Se quando você ouve falar sobre Turismo de Natureza ou Ecoturismo, a primeira imagem que vem à cabeça é uma trilha difícil no mato ou dormir em barracas, melhor rever seus conceitos. Com o aumento do interesse dos viajantes em estar conectado à natureza e relaxar, os serviços de turismo estão melhorando e oferecendo conforto aos turistas que desejam conhecer mais da flora e fauna brasileiras.

O que fazer no turismo de Natureza?

O turismo de natureza engloba outras atividades relacionadas, como turismo de aventura, educacional e atividades à céu aberto. Resumindo, seriam quaisquer atividades turísticas realizadas ao ar livre, e onde o turista tenha mais contato com o meio ambiente. Os fãs de animais, como pássaros, podem aproveitar viagens assim para observá-los, ouvir seu canto, tirar várias fotos. Já os fãs de aventura podem aproveitar pacotes com rafting, escalada, corridas na mata, cavalgadas. Até mesmo os fãs do turismo gourmet e alto luxo, podem aproveitar o turismo de natureza conhecendo destinos altamente estruturados, como Patagônia, Atacama, Machu Picchu, Amazonia entre outros.  

 Principais destinos de Ecoturismo no Brasil

Cachoeira de Santa Bárbara na Chapada Dos Veadeiros. Foto: Ion David
Cachoeira de Santa Bárbara na Chapada Dos Veadeiros. Foto: Ion David

Segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o pais com maior potencial de turismo de natureza no mundo. Os parques nacionais receberam em 2014 6,6 milhões de visitantes, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.  Os principais destinos de Ecoturismo ou Turismo de Natureza por aqui são Fernando de Noronha, Chapada Diamantina, Bonito e as regiões Amazônica e do Pantanal Mato-Grossense, que já contam com uma ampla estrutura de hotelaria, serviços turísticos com passeios, guias, entre outros.

Outro ponto de grande visitação é o Parque Nacional de Iguaçu, que recebeu em 2014 cerca de 1,5 milhão de visitantes e ocupou a segunda posição depois do Parque Nacional da Tijuca, localizado no Rio de Janeiro.

Turismo de Natureza pelo Mundo

As geleiras da Patagônia de perto com o conforto dos cruzeiros Australis
Que tal ir ver as geleiras da Patagônia de perto, com todo o conforto dos cruzeiros Australis?

Saindo do Brasil, o leque de opções para viagens de Natureza se amplia, e muito! Para quem tem curiosidade em experimentar esportes na neve, uma possibilidade próxima e com um custo razoável é a região dos Andes, que se espalha por Chile e Argentina. Tours pelas Patagônias Chilena e Argentina levam o turista a um clima diferente do Brasil, com pingüins e outros animais daquela região, caminhadas pela neve e até cruzeiros. Já em Mendoza, é possível conhecer melhor as vinícolas, fábricas de azeite e também aproveitar as montanhas andinas em cavalgadas que terminam com churrasco típico, e termas com águas quentes.

Outro destino muito procurado são os países da Ásia, por sua cultura diferenciada e bela natureza. A Tailândia é um bom ponto de partida para os viajantes que desejam se aprofundar na cultura oriental e aproveitar as praias da região.

Como viajar?

Antes os aventureiros dispostos a conhecer locais remotos se organizavam meses antes, contratando serviços e muitas vezes inventando maneiras para realizar seus sonho de viagem. Agora o turista moderno não precisa mais fazer isso. Agências especializadas em turismo de natureza, fazem contato com os fornecedores locais para organizar viagens de acordo com perfil do cliente.

Agora que você já conhece mais do Turismo de Natureza e Ecoturismo,  navegue neste site para escolher em que locais de natureza você gostaria de viajar nas próximas férias e participe de nosso blog comentando que atividades você gostaria de fazer. Participe! 

Foto de capa: Luis Gomes