Você está visualizando atualmente As 13 ilhas no Brasil que você tem que conhecer
Pescador lança sua rede em Fernando de Noronha - Morro Dois irmãos ao fundo

As 13 ilhas no Brasil que você tem que conhecer

O nosso país é riquíssimo em recursos naturais e tem destinos impressionantes para os mais variados perfis de viajantes. Serras, praias, florestas, metrópoles e caatinga encantam até os mais exigentes.

No entanto, temos um tipo de ambiente natural que realmente impressiona pela singularidade e beleza. Cercadas por águas cristalinas e fauna exuberante, estão as mais incríveis ilhas no Brasil. De norte a sul, elas tornam o país ainda mais fascinante e atraente. 

Quer descobrir quais são e onde estão as melhores opções? Então não deixe de conferir este post, pois reunimos 8 encantadoras ilhas que você precisa conhecer o quanto antes. Acompanhe, faça sua escolha e prepare as bagagens

Foto capa: Fernando de Noronha por Ana Sonehara Muller

8 encantadoras ilhas no Brasil que você precisa conhecer

1. Fernando de Noronha

Fernando de Noronha

Nossa primeira parada é Fernando de Noronha, certamente um dos lugares mais incríveis do planeta. Formado por 21 ilhas e rochedos de origem vulcânica, esse distrito de Pernambuco é uma maravilha da natureza.

A região também foi declarada Parque Nacional, para a proteção de diversas espécies endêmicas. Quem gosta de surfar, mergulhar ou simplesmente apreciar a natureza precisa fazer uma visita.

Golfinhos, tartarugas, peixes, aves e tubarões vivem em um habitat que impressiona pela beleza e confere ao local certo ar de magia. A Baía do Sancho, isolada por vegetação nativa e limitada por uma falésia, foi eleita a melhor praia do mundo por diversas vezes — mas são tantas enseadas incríveis que fica até difícil eleger uma só. 

Não deixe de considerar essa incrível ilha em sua próxima viagem. Fernando de Noronha é um ótimo destino para curtir com a família, com os amigos ou, até mesmo, sozinho, oferecendo um cenário perfeito e ótimas opções para quem quer surfar, mergulhar ou apreciar a natureza.

Para chegar à região, é possível encontrar voos diários para o aeroporto local, garantindo a preservação ambiental do entorno.

Pacotes de viagem para Fernando de Noronha.

2. Ilha de Marajó

Ilha do Marajó – Pa. Foto: Priscila Olandim

Agora, desembarcamos na Ilha de Marajó, localizada na foz do Rio Amazonas, no norte do Pará. Famosa por ter um impressionante rebanho de búfalos, com mais de 600 mil cabeças, a maior ilha do Brasil conta, ainda, com diversos encantos pouco conhecidos pelo grande público.

Habitat de uma enorme variedade de peixes e pássaros, a ilha abriga campos naturais, extensas praias desertas e os maiores manguezais da costa brasileira, sendo perfeita para atividades na natureza, como passeios de barco, caminhadas, observação da fauna silvestre e pesca.

Quem curte esportes de aventura também precisa fazer uma visita, pois sup, kite, caiaque e ciclismo nas extensas praias são comuns por lá. Trata-se de um destino com opções de lazer variadas, para todos os gostos e perfis.

Para chegar ao local e aproveitar a beleza do maior arquipélago fluviomarinho do mundo, é preciso pegar embarcações em Belém.

3. Morro de São Paulo

Vista aérea da Ilha de Morro de São Paulo
Morro de São Paulo – Bahia

O próximo destino é um dos que está mais em alta no país. Localizado na Bahia, Morro de São Paulo tem diversas atrações impressionantes para todo tipo de turista. O acesso ocorre por meio de barcos, a partir de Salvador ou Valença.
Uma das mais famosas ilhas no Brasil, o local oferece praias paradisíacas e uma estrutura em constante melhoria. Há, ainda, ótimos restaurantes e pousadas, que permitem receber bem o turista e posicionam Morro como o terceiro maior polo turístico da Bahia atualmente.
Se você sonha com praias de águas calmas e cristalinas, areia branca e um pedaço de Mata Atlântica ainda intocado, pode comprar sua passagem agora mesmo!

Pacotes de viagem para Morro de São Paulo

4. Delta do Parnaíba

Praia do Feijão Bravo, Delta do Parnaíba.
Praia no Delta do Paranaíba – Piauí

Subindo um pouco no mapa, chegamos ao Delta do Parnaíba, que fica entre o Maranhão e o Piauí — e começa a ganhar seu espaço entre as melhores ilhas do Brasil. O acesso pode ser feito por via terrestre, marítima ou aérea, garantindo opções para todos os gostos.

Formado por cerca de 80 ínsulas, o único delta das Américas é um fenômeno bastante incomum: só se encontra outros similares em alguns poucos locais do mundo, como o Rio Nilo e o Rio Mekong.

