Seja pelas paisagens naturais únicas, o clima friozinho ou os esportes radicais praticados na neve, o Canadá é um destino de viagem que atrai muitos brasileiros. O que não faltam são motivos para conhecer esse lindo país.

Porém, existe uma razão ainda mais especial e exótica que atrai milhares de turistas e faz com que essa região deva ser incluída desde já no topo dos seus destinos mais desejados: a Aurora Boreal.

Viajar para presenciar a Aurora Boreal no Canadá de pertinho é um sonho de muitas pessoas. Contudo, muitas delas acham que esse fenômeno que deixa o céu colorido e brilhante é muito difícil de ser visto ou acreditam que devem ficar procurando e esperando a sua ocorrência durante dias.

Ledo engano. Conhecendo melhor como funciona esse fenômeno e utilizando as dicas certas, é possível presenciar essa beleza da natureza e não perder nenhum clique.

Por isso, neste post, você vai conhecer o significado científico da Aurora Boreal e vamos apresentar os 5 melhores lugares dentro do Canadá para observar esse espetáculo. Não deixe de ler!

Como ocorre a Aurora Boreal?

Esse fenômeno ocorre em regiões próximas ao polo da Terra. No hemisfério Norte, o evento é conhecido como Aurora Boreal, mas recebe o nome de Aurora Astral no hemisfério Sul.

E qual a explicação científica para a ocorrência desse episódio? Bem, o Sol emana sua energia em direção à Terra sob a forma de plasma. Esse plasma se choca com as partículas presentes na atmosfera terrestre e, ao entrar em contato com o campo magnético do planeta, responsável por protegê-la dos ventos e da agressividade do sol, forma esse fenômeno.

Ou seja, ela é gerada quando a substância plasma produzida pela atividade solar, entra em contato com o nosso escudo de proteção, o campo magnético na atmosfera do planeta. Esse contato gera uma reação química que se manifesta sob a forma de luzes esverdeadas e vibrantes.

Uma curiosidade: muitos acreditam que o nome Aurora Boreal foi ideia do famoso pesquisador Galileu Galilei, como uma forma de homenagear a deusa romana do amanhecer, Aurora.

Qual a melhor época para avistar a Aurora Boreal no Canadá?

Essa manifestação natural pode ser vista durante o período da noite e ocorre o ano inteiro, porém fica mais visível no inverno canadense, quando as noites são mais longas. 

Quais os melhores lugares para presenciar a Aurora Boreal no Canadá?

Vamos relatar os 5 melhores lugares de observação no Canadá para você conseguir avistar esse espetáculo. Acompanhe:

1. Whitehorse (Yukon)

A cidade de Whitehorse, território de Yukon, é uma província no noroeste do Canadá e é, sem sombra de dúvidas, o melhor lugar para presenciar a Aurora Boreal. As condições climáticas fazem do lugar o observatório perfeito para se ter uma vista privilegiada de todo o fenômeno.

Além disso, a região é muito procurada por suas trilhas e belas paisagens formada por montanhas e lagos e por quem quer aproveitar as baixas temperaturas, se aventurar nos esportes típicos como dogsledding e snowshoeing e esquiar em uma das melhores e maiores estações canadenses.

2. Parque Nacional Banff (Alberta)

Esse parque nacional também abriga os melhores observatórios, próximos a lugares como o Lago Minnewanka, Castle Junction e o Lago Peyto. O acesso é simples e é feito de carro, demorando apenas 10 minutos a partir de Banff.

3. Edmonton (Alberta)

Edmonton tem muitas opções para apreciar a aurora, que pode aparecer até mesmo em noites mais claras. A cidade está sob as margens do North Saskatchewan River Valley e é berço de uma variedade imensa de espécies.

É possível acompanhar as chances de ocorrência do fenômeno por meio da página Aurora Watch, que calcula a probabilidade das luzes aparecerem no céu de Edmonton.

4. Yellowknife (Northwest Territories)

Yellowknife é uma região de acesso mais remoto, mas nem por isso deixa de atrair turistas.

A cidade proporciona a vantagem de ter mais chances de avistar a ocorrência desse episódio, já que pode aparecer nos meados do mês de novembro até abril. Contudo, ainda assim, é possível avistá-la no verão.

Existe uma espécie de farol que avisa sobre a possibilidade de visualizar esse evento durante as noites.

5. Athabasca (Alberta)

Athabasca é outro ótimo lugar para ver o evento. Nessa cidade está situado o observatório da Universidade Athabasca, onde os cientistas estudam o fenômeno e os efeitos magnéticos causados na Terra. Apesar de esse observatório não ser aberto para visitação, é possível presenciar as luzes esverdeadas e intensas ao redor do local.

O que devo saber sobre o tempo e o clima?

Para quem deseja aproveitar ao máximo essa experiência e não passar a noite sem ver sinal da Aurora Boreal no Canadá, recomendamos acompanhar a previsão do tempo local e as condições do clima.

Primeiramente, o céu precisa estar escuro e pouco nublado. Quanto mais escuro, maior a probabilidade de ser esse fenômeno em sua intensidade máxima. É por isso que as chances de ocorrência aumentam durante o inverno, época em que as noites duram mais e costumam ser mais intensas. Período de lua nova também ampliam a escuridão noturna.

Existem aparelhos que acompanham a atividade magnética e, assim, conseguem detectar as ocasiões mais propícias para a Aurora ocorrer. O Índice KP é uma espécie de medida que ajuda nesse monitoramento. A variação vai de zero e vai subindo até nove, conforme a intensidade da atividade magnética.

De qualquer forma, o visitante deve ter paciência e estar disposto a encarar algumas horas de espera até a sua ocorrência. É que, às vezes, o tempo fica nublado de repente ou ela não aparece com toda a sua potência. Por isso, vá preparado e certo de que você poderá ter que esperar um ou dois dias para ter a melhor visão da Aurora.

No link a seguir, pode se acompanhar as atividades da aurora boreal em tempo real durante todo ano. www.auroraforecast.com 

Para que tudo saia conforme o esperado, é importante adquirir pacotes de viagem com uma agência de turismo confiável e especializada. Ela vai auxiliar desde a programação do roteiro, até a escolha da hospedagem passando as melhores dicas para você aproveitar ao máximo o passeio, garantindo, assim, o conforto da sua viagem.

Viajar para conhecer a Aurora Boreal no Canadá é uma das melhores experiências da vida. Ver a sua ocorrência por fotos dá uma ideia da magnitude dessa manifestação, mas o melhor ainda é acompanhar tudo pessoalmente e se emocionar com as cores brilhantes que parecem dançar no céu estrelado.

Inclua esse destino nas suas próximas férias e tenha a viagem mais enriquecedora da sua vida. Saiba tudo sobre as nossos pacotes de viagem e entre em contato conosco para tirar todas as suas dúvidas!