Apesar de ainda serem pouco conhecidos por grande parte das pessoas, os países africanos oferecem opções incríveis de turismo e diversão.

O continente africano é o segundo maior do planeta e guarda belezas de tirar o fôlego. Animais selvagens e vegetação nunca tocada fazem parte desse cenário. Ali, a natureza ainda guarda centenas de quilômetros ainda não explorados pelo homem.

Muitos turistas que visitam a África buscam novas experiências de safáris, conhecer as belezas naturais e ter um contato maior com a natureza. Além disso, a diversidade de culturas faz com que os países africanos sejam lugares de contrastes, muito exóticos e com suas peculiaridades.

Todo o continente merece a sua visita. Neste post, vamos apresentar 7 países africanos que valem a pena a sua visita. Acompanhe a leitura!

1. África do Sul

A África do Sul é um país de contrastes. Esse destino proporciona a chance de realizar várias experiências em um só lugar: visitar praias e a natureza, conhecer o passado histórico nas cidades e passar por momentos incríveis junto aos animais selvagens em passeios de safári.

É considerado um país cosmopolita, e, ao mesmo tempo, muito procurado pelas suas atrações naturais. As principais cidades são Cape Town e Joanesburgo. Cape Town tem uma estrada — Chapman’s Peak — que tem como destino o famoso Cabo da Boa Esperança, que tem paisagens deslumbrantes e ampla vida selvagem.

Já Joanesburgo reserva atrações incríveis como mergulho com tubarões-brancos — considerados os animais marinhos mais perigosos do mundo — e passeios por belíssimas vinícolas.

Apesar de ter carregado consigo, durante muitos anos, a fama de ser um lugar perigoso e com alto índice de violência devido ao Apartheid, a situação mudou. Hoje em dia, o país recebe muito bem os visitantes.

O passado deste país ainda é muito lembrado e respeitado pela população. É possível, inclusive, fazer uma visita até a Ilha Robben, lugar onde Nelson Mandela foi mantido preso por 27 anos.

África do Sul - Cape Town Helicopters

Pacote de viagem para: África do Sul.

2. Marrocos

É considerado um dos países africanos mais visitados de todo o continente. Isso se deve à sua famosa beleza encantadora, à proximidade com a Europa e por ser ponto de conexão de famosas companhias aéreas.

Marraquexe é a cidade mais visitada do Marrocos e é considerada a capital do turismo. A região tem medinas que parecem labirintos, mesquitas que guardam uma rica arquitetura milenar com uma cultura ímpar e o deserto que já faz parte das cidades.

Além disso, o lugar proporciona o contato direto dos turistas com a religião e a cultura muçulmana. A região tem um comércio bem desenvolvido e muitos mercados, que vendem produtos como tapetes tradicionais e artesanato local.

A capital do país é Rabat, porém, seu turismo não é tão efervescente quanto Marraquexe. Além disso, outras cidades como Tânger e Casablanca também são destinos bastante desejados. Isso se deve principalmente ao comércio, que oferece itens eletrônicos com preços convidativos e às belíssimas praias da região.

3. Tanzânia

Tanzânia é considerada um verdadeiro paraíso com variadas opções de turismo para todos os gostos. Os principais destinos desse país são, principalmente, o Monte Kilimanjaro e os famosos parques Ngorongoro e o Serengeti.

O Serengueti é considerado o parque mais antigo e popular de todo o país. Com uma extensão de mais de 40.000km², essa reserva natural é o habitat de cerca de 35 espécies de mamíferos de grande porte e mais de 400 tipos de aves.

É indescritível a experiência de fazer uma visita a esses lugares e ver pessoalmente, tudo aquilo que você só consegue ver em documentários sobre a vida selvagem.

A Tanzânia é o berço do famoso Monte Kilimanjaro — a montanha mais alta da África. Ele é considerado o “teto do continente” devido à sua altitude, de cerca de 5.895m.

Além disso, esse país guarda um belo tesouro — a ilha paradisíaca de Zanzibar. O cenário é rodeado pelas águas do Oceano Índico e envolto pelo cristalino mar com diversos tons de azul e uma areia clara que conquista todos os turistas que visitam o local.

Tanzânia - Segera - David-Crookes

Pacote de viagem para: Tanzânia

4. Namíbia

Namíbia é outro destino que tem belíssimas atrações que guardam a vibração da vida selvagem e da natureza intocada. O país tem uma grande mistura cultural e variados grupos étnicos.

O país guarda destinos como Sossusvlei, berço de dunas de cores douradas que chegam a atingir até 400 metros de altura e geram lindos efeitos de sombra. E também guarda o Fish River Canyon — o segundo maior cânion do mundo.

Outra atração é o safári no Etosha National Park. A vantagem é que o local costuma ser muito menos movimentado do que outros parques famosos. Isso faz com que o turista tenha uma experiência ainda mais intensa.

Namíbia

Pacote de viagem para: Namíbia

5. Quênia

O Quênia tem uma fauna composta pela famosa savana e tornou-se famoso pela prática do safári. O país é o cenário perfeito de uma rica vida selvagem e paisagens encantadoras.

A sua atração mais famosa e que atrai turistas de todo o mundo é o Parque Maasai Mara, destino da migração anual de diversos animais como gnus, zebras e antílopes em busca de comida e que foram um cenário belíssimo ao preencheram as savanas.

Além disso, o país é reconhecido pelos projetos que desenvolve, que visam à conservação das espécies selvagens e da rota das migrações desses animais.

Apesar do turismo e das belas paisagens, uma questão muito discutida no país é o impacto social causado. Ele ocupa o 128° lugar no ranking mundial de IDH — Índice de Desenvolvimento Humano. Estima-se que mais da metade da sua população vive abaixo da linha da pobreza.

Quênia - Masai Mara

Pacote de viagem para: Quênia.

6. Egito

O Egito é o berço de uma das civilizações mais antigas do mundo. A sua cultura ainda é referência e respeitada mundialmente.

A cidade de Alexandria, Cairo — a capital do país e maior cidade da África — e o famoso Rio Nilo são lugares bastante visitados. O Egito tem praias banhadas pelo mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho. Esse último é formado por recifes e corais coloridos e envolto por montanhas de beleza incomparável.

Além disso, outro local muito desejado pelos turistas são as pirâmides de Gizé, que guardam um rico patrimônio arquitetônico, histórico e cultural para todo o planeta.

7. Moçambique

Moçambique é banhado pelo oceano Índico e é um destino turístico famoso pelos mais de 2500 quilômetros de praias paradisíacas.

O idioma oficial é a língua portuguesa. Isso se deve ao fato de que o país foi domínio de Portugal até o século XX. A capital Maputo é famosa pela culinária rica em frutos-do-mar.

Além disso, outra atração muito procurada é o Parque Nacional da Gorongosa, que oferece belas paisagens e uma rica quantidade de animais como elefantes, búfalos, aves exóticas, recifes de corais e outras espécies marinhas.

Como vimos, os países africanos guardam atrações surpreendentes. Além de possibilitar o contato direto com a natureza, uma visita ao continente fará você refletir sobre as questões sociais tão latentes naquele local. Vale a pena agendar uma viagem e conhecer esse destino único. Com certeza, você não vai se arrepender!

Você é apaixonado por viagens? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as matérias que estamos preparando!