Nessa paisagem exuberante, repleta de dunas e mangues, você encontra um ecossistema impressionante. Há diferentes e pitorescos panoramas, que incluem rios, lagoas, bancos de areia gigantescos, praias desertas de areia clara e fauna selvagem.

A região é habitat de muitos animais. Um dos passeios imperdíveis é a revoada dos Guarás: segue-se de barco até a ilha dormitório, para apreciar os pássaros, e o retorno para pernoite ocorre no final da tarde.

Além disso, a culinária local é rica e peculiar, encantando até os turistas mais exigentes. Um prato cheio para quem gosta de aliar lazer à boa alimentação!

Pacotes de viagem para o delta do Parnaíba

5. Arquipélago de Anavilhanas

Arquipélago de Anavilhanas – Amazônia

A parada obrigatória de agora é o Parque Nacional de Anavilhanas, uma unidade de conservação brasileira que fica no estado do Amazonas. O local abrange nada menos do que 400 ilhas fluviais, com toda a variedade de fauna e flora característica da região.

A visitação é permitida, mas as atividades de caça, pesca e extração são limitadas. O objetivo é que o ecossistema sobreviva e continue a encantar turistas de todo o mundo.

Por lá, é possível conhecer a deliciosa culinária local e ficar em hospedagens confortáveis e modernas, mas com total integração com o meio ambiente. As paisagens deslumbrantes encantam pessoas vindas de todos os cantos.

Para chegar ao arquipélago, o ponto de partida é Manaus. Apesar de permitir o acesso de carro, alguns locais são acessíveis somente por embarcações.

Pacotes de viagem para Anavilhanas

6. Ilha de Boipeba

Pousada Mangabeiras na Ilha de Boipeba – Bahia.

O litoral baiano realmente abriga lindíssimas ilhas — e não poderíamos deixar de voltar ao estado, dessa vez desembarcando na Ilha de Boipeba, inserida no Arquipélago de Tinharé (na cidade de Cairu). O lugar se destaca pela beleza natural e pela incrível variedade do ecossistema.

Nesse contexto, Boipeba reúne dunas, manguezais, a floresta da Mata Atlântica, a restinga e praias paradisíacas, rodeadas de coqueirais e recifes, que são de grande importância ecológica e paisagística. 

Além de abrigar uma grande diversidade de peixes, moluscos, algas e ouriços, o entorno da ilha é repleto de tartarugas marinhas, que desovam nas lindas praias da região. Não deixe de visitar esse verdadeiro espetáculo da natureza!

O acesso à ilha pode ser feito de carro. Porém, só é possível chegar às praias por barcos de passeio ou caminhando, para preservar toda a beleza do local.

Pacotes de viagem para Boipeba

7. Ilha de Itamaracá

Localizada ao norte de Pernambuco, a Ilha de Itamaracá é nossa próxima parada, que pode ser acessada de carro ou barco. Com 11 praias, o lugar oferece opções variadas para os turistas, desde praias mais tranquilas e quase desertas até as mais movimentadas e badaladas.

Mas, para quem não quer restringir sua visita às praias, vale a pena ir até o Ecoparque Peixe-Boi & Cia. No local, é possível ver os carismáticos e rechonchudos peixes-boi nadando.

Depois de curtir toda a natureza de Itamaracá, uma dica é ir para Vila Velha, o ponto mais alto da ilha e onde se encontra a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, com uma bela vista dos manguezais, além de trilhas e rios refrescantes. Esse é um destino completo!

8. Ilha do Mel

Para você que pretende se aventurar por todos os cantos do país, nosso último ponto de encontro é nessa ilha de nome adocicado, que fica no Sul do Brasil (no Paraná). A Ilha do Mel, como se pode imaginar, é ideal para casais ou viajantes que desejam encontrar lindas paisagens, paz e sossego. 

Com visual rústico e diversas trilhas inspiradoras, a hora parece passar mais devagar neste belo lugar. Por isso, aproveite o tempo para caminhar à beira mar e conhecer as vilas Nova Brasília e Encantadas, o Farol das Conchas e o Forte Nossa Senhora dos Prazeres.

Para aproveitar os 25 km de praias da região, é preciso acessá-las por barco pelas cidades de Paranaguá ou Pontal do Paraná. Visando à proteção ambiental, não são permitidos veículos automotores ou de tração animal. Além disso, há um número restrito de visitantes: 5 mil pessoas por dia.

Essa é uma viagem encantadora, que vai ficar para sempre em sua memória. Portanto, inclua a Ilha do Mel em seu roteiro e conheça esse Patrimônio da Humanidade.

9. Ilha Grande

Agora é a vez de Ilha Grande, paraíso ecológico próximo a Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. São mais de 100 praias e trilhas com vegetação de Mata Atlântica. O acesso é feito somente com embarcações: não existem pontes de acesso nem balsas, ao passo que a circulação de carros é proibida.

