e entre em contato conosco para tirar todas as suas dúvidas!

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Deixe um comentário