O Brasil é um país enorme, mas oferece poucas oportunidades para curtir um clima frio. E já que os destinos gelados não são comuns no nosso país, passar as férias na neve é uma experiência, além de divertida, bem diferente e única.

Curtir férias na neve é uma verdadeira aventura, uma oportunidade para admirar paisagens maravilhosas e fazer muitas atividades legais em contato com a natureza!

Quer saber quais são alguns dos melhores destinos para uma viagem no inverno?

Dicas  para planejar as suas  férias na neve

1. Patagônia Chilena

Conforto em uma paisagem arrebatadora na Ptagônia
Todo conforto rumo ao fim do mundo

A Patagônia Chilena é o local que, fora dos polos, possui a maior quantidade de geleiras no mundo. Viajar para essa região, onde as temperaturas podem chegar a -20°C, é garantia de muita aventura e paisagens inesquecíveis.

Uma das principais atrações da região é o Parque Torres del Paine, com canais, rios e lagos congelados, montanhas de gelo, picos nevados e muitas revoadas de condor — a ave símbolo da Patagônia. Outra atração legal para quem quer curtir a neve e o frio são os passeios de barco aos diversos glaciares da região.

Outra dica imperdível é fazer a navegação pelos fiordes passando pela “Avenida dos glaciares”. O deslocamento entre Punta Arenas (Chile) e Ushuaia (Argentina) é feito no cruzeiro de expedições Australis. A viagem tem duração de 3 ou 4 dias dependendo do sentido que se faz e o barco com100 cabines é super confortável e não balança muito, pois navega em águas protegidas.  

2. Ushuaia

Patagônia Australis 15 - Férias na neve: 4 viagens de inverno que são uma verdadeira aventura
Ushuaia, bem de frente ao canal de Beagle

O Ushuaia faz parte da Patagônia Argentina e também é conhecido como a “Terra do Fogo”. Apesar do apelido, é uma ótima opção de destino para quem quer curtir as férias na neve. É possível esquiar, praticar snowboard e outras atividades, como passear em trenós puxados por cães e motos de neve.

No Ushuaia, você também encontrará paisagens de tirar o fôlego, montanhas cobertas de neve, lagos e ainda o Parque Nacional Terra do Fogo, um dos principais pontos turísticos da região. Com mais de 60 mil hectares, o parque possui uma enorme área verde, com diversos bosques e trilhas, e abriga uma fauna impressionante.

Para quem que gosta de praticar ou tem curiosidade de conhecer esportes de inverno, como esqui e snowboard, a Patagônia Chilena também é um destino incrível.

3. Islândia

Skogarfoss - Férias na neve: 4 viagens de inverno que são uma verdadeira aventura
A Islandia oferece incríveis paisagens naturais como a cachoeira skogarfoss

A Islândia é um dos países mais surpreendentes — e frios — do mundo! A pequena ilha nórdica possui muitas atrações de turismo de natureza e paisagens tão maravilhosas que nem parecem reais.

Se quiser conhecer a Islândia no inverno, é preciso estar muito bem preparado. A temperatura é extremamente baixa e os dias são bem curtos. Apesar disso, é uma época em que ocorrem fenômenos naturais únicos, como a Aurora Boreal.

Ver de perto a Aurora Boreal é uma experiência surpreendente e um dos principais desejos dos turistas que vão ao país. Montanhas de gelo e lagos congelados também compõem a linda paisagem da Islândia na estação mais fria do ano.

Além de admirar as belezas locais, você pode ainda fazer diversas atividades no gelo, mergulhar nas águas termais e conhecer a história da cultura Viking.

4. Canadá

O Canadá é uma boa opção para ver a Aurora Boreal
Aurora Boreal no canadá, província de Yukkon. Foto: Stefan-Wackerhagen

No Canadá, também é possível presenciar o incrível fenômeno que é a Aurora Boreal, nos meses de novembro a março. Um dos países mais frios da América, no Canadá, a temperatura pode chegar a -40°C no inverno.

O país é tão frio e bem preparado para as baixas temperaturas que existem cidades subterrâneas em Toronto e Montreal, por exemplo, com academias, mercados, restaurantes, diversas lojas e até clínicas médicas.

Além da oportunidade de praticar muitos esportes de neve, no Canadá você ainda poderá ver os ursos polares de perto, já que o país abriga a maior população desses animais no mundo todo!

E aí, já escolheu onde serão as suas férias na neve? Deixe um comentário no post e conte para a gente qual dos destinos é o seu preferido!