Seu território é formado por várias reservas e áreas de proteção ambiental. Com uma paisagem deslumbrante, grande diversidade de fauna marinha e águas cristalinas, a Ilha Grande conquista os turistas. Além disso, é muito procurada por mergulhadores e pessoas que buscam praticar esportes náuticos ou ecoturismo.

10. Ilha do Gajiru

Outra parada importante para quem quer conhecer as mais belas ilhas no Brasil é a Ilha do Gajiru. Localizado em Itarema, no Ceará (a cerca 220 km de Fortaleza), o lugar ainda é pouco explorado por brasileiros.

Para os apreciadores de kitesurf, o local é uma ótima opção para a prática do esporte, com condições de vento e lagoa perfeitas. O clima tropical, a paisagem formada pela vegetação e as vilas de pescadores, as praias de areias claras e o mar com águas verde-esmeralda deram a essa ilha o apelido de Cancún cearense.

A culinária local, com frutos do mar, também oferece pratos imperdíveis para os turistas. Portanto, quem quer aproveitar um clima aconchegante e uma bela paisagem deve incluir essa ilha no roteiro de viagem.

11. Alter do Chão

De volta ao Pará, o Alter do Chão é um destino incrível. Conhecida como ilha do amor ou “Caribe Amazônico”, já foi eleita a melhor praia do Brasil pelo jornal Britânico “The Guardian”. O local é rodeado pelo rio Tapajós, com águas esverdeadas, e tem praias belíssimas de areia branca, próximas ao município de Santarém.

Para visitá-lo, o ideal é aproveitar os períodos de vazante (entre agosto e dezembro). De janeiro até julho, com o período de cheia, as praias costumam ficar encobertas. O Alter do Chão tem uma paisagem variada, com igapós e igarapés, além de cenários deslumbrantes para quem gosta de admirar um pôr do sol inesquecível.

Você pode acessar a região por via terrestre, hospedar-se nas pousadas locais e, ainda, aproveitar as diferentes opções de restaurantes e barraquinhas para conhecer a gastronomia da região.

12. Ilha bela

De volta para a região Sudeste, no litoral de São Paulo, uma parada obrigatória é Ilhabela. O local tem mais de 40 km de praias e uma paisagem formada pela Mata Atlântica.

Há trilhas para caminhadas, cachoeiras e até uma nascente de rio, além de uma vila, com ótimos pontos para quem busca por um pouco de agito nas férias. Ilhabela oferece paisagens paradisíacas: praias de areia dourada com águas cristalinas e montanhas com vegetação nativa garantem opções variadas para os visitantes.

A vila abriga um centro histórico, além de diversas lojas de roupas, acessórios e artesanatos. Durante a noite, é possível aproveitar os mais diferentes atrativos, desde restaurantes tranquilos até casas animadas por DJs. Com tantas opções, esse é um destino imperdível para qualquer pessoa!

13. Abrolhos

Ainda na Bahia, mais ao sul, temos o Arquipélago de Abrolhos, formado por cinco ilhas da cidade de Caravelas. Ele é protegido e fica dentro do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, que abriga a maior concentração de peixes por m² do planeta.

Há piscinas naturais com tartarugas e baleias jubartes, que podem ser vistas entre os meses de julho e novembro. O acesso à ilha é feito por embarcações com passeios geralmente diários, além de opções com pernoite no barco.

O desembarque ocorre na ilha Siriba, com opções de trilhas ecológicas e belas praias. Para quem deseja conhecer a vida marinha e aproveitar ótimos pontos de mergulho, com águas cristalinas e belos corais, essa é uma parada obrigatória.

 E agora que você conheceu tantas ilhas imperdíveis, aproveite para organizar logo a sua viagem, fechar um excelente pacote e desfrutar de toda a beleza natural que o nosso país tem para oferecer.

Gostou de descobrir quais são as melhores ilhas no Brasil? Já escolheu a sua favorita para visitar? Então deixe um comentário! Vamos adorar saber quais são suas preferências! 

Venturas Viagens

"Quem somos? Somos criadores de sonhos, de desejos, de momentos e memórias. Somos a coragem que muitos precisam para realizar uma viagem diferente, cheia de natureza, cultura e história. Somos Chapada, Jalapão, Noronha... Somos Índia, Nepal, África... Indochina, Oceania, Indonésia... Somos o inusitado, a superação, a ação e a contemplação. Somos vida e liberdade para quem vive o dia a dia dentro de uma sala com ar condicionado. Somos trabalho duro, mas sempre com imensa alegria e profissionalismo, para poder proporcionar diariamente experiências inesquecíveis que marquem para sempre a vida daqueles que nos deram sua confiança e seu precioso tempo. Somos satisfação, por fazer parte deste universo de viagens e conquistas de todas as pessoas que passaram e passarão pela nossa história.”

Deixe um comentário