Você está visualizando atualmente Praias da Tailândia: conheça os destinos imperdíveis para suas férias!

Praias da Tailândia: conheça os destinos imperdíveis para suas férias!

Viajantes inveterados reservam um lugar especial em seus corações para as praias da Tailândia. Um dos principais polos turísticos do sudeste asiático, a “Terra dos Sorrisos” é famosa tanto pelos templos budistas e pela culinária refinada quanto pelas belezas naturais — além de ser um destino barato, o que faz dela um alvo preferencial do turismo internacional.

Mesmo para nós, brasileiros, que temos um litoral privilegiado, a exuberância das praias tailandesas é espantosa. A porção sul do seu território forma um istmo que se conecta à Malásia e é banhada, de um lado, pelo Golfo da Tailândia e, do outro, pelo Mar de Andaman, no Oceano Índico.

Em volta desse acidente geográfico, aninham-se 1.430 ilhas — algumas ainda pouco exploradas —, e toda a topografia da região é emoldurada por praias de areias brancas, águas cristalinas e, em alguns casos, formações rochosas imponentes.

Em razão disso, torna-se quase um tormento elaborar um guia que contemple as principais praias. Afinal, como, diante de tanta opção, eleger as melhores? A boa notícia é que estamos aqui para facilitar a sua pesquisa! Neste post, confira uma lista com as principais praias da Tailândia que são destinos imperdíveis e prepare-se para tirar férias no paraíso.

Maya Bay (Koh Phi Phi)

Começar falando justamente da praia mais famosa da Tailândia pode parecer um sacrilégio, mas toda a badalação em relação à Maya Bay se justifica, fazendo com que até o viajante mais reticente com destinos muito procurados decida dar uma passada por lá.

Se você já iniciou sua pesquisa sobre o lugar, certamente descobriu que Maya Bay foi cenário do filme “A Praia”, um thriller estrelado por Leonardo Di Caprio. A ideia de paraíso perdido que a película sugere não é à toa: com seus paredões de pedra e mar azul-turquesa, Maya Bay é realmente de tirar o fôlego.

Ko Phi Phi Dom - Tailândia
Ko Phi Phi Dom – Tailândia

No entanto, essa praia é apenas uma das atrações de Koh Phi Phi, um conjunto de ilhas localizado no Mar de Andaman, no lado oeste da Tailândia. A viagem até lá é feita de barco ou de balsa a partir de Krabi ou de Phuket.

Uma vez na ilha, é possível alugar um longtail boat — o tradicional barco tailandês — para ir até a praia ou pernoitar num barco, pois não há hospedagens em Maya Bay. De todo modo, chegue cedo se quiser curtir o visual antes que os turistas dominem a paisagem.

Monkey Beach

Uma opção menos concorrida que a estada em Koh Phi Phi oferece é Monkey Beach. E o nome já entrega: a praia é lar de uma população de macacos. Os pequenos símios não têm nenhum receio de se aproximar dos visitantes — inclusive, se você bobear, eles carregam os seus pertences!

Contudo, a “vizinhança” não tira a tranquilidade do lugar que, com seu mar transparente, é ótimo para se visualizar uma infinidade de peixes. Dá para chegar de caiaque ou contratar um dos famosos longtail boats.

Sunrise Beach (Koh Lipe)

Quase na costa da Malásia, encontramos Koh Lipe, uma das ilhas menos frequentadas por turistas, mas considerada a mais paradisíaca da Tailândia. A distância manteve-a relativamente intocada, embora cada vez mais gente esteja se submetendo à longa jornada para conhecer suas lindas praias.

De Bangkok, é preciso voar até Hat Yai, seguir de táxi ou de van ao píer de Pak Bara e, dali, pegar um barco até Koh Lipe. Ou então, embarcar em alguma lancha rápida partindo das principais ilhas (Koh Phi Phi, Phuket, Krabi e Koh Lanta).

Além de boas opções de hospedagem e um pequeno centro comercial, Koh Lipe presenteia o visitante com três belas praias: Pattaya, Sunset e Sunrise Beach. Se tiver que escolher apenas uma, vá de Sunrise. A Praia do Sol Nascente é simplesmente espetacular! Mas, pensando bem, não deixe de visitar as outras duas!

Raya Island (Phuket)

Maior ilha da Tailândia, Phuket é também a mais visitada — até porque seu aeroporto recebe voos diretos da Europa. E é lá que se encontra a badalada Patong Beach. Porém, ainda que seja palco de um pôr do sol deslumbrante, em função do crescimento desordenado e do turismo exacerbado, Patong perdeu um pouco do brilho.

Sendo assim, especialmente se o objetivo for explorar praias menos movimentadas, convém dar uma esticada até Raya Island, distante poucos minutos de barco de Phuket e banhada por um mar que parece de vidro.

Railay Beach (Krabi)

Localizada na província de Krabi, Railay concorre para se tornar a mais procurada praia da região. Embora esteja ligada ao continente por uma península, só se pode chegar até ela de barco. Cercada por enormes formações de calcário e vegetação exuberante, Railay convida à prática de escalada, de trekking e de outras atividades do gênero. Além disso, tem um mar esmeralda e a areia da praia é branquíssima.

Próximo a Railay, há outra joia do litoral tailandês: Phra Nang. Igualmente cercada por rochas, possui cavernas próximas à faixa de areia e é banhada por um mar cristalino, o que a torna um passeio imperdível para quem está nas redondezas.

Hua Hin

A proximidade de Bangkok faz de Hua Hin um dos destinos preferidos dos tailandeses. Ainda que a província não desfrute do mesmo glamour das badaladas ilhas, sua praia de águas rasas é uma boa opção para quem está na capital.

Além disso, a cidade oferece boa gastronomia e opções de hospedagem a preços atrativos. Vale a pena circular pela província e conhecer as atrações turísticas locais, como a estação de trem e o palácio de verão da família real.

Koh Phangan

Koh Phangan, no Golfo da Tailândia, leva fama de ser um local de agito. Isso porque a ilha recebe, mensalmente, a conhecida Full Moon Party, que transforma a praia de Haad Rin numa animada e barulhenta pista de dança.

Paradoxalmente, a ilha também é um refúgio de tranquilidade, com centros de meditação convidando ao relaxamento e uma dezena de praias tranquilas, ideais para praticar mergulho com snorkel. Entre as opções, estão Haad Salad, Secret Beach e Mae Haad — todas ótimas para se curtir o dia numa boa.

Para chegar até lá, o porto de partida é Surat Thani. Há aviões, trens e ônibus ligando essa cidade à capital, Bangkok. A primeira opção, sem dúvida, é a melhor, visto que, por terra, a viagem dura de 9 a 12 horas.

Claro que cada viajante elege a sua praia preferida, e há muito mais lugares incríveis que um longo tempo de permanência e alguma disposição podem garimpar. Mesmo assim, fique sabendo que essas são as principais praias da Tailândia. Se curtir dias ensolarados à beira-mar é o seu sonho de consumo, não deixe de conhecer esse belo e acolhedor país.

Falando nisso, por que não incluir Bangkok no seu roteiro de viagem? Então, aproveite e veja este post sobre os muitos encantos da capital tailandesa!

E quando for viajar, se quiser apoio de uma agencia especializada, consulte nossas opções de viagem.

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Deixe um comentário