Se você adora viajar e gosta muito de aventura, tem todo o perfil de um praticante do montanhismo, uma atividade que trabalha corpo e mente, em um misto de exercício físico, experiências sensoriais e emocionais que atraem mais adeptos a cada dia.
Mas apesar do que pode parecer, você não precisa ser um triatleta para completar bons trajetos nas montanhas, e nem mesmo precisa necessariamente passar noites em barracas, pois dá para curtir a aventura com bastante conforto e praticidade. Entenda melhor o que é e como praticar o montanhismo sem perrengue, aproveitando ao máximo cada experiência:
O que é montanhismo
Surgido na Europa, na região da cordilheiras dos Alpes, o montanhismo basicamente descreve a prática de subir montanhas até atingir o seu topo, para isso utilizando trilhas e técnicas de caminhada e/ ou escalada. O montanhismo também envolve toda uma filosofia em torno da atividade, que simboliza a superação e a conquista de grandes desafios na vida de cada um.
É muito comum que haja uma certa confusão entre o montanhismo e a escalada. Em uma explicação simplificada, o montanhismo é bem acessível a quem ousar praticar, já que não é necessário dominar técnicas específicas e nem ter um preparo físico tão bom quanto quem pretende escalar grandes montanhas. Já o termo alpinismo, deriva da cadeia de montanhas dos Alpes e é comummente usado para designar quem pratica montanhismo.
Uma prática esportiva para todos
Uma das maiores vantagens do montanhismo é a sua variedade de opções e níveis de dificuldade oferecidos aos praticantes no Brasil. Desde trilhas e rotas fáceis até desafios como o Pico da Neblina, que levam até 10 dias para ser completados em condições climática muito adversas, há desafios para todos.
Recomendamos que você não se aventure sem estar minimamente saudável e com alguma atividade física regular. Conte sempre com profissionais habilitados para orientá-lo e dar o suporte necessário, principalmente nas primeiras visitas ao lado de cima das montanhas. Pesquise antes as características de cada local e não seja pego de surpresa.
Montanhismo, uma opção de aventura turística
Encarar uma montanha não precisa necessariamente ser um perrengue
em termos turísticos. Dá para aproveitar a sua aventura e curtir sem se preocupar com a logística!
O Monte Roraima, por exemplo, é um dos pontos mais conhecidos do mundo pela sua exuberância e formato peculiar, localizado na fronteira entre o Brasil, Venezuela e Guiana. É possível conhecer o Monte em pacotes turísticos com roteiros especiais e toda estrutura de equipamentos e carregadores, em várias épocas do ano.
Outro destino especialmente recomendado para quem não abre mão de um conforto mínimo, é a travessia do Vale do Pati com as subidas do Morro do Castelo e a visita ao Cachoeirão. Cânions e montanhas de vários níveis de dificuldade podem ser visitados mas com pernoites sempre em camas nas casas de famílias nativas que recebem o viajante e fornecem uma deliciosa comida caseira feita em fogão a lenha!.
Nesses (e outros) destinos, você pode conhecer o montanhismo de verdade e contar com a estrutura e todo o suporte necessário para que sua viagem seja a melhor possível.
Quer conhecer mais locais para o montanhismo e outras dicas sobre aventura turística? Assine a nossa newsletter e receba as últimas novidade diretamente no seu e-mail.
Fique pronto para botar o pé na estrada!