Você está visualizando atualmente 6 motivos para planejar sua viagem com antecedência!

6 motivos para planejar sua viagem com antecedência!

Planejar uma viagem com antecedência é a melhor forma de evitar qualquer tipo de imprevisto. Pagar caro em um voo, ter que escolher entre as opções de hospedagem que sobraram, perder um passeio por estar lotado… Só enfrenta esses problemas que começa a se organizar pouco tempo antes.

É claro que em algumas ocasiões não há muito o que fazer, como quando surge uma oportunidade de viajar alguns dias antes da partida ou quando o chefe decide dar férias coletivas na semana seguinte. Mas essas situações são exceções e a maioria das pessoas consegue começar a se planejar um bom tempo antes, porém muita gente acha que isso não é necessário. 

Mas para lhe provar que essa é a melhor opção para fazer um passeio mais gostoso e para economizar dinheiro, selecionamos 6 motivos que vão lhe convencer a começar a se planejar o quanto antes para as próximas férias. Veja só:

1. Economia na hospedagem

Planejar a viagem com antecedência é muito importante para quem não quer pagar caro em um lugar para dormir. Quanto antes você começar a buscar sua hospedagem, mais opções você terá a sua disposição. Mas se deixar para procurar em cima da hora, terá que escolher entre os estabelecimentos e os quartos que os outros viajantes não quiseram, e muitas vezes as opções não são muito boas.

Além disso, os hotéis podem aumentar suas tarifas com o passar do tempo. Sendo assim, quem faz a reserva com antecedência paga menos do que quem faz bem próximo à viagem. Isso sem falar na possibilidade de não encontrar nenhum hotel com quartos livres, principalmente em lugares mais remotos ou em alta temporada.

2. Sem riscos de perder passeios

Se há passeios que você quer muito fazer durante a viagem, também é importante fazer todo o planejamento com antecedência. Há atrações que precisam de ingressos que podem se esgotar rapidamente, locais que permitem um número máximo de visitantes ou passeios que exigem o acompanhamento de guias ou de uma agência, e é preciso contratá-los o quanto antes.

No caso de passeios que precisam de guias e agências, a antecedência é importante até mesmo para que você tenha tempo de pesquisar se a empresa é de confiança e os profissionais experientes. Deixando para fechar os passeios na hora, não há como fazer essa avaliação.

3. Passagens aéreas mais baratas

Não é segredo para ninguém que as companhias aéreas vão aumentando o preço de suas passagens de acordo com a lotação do voo. Ou seja, quanto mais gente comprar bilhetes para um voo específico, mais caro ele ficará. Sendo assim, quem compra antes paga menos.

Além disso, se você estiver planejando com antecedência, terá a chance de acompanhar as promoções e encontrar alguma tarifa muito boa! E, claro, poderá escolher os melhores horários de voo, sua companhia aérea favorita e até aquele assento na janela que é tão disputado.

4. Menos chances de imprevistos

Planejar a viagem com antecedência diminui as chances de qualquer imprevisto em sua viagem e, caso venham a acontecer, há mais possibilidades de resolvê-los. A falta de tempo pode lhe atrapalhar a solicitação de documentos que podem ser necessários, a tomar aquela vacina que precisa ser tomada alguns dias antes ou esperar aquela compra que você fez pela internet para levar na viagem.

Se vai fazer uma viagem internacional, a falta de antecedência pode lhe obrigar a trocar a moeda por um preço muito alto — o que não aconteceria se você estivesse acompanhando os valores por um tempo. Essas e outras situações podem ser evitadas se você tiver tempo para pesquisar, planejar e resolver!

5. Possibilidade de fazer orçamentos com calma

Calma é uma característica muito importante para quem está planejando uma viagem, e dificilmente ela aparece quando se faz alguma coisa em cima da hora. Por isso, quanto antes você começar a fazer orçamentos de passagens, hospedagens, pacotes e outros itens que precisa reservar, mais fácil será fazer boas escolhas.

Se estiver fazendo tudo em cima da hora, terá pouco tempo para buscar empresas que ofereçam os serviços que está buscando e menos ainda para que elas possam lhe enviar o orçamento solicitado, de acordo com suas vontades e necessidades.

Dessa forma você acaba fazendo poucos orçamentos e fecha com uma das primeiras empresas que encontrar, que provavelmente não será a melhor nem a mais barata. Então planeje-se um bom tempo antes, peça quantos orçamentos achar necessário, tire suas dúvidas, compare, converse com seus companheiros de viagem e tenha tempo para decidir com a certeza de que está fazendo a coisa certa!

6. Melhor planejamento

Independentemente de estar planejando uma viagem por conta própria ou com a ajuda de uma agência, esse é um processo que exige muitos detalhes e acaba tomando um bom tempo. Por isso a antecedência é tão importante, para que você consiga fazer uma coisa de cada vez, com calma e sem atrapalhar sua rotina e todas as outras atividades do dia a dia.

O planejamento de sua viagem será muito mais bem feito, já que você diminui as chances de esquecer algum detalhe, terá mais tempo para pesquisar sobre o destino e montar seu roteiro. Já pensou se você voltar para casa e depois descobrir que perdeu um passeio muito legal na cidade, porque nem sabia que ele existia? Ou chegar no destino e ficar sabendo que há uma atração incrível que precisava de ingresso e que agora já esgotou?

Planejando com antecedência, você poderá fazer tudo de forma muito mais tranquila, sem estresse e tornando esse trabalho mais prazeroso do que cansativo. E, claro, poderá aproveitar muito mais a viagem e tudo que o local tem a oferecer!

Todos os exemplos citados valem para qualquer tipo de viagem, seja nacional ou internacional, de um fim de semana ou um mês. Contudo, é importante lembrar que alguns destinos exigem um planejamento ainda mais cuidadoso, com bastante antecedência e muita calma! 

É o caso de quem quer fazer as trilhas incas, um safári na África ou visitar qualquer outro lugar mais remoto e que, apesar de serem muito procurados, não possuem uma infraestrutura muito boa para receber os turistas.

Gostou das dicas? Conseguimos lhe convencer a planejar todas as suas próximas viagens com antecedência? Então siga nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades e conheça nosso site com boas sugestões de pacotes de viagens

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Deixe um comentário