Você está visualizando atualmente Vai viajar para o Jalapão? Viaje de maneira segura e confortável
Uma paisagem surpreendente com dunas, buritizais e montanhas.

Vai viajar para o Jalapão? Viaje de maneira segura e confortável

Viajar para o Jalapão é o desejo de muitos viajantes que amam o ecoturismo. Não é por menos que a rede Globo elegeu a região como cenário da novela “Do outro lado do Paraíso”. A cada ano, mais turistas vão ao Tocantins para conhecer esse pedaço tão especial do Brasil. O motivo é bem simples e fácil de entender: a região tem paisagens incríveis.

Se prepare para explorar uma imensidão de dunas, cachoeiras, rios com águas extremamente cristalinas, praias fluviais e fervedouros d’água cercados pela linda vegetação típica do cerrado. Culturalmente, o Jalapão também é bastante rico. O artesanato de capim dourado, produzido por comunidades quilombolas da região, encantamos turistas de todo o mundo. 

Viajar para o Jalapão com segurança e conforto

A essa altura, aposto que você já está decidido a viajar para o Jalapão, certo? Não há dúvidas que vale a pena fazer essa viagem. Mas, para aproveitar de maneira segura e confortável, um bom planejamento é essencial. Para te ajudar, daremos aqui algumas dicas importantes sobre o que você deve saber antes de visitar o Jalapão. Acompanhe! 

Melhores rotas para chegar ao Jalapão

O primeiro ponto que deve ser pensado ao planejar essa viagem, é que uma região natural tão bem preservada, como é o caso do Jalapão, não é de fácil acesso. Mas, não se preocupe: grande parte dos pacotes oferecidos possuem opções de traslados diretamente de Palmas, capital do Tocantins, onde é fácil chegar.

A partir de Palmas, você será levado para uma das cidades base, próximas às atrações a serem exploradas. O município de Mateiros, a 310 km da capital, é a principal delas. De lá, é possível visitar as dunas, a comunidade quilombola de Mumbuco, a famosa cachoeira da Velha e outras atrações.

Os roteiros no Jalapão duram cerca de 6 dias. Esse período é suficiente para ter contato com a natureza e explorar a região. Para os mais aventureiros, existe ainda as opções de fazer o único rafting em águas potáveis do mundo, no rio Novo.

Como são as estradas para viajar para o Jalapão

Viajar para o Jalapão em estradas assim

A maioria das estradas do Jalapão são de terra e não são muito bem sinalizadas. Por isso, é extremamente recomendável explorar a região com uma empresa especializada, que conheça bem o local.

Se você procura um lugar para ter paz, longe do barulho e agitação das cidades grandes, essa viagem será perfeita para você. Além disso, toda essa aventura também pode vir acompanhada de conforto e, claro, bastante segurança. Por isso, o veículo usado deve ser próprio para aventuras.

O que não esquecer de levar

Para evitar imprevistos nessa viagem, alguns itens são extremamente importantes e não podem ficar de fora da sua bagagem. Não esqueça o protetor solar, uma vez que alguns lugares do Jalapão podem alcançar temperaturas bem altas durante o dia. Além disso, repelente, boné, óculos de sol e dinheiro vivo são essenciais.

Com essas informações já ficou mais fácil tirar o desejo de viajar para o Jalapão do papel. Se quiser saber ainda mais, confira o artigo “Como ir ao Jalapão“.

Conhecendo esse destino, suas próximas férias serão inesquecíveis. Venha viver essa aventura com conforto e segurança. 

Pacotes de viagem para o Jalapão

Fique por dentro de todas as dicas sobre destinos incríveis como o Jalapão curtindo nossa página no Facebook.

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Deixe um comentário