Você está visualizando atualmente Antártida: por que conhecer esse lugar incrível

Antártida: por que conhecer esse lugar incrível

Um continente imenso, frio, inóspito, praticamente desabitado por humanos, isolado, com espécies raras de animais e temperaturas extremas. Tudo isso já justificaria a procura por pacotes de viagem para Antártida, não é mesmo? Mas o continente gelado oferece mais do que isso!

Os mistérios dessa região selvagem vêm atraindo cada vez mais turistas apaixonados por aventuras e por experiências únicas e marcantes, que nenhum outro lugar do mundo proporcionaria.

Neste post, vamos mostrar suas principais características e todos os motivos para convencê-lo a contratar pacotes de viagem para Antártica. Acompanhe a leitura!

Localização

A Antártida é um dos maiores continentes em extensão — cerca de 14 milhões de quilômetros quadrados — e o mais meridional. Está localizado no extremo Polo Sul da Terra.

Como se trata de um lugar remoto e praticamente desabitado por humanos, exceto exploradores e cientistas, o acesso até a região é controlado pelas autoridades e extremamente difícil devido às condições climáticas e geográficas.

Mas nem a dificuldade para alcançar o local impede as pessoas de conhecerem essa belíssima região. Pelo contrário. Existem diversas opções disponíveis de pacotes de viagem para Antártida. E a viagem, com certeza, vai valer a pena. Você vai entender todos os motivos.

Como chegar

É possível chegar à região por navio ou avião. Na verdade, o acesso por navio é a maneira mais simples de chegar até o continente. A navegação parte da cidade portuária de Ushuaia, localizada na Patagônia Argentina.

No entanto, a embarcação deve ser especial, com casco reforçado e desenvolvido para abrir caminho em um cenário no qual predominam icebergs gigantes e grandes blocos de gelo.

Também há possibilidade de chegar até lá por meio de um voo de cerca de 2 horas, que partem das cidades de Ushuaia ou Punta Arenas.

Melhor época para viagem

Geralmente, a época mais indicada para conhecer a região é durante o verão, que vai de novembro até março. Nesses meses, a observação das colônias de pinguins e de espécies marinhas costuma ser mais fácil. Além disso, os icebergs ganham cores mais vívidas e brilhantes. 

Clima

O ar da Antártida é seco e sem poluição. Os ventos fortes predominam no local e a temperatura no interior do continente varia entre -30ºC a -65ºC.

A média nas extremidades durante o verão é de -10 °C. Já no interior do continente, ela pode chegar a até -40 °C.

Principais atrativos da região 

Conheça agora os motivos pelos quais vale a pena programar uma viagem para conhecer esse lindo continente!

Icebergs

Os icebergs são, obviamente, uma das grandes atrações da Antártida. Esculpidos em vários formatos e com tamanhos que impressionam, eles adquirem cores variadas ao longo do dia conforme a quantidade de luz, passando pelas cores azul, rosa e, até mesmo, verde.

Antártida - Quark Expeditions  - The Global Nomads

Colônias de pinguins

Como não podia deixar de ser, os pinguins são as mascotes do continente. Essas aves desajeitadas e simpáticas vivem em uma espécie de colônia e são muito observadas por visitantes e por cientistas, que estudam o seu comportamento, interação com o meio e outros aspectos biológicos.

Existem várias espécies deles — Rei, Imperador, de Magalhães, Macarroni, Gentoo, etc. — espalhadas ao longo do continente e de ilhas como a do Rei Jorge, a da Meia Lua e a do Yankee Harbour.

Fauna

Além dos pinguins, a fauna da Antártida é composta por animais como leões-marinhos, baleias, orcas, focas e aves migratórias, dentre outros curiosos habitantes da região.

Essas espécies são observadas de perto nas expedições de barco e rendem centenas de fotografias por parte dos turistas, que ficam impressionados com tanta beleza.

Paisagens remotas

A Antártida é berço de paisagens primitivas e inóspitas. Ali, as condições de vida são extremas e somente as espécies que se adaptaram a condições tão adversas conseguem sobreviver.

As formações naturais da região dão origem a um cenário único e encantador, como nenhuma outra região do mundo. Por isso, aproveite cada instante para contemplar as belezas locais e fotografar tudo o que puder.

Aventura e exploração

As expedições oferecem variadas opções de aventuras, como mergulhos nas suas águas frias e passeios até a famosa Deception Island, ilha que contém um vulcão ativo em seu interior.

Outra grande aventura obrigatória é a travessia pelo Mar de Drake, local de encontro entre os oceanos Atlântico e Pacífico e que faz parte da rota do continente até a Antártida.

O desafio se deve ao fato de esse ser um dos mares mais perigosos do mundo, com ondas que ultrapassam os 10 metros de altura, e imensas geleiras. No entanto, não há o que temer. Os barcos são resistentes e foram devidamente projetados para suportar esses contratempos e condições extremas.

Além disso, existem passeios que levam até as ilhas da região, como Ilha Rei George, Ilhas Sub-Antártidas Macquarie, Ilha Geórgia do Sul, Ilha Peter, Ilhas Falkland e as famosas Bases Antárticas. Em todas elas estão localizadas estações ou bases científicas pertencentes a diferentes países.

Novos conhecimentos e muita cultura

A viagem temática também proporciona amplo conhecimento em diversas áreas, tais como astronomia, biologia, preservação do ambiente, história, formação do continente, etc. Especialistas transmitem informações aos turistas e, além disso, as embarcações também contam com pequenas bibliotecas para os viajantes mais curiosos.

Não se trata apenas de um passeio ou de uma simples viagem. Trata-se de uma expedição. Por isso, conhecer esse continente é um marco na vida de qualquer pessoa. Mas, para que tudo saia bem e conforme o esperado, a viagem deve ser planejada e, de preferência, contratada em uma agência de turismo confiável.

Existem muitas delas que oferecem pacotes de viagem para Antártida. A vantagem é que uma agência oferece comodidade e segurança, além de montar todo o roteiro conforme as suas preferências e, é claro, ajudá-lo em casos de problemas.

Por isso, não perca tempo e comece a planejar já a sua viagem para o continente branco! Saiba mais sobre como escolher uma agência de turismo confiável e não coloque sua viagem em risco!

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Deixe um comentário