Se o que você quer é viajar para um lugar onde possa curtir a natureza, sem perder o conforto e a sofisticação, o Deserto do Atacama é uma ótima opção. Você pode estranhar a ideia de visitar um deserto e como encontrar conforto em um lugar de temperaturas extremas: calor escaldante durante o dia e frio intenso à noite. No entanto, vamos te mostrar porque vale a pena colocar o Atacama como um dos principais destinos de viagem.

Localizado no norte do Chile, é considerado o deserto mais árido e alto do mundo. A maior parte da área está localizada a 2.440 m acima do nível do mar, mas há pontos que vão acima dos 4 mil metros. Essas características transformam o Deserto de Atacama em um lugar peculiar. Você não encontrará paisagens nem parecidas em nenhum lugar do mundo. 

Vale destacar as noites no Atacama, considerada como uma das mais estreladas do planeta, não tendo sido por outra razão que foi escolhido para abrigar um dos principais observatórios astronômicos do mundo. 

Conheça San Pedro de Atacama: ponto de partida para o Deserto do Atacama

Lagunas Altiplânicas
Lagunas Altiplânicas

Se você deseja conhecer o Deserto do Atacama é praticamente certo que montará base na cidadezinha de San Pedro de Atacama. O povoado tem apenas 5 mil habitantes e ainda preserva casinhas rústicas, feitas com adobe. Para chegar à cidade, há voos, que duram 2 h, de Santiago à Calama, que fica a 100 km de San Pedro de Atacama. Apesar de a cidadezinha ser uma base para os passeios do entorno, ela também oferece muitos atrativos.

Visite a Calle Caracolles

A conhecida Calle Caracoles, uma rua no centro, é cheia de bares, bons restaurantes e lojas de artesanato. Tem também uma igrejinha colonial bem no centro da cidade. Vale a pena você separar um dia para conhecer a rústica San Pedro de Atacama.

Descubra a culinária chilena

Para comer, a Calle Caracoles é a melhor opção. Na famosa rua central, é possível encontrar restaurantes de todos os tipos, como o La Casona, que tem nos cortes de carne sua especialidade, e o rústico Adobe, com pratos variados, que vão de frutos do mar a carnes e massas.

Guia de viagens de natureza do Chile 6 destinos para vivenciar novas experiências

Explore o Deserto do Atacama

Opções de passeio são o que não falta no Deserto do Atacama, por isso, o recomendável é separar, pelo menos, 6 dias para conhecer a região sem correria. Vamos listar algumas das atrações que você não pode deixar de conferir! É importante saber que todos os passeios são realizados por agências que ficam em San Pedro de Atacama, para garantir a segurança dos turistas e a preservação do deserto.

Valle de la Luna e Valle de la Muerte

Vale da Lua
Não deixe de apreciar um entardecer no Vale da Lua

Os dois passeios podem ser feitos em conjunto e proporcionam vistas deslumbrantes. A paisagem é formada por rochas e dunas que foram esculpidas pelo vento. Programe se para ver o entardecer ou o nascer da Lua no Valle de la Luna.

Lagoa Cejar

A alta concentração de sal dessa piscina natural impede que as pessoas afundem. A lagoa é formada pelas águas mornas que vêm de vulcões da região.

Gêiseres de El Tatio

Gêiseres del Tatio
É preciso chegar bem cedo para ver o fenômeno dos Gêiseres del Tatio

Tem que ter muita disposição para esse passeio que começa às 4 h, pois o fenômeno natural dos gêiseres tem hora certa para acontecer. Mas vale a pena. Ao chegar no local, você encontrará gêiseres, tanques de águas ferventes e pequenas “chaminés” fumegantes que criam uma paisagem única.

Lagunas Altiplânicas (Águas Calientes e Tuyajto)

Para quem busca lugares remotos e contato intenso com natureza, longe de outros turistas. As remotas lagunas de Aguas Calientes e Tuyajto oferecem uma paisagem surpreendente e perfeita para quem quer desfrutar da tranquilidade e da paz do deserto com seus salares repletos de cores e contrastes. A paisagem parece uma verdadeira pintura de tão perfeita. 

Hospede-se na região do Atacama

Almoço no Salar de Águas calientes
Almoço no Salar de ÁguasCalientes

Apesar de estar dentro de um deserto, você encontrará conforto no Atacama. Afinal, nada melhor do que um lugar aconchegante para comer e dormir depois de um intenso dia de passeio.

Hotel Tierra Atacama

O hotel, que também é SPA, oferece quartos luxuosos com bela vista para o vulcão Licancabur e picos ao redor. Fique atento às promoções e benefícios que este Hotel oferece para clientes da Venturas Viagens.

Awasi Hotel

Se você deseja privacidade e exclusividade, o hotel Awasi é a opção. Não que nos outros você não encontre isso, mas o hotel possui apenas oito luxuosos quartos.

Uma viagem ao Deserto do Atacama é uma experiência incrível. Se você deseja conhecer esse lugar, consulte pacotes de viagem para o Atacama e se ainda está com alguma dúvida, deixe um recado nos comentários. Se já o conhece, compartilhe sua experiência conosco!