Viajar para o Jalapão é o desejo de muitos viajantes que amam o ecoturismo. Não é por menos que a rede Globo elegeu a região como cenário da novela “Do outro lado do Paraíso”. A cada ano, mais turistas vão ao Tocantins para conhecer esse pedaço tão especial do Brasil. O motivo é bem simples e fácil de entender: a região tem paisagens incríveis.

Se prepare para explorar uma imensidão de dunas, cachoeiras, rios com águas extremamente cristalinas, praias fluviais e fervedouros d’água cercados pela linda vegetação típica do cerrado. Culturalmente, o Jalapão também é bastante rico. O artesanato de capim dourado, produzido por comunidades quilombolas da região, encantamos turistas de todo o mundo. 

Viajar para o Jalapão com segurança e conforto

A essa altura, aposto que você já está decidido a viajar para o Jalapão, certo? Não há dúvidas que vale a pena fazer essa viagem. Mas, para aproveitar de maneira segura e confortável, um bom planejamento é essencial. Para te ajudar, daremos aqui algumas dicas importantes sobre o que você deve saber antes de visitar o Jalapão. Acompanhe! 

Melhores rotas para chegar ao Jalapão

O primeiro ponto que deve ser pensado ao planejar essa viagem, é que uma região natural tão bem preservada, como é o caso do Jalapão, não é de fácil acesso. Mas, não se preocupe: grande parte dos pacotes oferecidos possuem opções de traslados diretamente de Palmas, capital do Tocantins, onde é fácil chegar.

A partir de Palmas, você será levado para uma das cidades base, próximas às atrações a serem exploradas. O município de Mateiros, a 310 km da capital, é a principal delas. De lá, é possível visitar as dunas, a comunidade quilombola de Mumbuco, a famosa cachoeira da Velha e outras atrações.

Os roteiros no Jalapão duram cerca de 6 dias. Esse período é suficiente para ter contato com a natureza e explorar a região. Para os mais aventureiros, existe ainda as opções de fazer o único rafting em águas potáveis do mundo, no rio Novo.

Como são as estradas para viajar para o Jalapão

Viajar para o Jalapão em estradas assim

A maioria das estradas do Jalapão são de terra e não são muito bem sinalizadas. Por isso, é extremamente recomendável explorar a região com uma empresa especializada, que conheça bem o local.

Se você procura um lugar para ter paz, longe do barulho e agitação das cidades grandes, essa viagem será perfeita para você. Além disso, toda essa aventura também pode vir acompanhada de conforto e, claro, bastante segurança. Por isso, o veículo usado deve ser próprio para aventuras.

O que não esquecer de levar

Para evitar imprevistos nessa viagem, alguns itens são extremamente importantes e não podem ficar de fora da sua bagagem. Não esqueça o protetor solar, uma vez que alguns lugares do Jalapão podem alcançar temperaturas bem altas durante o dia. Além disso, repelente, boné, óculos de sol e dinheiro vivo são essenciais.

Com essas informações já ficou mais fácil tirar o desejo de viajar para o Jalapão do papel. Se quiser saber ainda mais, confira o artigo “Como ir ao Jalapão“.

Conhecendo esse destino, suas próximas férias serão inesquecíveis. Venha viver essa aventura com conforto e segurança. 

Pacotes de viagem para o Jalapão

Fique por dentro de todas as dicas sobre destinos incríveis como o Jalapão curtindo nossa página no Facebook.