Para quem gosta de relaxar em meio a uma natureza exuberante, a Chapada Diamantina é o destino ideal! Seguem informações importantes antes de montar seu pacote de viagem.

Com opções de programas e passeios para todos os gostos e todas as idades, você com certeza vai voltar com lembranças de uma das melhores férias da sua vida. A região, no entanto, ainda é pouco divulgada e conhecida, por isso é importante planejar bem os seus dias de folga.

Para te ajudar, preparamos uma seleção especial de dicas sobre o que não pode faltar em um pacote de viagem para Chapada Diamantina. Confira!

Muitas aventuras

Na região central do estado da Bahia, a Chapada Diamantina é um dos lugares mais bonitos do Brasil. A área esconde cachoeiras incríveis, trilhas no meio de uma natureza incrível, vales para a prática de esportes radicais e muito mais.

Por isso, em um pacote de viagem para Chapada Diamantina, é sempre bom uma seleção de muitas aventuras. Desde trilhas leves até práticas mais extremas com certeza não faltarão passeios para todos os níveis de coragem e preparo físico. 

Entre caminhadas, trekkings, escaladas, tirolesas, canoagens, voos livres e muito mais, você poderá escolher a opção que mais se adequa ao seu perfil para conhecer e aproveitar a Chapada Diamantina com muita adrenalina e diversão. 

Um bom atendimento

Uma das maiores vantagens de optar por uma agência de turismo para conhecer a Chapada Diamantina é a possibilidade de um bom atendimento. Assim, você poderá aproveitar as suas férias com todo conforto e segurança – e sem maiores preocupações!

Suporte ao turista

Ao escolher um pacote de viagem, verifique se a agência oferece um bom sistema de suporte ao turista. Lembre-se que você estará em uma região distante de grandes centros urbanos e é importante ter a segurança de que poderá contar com a empresa para qualquer problema. 

E vale ressaltar que o suporte ao turista também é importante para indicar bons passeios e dar orientações gerais que poderão fazer com que a viagem seja ainda mais agradável.

Planejamento adequado

Outro ponto importantíssimo que deve ser considerado na hora de escolher um pacote de viagem para Chapada Diamantina é se a agência realiza um bom planejamento. Isso quer dizer, entre outras coisas, que as suas férias devem ser pensadas de acordo com o seu perfil. 

Você prefere curtir a natureza com mais tranquilidade ou gosta de esportes bem radicais? Vai viajar sozinho, com uma pessoa especial, com família ou com amigos? Faz questão de luxo e requinte ou é fã de acampar ao luar? 

Tudo isso deve ser considerado na hora de fechar o seu pacote. Com diversas opções de passeios e destinos, a região tem atrações para todos os perfis e você deve poder escolher quais mais combinam com o seu estilo.

Além disso, existem algumas características do local que é preciso saber para poder montar os melhores roteiros de viagem. No vídeo abaixo, dá para entender bem a importância de desenhar uma boa logística na hora de montar o seu pacote de viagem para chapada Diamantina.

Seleção dos principais pontos turísticos

Cachoeira do Buracão

Para começar, um passeio que não pode faltar no seu pacote de viagem para Chapada Diamantina é a Cachoeira do Buracão. O caminho até lá é presenteado com uma vista incrível, entre cânions e cenários de tirar o fôlego. 

A trilha é de dificuldade média e a caminhada, de cerca de três horas (somando ida e volta), deve ser acompanhada por um guia registrado, para garantir a segurança.

Vídeo sobre  o passeio à cachoeira do Buracão:

Cachoeira do Mosquito

Com uma queda d’água enorme, a Cachoeira do Mosquito fica a uma distância de apenas vinte minutos de caminhada. Além da queda, também há poços e piscinas para banho, além de uma faixa de areia, onde é possível relaxar a curtir a paisagem.

Vídeo sobre o passeio à Cachoeira do Mosquito:

Parque Municipal da Muritiba

Mais conhecido como Serrano, o parque reúne atrações imperdíveis, como o Poço Halley, o Salão das Areias Coloridas, as quedas da Cachoeira da Primavera e da Cachoeirinha – ideais para banhos refrescantes em diversos poços – e muito mais. 

O Parque ainda é carregado de uma grande riqueza histórica, pois abriga os primeiros pontos de garimpagem da Chapada Diamantina.

Veja o vídeo sobre o passeio ao parque da Muritiba (Serrano):

Morro do Pai Inácio

Com uma das vistas mais bonitas do mundo, o Morro do Pai Inácio é mais uma das atrações que farão a diferença no seu pacote de viagem para Chapada Diamantina. Após uma trilha bem tranquila, de apenas vinte minutos, é possível apreciar a lindas paisagens e assistir a um pôr do sol deslumbrante.

Veja o vídeo sobre o passeio ao Morro do Pai Inácio:

Vale do Pati

O Vale do Pati é um dos pontos turísticos mais famosos da região e não é para menos. É um vilarejo rústico e lindo, construído no meio das montanhas. Sem energia elétrica, sinal de telefone e qualquer tipo de luxo, lá você poderá entrar em contato com a natureza na companhia dos moradores nativos. 

Além disso, o Vale guarda paisagens incríveis e nele há diversas opções de trilhas para quem quiser explorar a região.

Veja a série de 7 vídeos sobre a travessia do Vale do Pati antes de montar seu pacote de viagem para Chapada Diamantina:

Gruta da Torrinha

Para visitar a Gruta Torrinha, é preciso ter um bom preparo físico. Isso porque, para conhecer a área, você irá caminhar entre salões bem baixos, onde será necessário se agachar durante um bom tempo, além de se esgueirar por diversos blocos de rochas.

Veja o vídeo sobre a Gruta da Torrinha:

Poço do Diabo

Com uma trilha de apenas 15 minutos, é bem fácil chegar ao Poço do Diabo. Além de uma paisagem exuberante, ele possui rapel e tirolesa para ter um dia bem divertido!

Veja o vídeo sobre o passeio ao Poço do Diabo:

Equipamentos indispensáveis

Para aproveitar tudo o que você selecionou no seu pacote de viagem para Chapada Diamantina com segurança e conforto, é preciso, também, levar alguns itens essenciais na bagagem. Confira a nossa seleção!

Acessórios

  • Lanterna;

  • mochila;

  • cajado para facilitar as trilhas;

  • sacolas de plástico (para guardar o lixo);

  • câmera fotográfica;

  • cantil de água.

Produtos

  • Remédios de uso contínuo e para emergências;

  • repelentes;

  • protetor solar.

Roupas

  • Capa de chuva;

  • roupa de banho;

  • canga e toalha;

  • chapéu;

  • óculos de sol;

  • tênis confortáveis e próprios para caminhadas e esportes;

  • roupas esportivas leves.

Depois de todas essas dicas sobre o que você deve considerar na hora de fechar um pacote de viagem para Chapada Diamantina, só falta fazer as malas para poder conhecer um dos destinos mais incríveis do Brasil! Conheça nossos pacotes de viagem para Chapada Diamantina e prepare-se para dias maravilhosos!