Você está visualizando atualmente Turismo em Myanmar: o que não pode faltar no seu roteiro

Turismo em Myanmar: o que não pode faltar no seu roteiro

Turismo em Myanmar: este país do sudeste asiático, que faz fronteira com a Tailândia, Índia, China e Laos, é um local ainda pouco explorado turisticamente. Perfeito para quem quer conhecer um destino original e que ainda não sofreu muitos impactos do turismo em massa.

Se você quer visitar templos, cidades flutuantes e conhecer um pouco mais do budismo e da cultura asiática, pode ter certeza que esse é um destino imperdível! E, para ajudá-lo a montar um roteiro, selecionamos algumas atrações nas principais cidades do país. Confira abaixo as nossas dicas sobre o turismo em Myanmar:

Bagan

Bagan é uma das principais cidades turísticas do país, e seus principais atrativos são os mais de 2 mil templos, o que sobrou de cerca de dez mil que já existiram no destino. Se você quer conhecer um pouco — ou um pouco mais — da religião budista e da cultura milenar do país, essa é uma excelente oportunidade.

Bagan - Cristina Akemi
Bagan – Cristina Akemi

Atualmente, a cidade pertence ao Myanmar, mas antigamente ela era um império e já teve 55 reis. Há muita história para se conhecer por ali!

E para quem sempre sonhou em fazer um passeio de balão, aproveite seus dias em Bagan e viva essa experiência inesquecível. O destino também é incrível para quem curte admirar o pôr do sol! É considerado um local “mágico” e misterioso, onde você vai aprender a contemplar!

Lago Inle

Lago Inle, ou Inle Lake, é o segundo maior lago de Myanmar e está rodeado de pequenas vilas, pântanos, mosteiros e muito mais. É um destino mais tranquilo e bem diferente das grandes cidades de Myanmar, que estão sempre movimentadas. Com características únicas e muitas atrações incríveis esse é um local que vale muito a pena no país! Aqui, o principal transporte são os barcos!

No Lago Inle, você terá a oportunidade de conhecer os “remadores com os pés”. Isso porque os pescadores da etnia Intha têm uma forma bem diferente e típica de remar seus barcos: eles encaixam os remos debaixo dos braços e usam os pés e pernas para movimentá-los. Assim, eles ficam com as mãos livres para segurar um grande cone que usam para pescar. Essa é uma das grandes atrações do local e muita gente quer uma foto dos famosos pescadores. 

Uma das atrações de Nyaungshwe — cidade onde o lago está localizado — é o Silversmith, local para conhecer um pouco mais da produção de prata no país e, claro, fazer algumas compras. Durante a visita, você descobrirá que a prata de Myanmar é diferente das outras, mais clara e reluzente. 

Lago Inle - Cristina Akemi
Lago Inle – Cristina Akemi

Outro passeio imperdível na região é Shwe Indein Pagoda, um conjunto de stupas antigas e ruínas que criam um cenário surpreendente e quase te permitem viajar no tempo. Ainda, visite o Jumping Cat Monastery, um monastério onde os monges dividem espaço com vários e vários gatos que são famosos por seus pulos.

Também há a possibilidade de fazer passeio de balão, visitar vinícolas, fazer passeios de bike e muito mais! Por fim, não deixe de visitar a Floating Villa para conhecer um pouco mais de seus moradores locais e, quem sabe, fazer uma refeição caseira e totalmente típica birmanesa.

Nessas vilas acontecem feiras nas quais você pode conhecer e comprar produtos de diferentes etnias do país. É uma excelente oportunidade não só de conhecer mais da cultura de Myanmar, como também de aprender mais sobre as etnias e vê-los com seus trajes característicos.

Mandalay

A segunda maior cidade de Myanmar está cheia de monastérios, templos e pagodas, o que a torna um dos principais destinos de peregrinação budista do país. Um dos principais atrativos do local é o Gold Pounder Workshop, onde são confeccionadas finas folhas de ouro, usadas para cobrir as imagens de buda. 

Falando em ouro, outro passeio imperdível é o Golden Palace Monastery, um antigo cômodo do palácio real que originalmente ficava em Amarapura, a capital na época. Quando o rei decidiu mudar a capital para Mandalay, mandou separarem e transportarem o cômodo, que continuou sendo seu aposento até o dia de sua morte. Agora ele está aos pés da colina Mandalay Hill.

Para os mais ligados a arte, Stone Carvers District não pode ficar de fora do roteiro. A região reúne diversos artistas que fazem esculturas em mármore — sendo, em sua maioria, esculturas de Buda. 

Ainda falando sobre arte, não deixe de assistir a um espetáculo de marionetes quando for a Myanmar — e Mandalay é uma das melhores cidades para essa atração. O teatro de marionetes é muito importante para a cultura do país, além de ser super tradicional.

Esses espetáculos existem há séculos, e quando Myanmar ainda era conhecido como “Reino de Burma”, eles eram utilizados pelos reis para dar mensagens a seus súditos ou membros da família real. Hoje, o teatro de marionetes apresenta um pouco das tradições e da cultura do país, com bonecos enormes, cheios de movimentos e artistas muito habilidosos.

Mandalay ainda conta com diversas outras atrações e possibilidades de bate-volta — em Mingun, Sagaing ou Amarapura, por exemplo —, uma cidade realmente imperdível em Myanmar.

Yangon

Yangon é a maior cidade do país e sua antiga capital. Também há muito o que fazer por lá e é um dos melhores locais para conhecer de verdade a cultura birmanesa. Entre no trem circular da cidade e use-o como transporte para visitar os principais pontos turísticos, assim como os moradores locais o usam para chegar em seus destinos do dia a dia.

Uma de suas paradas pode ser o Mercado Bogyoke, um bazar que foi construído há quase 100 anos e onde você pode encontrar de tudo um pouco. Os mercados locais são alguns dos melhores lugares para conhecer um pouco mais da cultura de uma cidade ou país!

Yagon - Myanmar
Yagon – Myanmar

Saindo de lá, você pode caminhar até Pagoda Shwedagon, um dos templos mais incríveis que você terá a oportunidade de ver em toda a sua viagem, dourado e grandioso, além de ter sido o primeiro centro religioso do país!

Viajar é uma experiência única, totalmente singular! Seja por sua conta ou fazendo um pacote de viagem para o Myanmar com uma agência especializada. E viajar para um destino tão diferente e característico é ainda mais incrível! Se gostou das dicas sobre o turismo em Myanmar e já quer planejar sua viagem, leia também o post: Myanmar, desvendando os segredos do sudeste asiático.

 

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Deixe um comentário