É o caribe? Não, mas parece. Na verdade trata se de uma lagoa formada pelas águas que saem de dentro de um gruta no interior do Estado da Bahia! A Gruta da Pratinha é um dos passeios mais conhecidos da Chapada Diamantina e justamente por isso é importante saber as dicas certas para melhor aproveitar o passeio.

Este vídeo faz parte da série que “Conta Tudo” sobre a Chapada Diamantina e hoje é o dia de saber mais sobre a Gruta da Pratinha!

Uma informação importante para quem não viu o primeiro vídeo, que fala de logística de roteiros, é que este atrativo está localizado a meio caminho entre Lençóis e o vale do Capão. o que isso quer dizer? Que para quem está montando sua viagem para a Chapada, pode se fazer este atrativo no dia em que estiver se deslocando de uma cidade para outra. 

Gruta da Pratinha – Chapada Diamantina

“Olá, eu sou Jota Marincek contando tudo sobre a Gruta da Pratinha, na Chapada Diamantina, Bahia. 

 

A gruta da Pratinha é um dos mais famosos atrativos da Chapada Diamantina.  Da boca de uma gruta de águas muito cristalinas, forma se uma grande lagoa que lembra o Caribe. O caribe brasileiro em pleno interior da Bahia.

O acesso a gruta é feito por uma escada que desce até a entrada e ali você tem a opção de fazer o mergulho de flutuação. A Gruta da Pratinha oferece uma excelente infraestrutura de apoio com restaurantes, lojas e também a opção de fazer tirolesa e fotos subaquáticas. Também existem caiaques e “stand ups” disponíveis para quem quiser praticar no lago da pratinha.

A dica que deixo é tentar evitar os finais de semana para fazer a visita, pois por ser de fácil acesso é um local que lota com visitantes regionais e com todo mundo que vem a Chapada Diamantina.

 É isso aí. A venturas Viagens contando tudo sobre a Gruta da Pratinha, na Chapada Diamantina.”

Pacotes de viagem para Chapada Diamantina

Agradecimento especial ao Lucas e a Camila Jasper pela dedicação e empenho na produção desta série!

Produção de vídeo: We Upp

Produção executiva: Camila Jasper

Direção e edição: Lucas Jasper

Animação de mapas: Luis Alberto Miranda