Você está visualizando atualmente 7 países africanos imperdíveis para os amantes da natureza

7 países africanos imperdíveis para os amantes da natureza

Apesar de ainda serem pouco conhecidos por grande parte das pessoas, os países africanos oferecem opções incríveis de turismo e diversão.

O continente africano é o segundo maior do planeta e guarda belezas de tirar o fôlego. Animais selvagens e vegetação nunca tocada fazem parte desse cenário. Ali, a natureza ainda guarda centenas de quilômetros ainda não explorados pelo homem.

Muitos turistas que visitam a África buscam novas experiências de safáris, conhecer as belezas naturais e ter um contato maior com a natureza. Além disso, a diversidade de culturas faz com que os países africanos sejam lugares de contrastes, muito exóticos e com suas peculiaridades.

Todo o continente merece a sua visita. Neste post, vamos apresentar 7 países africanos que valem a pena a sua visita. Acompanhe a leitura!

1. África do Sul

A África do Sul é um país de contrastes. Esse destino proporciona a chance de realizar várias experiências em um só lugar: visitar praias e a natureza, conhecer o passado histórico nas cidades e passar por momentos incríveis junto aos animais selvagens em passeios de safári.

É considerado um país cosmopolita, e, ao mesmo tempo, muito procurado pelas suas atrações naturais. As principais cidades são Cape Town e Joanesburgo. Cape Town tem uma estrada — Chapman’s Peak — que tem como destino o famoso Cabo da Boa Esperança, que tem paisagens deslumbrantes e ampla vida selvagem.

Já Joanesburgo reserva atrações incríveis como mergulho com tubarões-brancos — considerados os animais marinhos mais perigosos do mundo — e passeios por belíssimas vinícolas.

Apesar de ter carregado consigo, durante muitos anos, a fama de ser um lugar perigoso e com alto índice de violência devido ao Apartheid, a situação mudou. Hoje em dia, o país recebe muito bem os visitantes.

O passado deste país ainda é muito lembrado e respeitado pela população. É possível, inclusive, fazer uma visita até a Ilha Robben, lugar onde Nelson Mandela foi mantido preso por 27 anos.

África do Sul - Cape Town Helicopters

Pacote de viagem para: África do Sul.

2. Marrocos

É considerado um dos países africanos mais visitados de todo o continente. Isso se deve à sua famosa beleza encantadora, à proximidade com a Europa e por ser ponto de conexão de famosas companhias aéreas.

Marraquexe é a cidade mais visitada do Marrocos e é considerada a capital do turismo. A região tem medinas que parecem labirintos, mesquitas que guardam uma rica arquitetura milenar com uma cultura ímpar e o deserto que já faz parte das cidades.

Além disso, o lugar proporciona o contato direto dos turistas com a religião e a cultura muçulmana. A região tem um comércio bem desenvolvido e muitos mercados, que vendem produtos como tapetes tradicionais e artesanato local.

A capital do país é Rabat, porém, seu turismo não é tão efervescente quanto Marraquexe. Além disso, outras cidades como Tânger e Casablanca também são destinos bastante desejados. Isso se deve principalmente ao comércio, que oferece itens eletrônicos com preços convidativos e às belíssimas praias da região.

3. Tanzânia

Tanzânia é considerada um verdadeiro paraíso com variadas opções de turismo para todos os gostos. Os principais destinos desse país são, principalmente, o Monte Kilimanjaro e os famosos parques Ngorongoro e o Serengeti.

O Serengueti é considerado o parque mais antigo e popular de todo o país. Com uma extensão de mais de 40.000km², essa reserva natural é o habitat de cerca de 35 espécies de mamíferos de grande porte e mais de 400 tipos de aves.

É indescritível a experiência de fazer uma visita a esses lugares e ver pessoalmente, tudo aquilo que você só consegue ver em documentários sobre a vida selvagem.

A Tanzânia é o berço do famoso Monte Kilimanjaro — a montanha mais alta da África. Ele é considerado o “teto do continente” devido à sua altitude, de cerca de 5.895m.

Além disso, esse país guarda um belo tesouro — a ilha paradisíaca de Zanzibar. O cenário é rodeado pelas águas do Oceano Índico e envolto pelo cristalino mar com diversos tons de azul e uma areia clara que conquista todos os turistas que visitam o local.

Tanzânia - Segera - David-Crookes

Pacote de viagem para: Tanzânia

4. Namíbia

Namíbia é outro destino que tem belíssimas atrações que guardam a vibração da vida selvagem e da natureza intocada. O país tem uma grande mistura cultural e variados grupos étnicos.

O país guarda destinos como Sossusvlei, berço de dunas de cores douradas que chegam a atingir até 400 metros de altura e geram lindos efeitos de sombra. E também guarda o Fish River Canyon — o segundo maior cânion do mundo.

Outra atração é o safári no Etosha National Park. A vantagem é que o local costuma ser muito menos movimentado do que outros parques famosos. Isso faz com que o turista tenha uma experiência ainda mais intensa.

Namíbia

Pacote de viagem para: Namíbia

5. Quênia

O Quênia tem uma fauna composta pela famosa savana e tornou-se famoso pela prática do safári. O país é o cenário perfeito de uma rica vida selvagem e paisagens encantadoras.

A sua atração mais famosa e que atrai turistas de todo o mundo é o Parque Maasai Mara, destino da migração anual de diversos animais como gnus, zebras e antílopes em busca de comida e que foram um cenário belíssimo ao preencheram as savanas.

Além disso, o país é reconhecido pelos projetos que desenvolve, que visam à conservação das espécies selvagens e da rota das migrações desses animais.

Apesar do turismo e das belas paisagens, uma questão muito discutida no país é o impacto social causado. Ele ocupa o 128° lugar no ranking mundial de IDH — Índice de Desenvolvimento Humano. Estima-se que mais da metade da sua população vive abaixo da linha da pobreza.

Quênia - Masai Mara

Pacote de viagem para: Quênia.

6. Egito

O Egito é o berço de uma das civilizações mais antigas do mundo. A sua cultura ainda é referência e respeitada mundialmente.

A cidade de Alexandria, Cairo — a capital do país e maior cidade da África — e o famoso Rio Nilo são lugares bastante visitados. O Egito tem praias banhadas pelo mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho. Esse último é formado por recifes e corais coloridos e envolto por montanhas de beleza incomparável.

Além disso, outro local muito desejado pelos turistas são as pirâmides de Gizé, que guardam um rico patrimônio arquitetônico, histórico e cultural para todo o planeta.

7. Moçambique

Moçambique é banhado pelo oceano Índico e é um destino turístico famoso pelos mais de 2500 quilômetros de praias paradisíacas.

O idioma oficial é a língua portuguesa. Isso se deve ao fato de que o país foi domínio de Portugal até o século XX. A capital Maputo é famosa pela culinária rica em frutos-do-mar.

Além disso, outra atração muito procurada é o Parque Nacional da Gorongosa, que oferece belas paisagens e uma rica quantidade de animais como elefantes, búfalos, aves exóticas, recifes de corais e outras espécies marinhas.

Como vimos, os países africanos guardam atrações surpreendentes. Além de possibilitar o contato direto com a natureza, uma visita ao continente fará você refletir sobre as questões sociais tão latentes naquele local. Vale a pena agendar uma viagem e conhecer esse destino único. Com certeza, você não vai se arrepender!

Você é apaixonado por viagens? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as matérias que estamos preparando!

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Deixe um comentário