Você está visualizando atualmente Turismo no Vietnã: o que não pode faltar no seu roteiro!
Vietnã

Turismo no Vietnã: o que não pode faltar no seu roteiro!

O Vietnã não costuma ser primeira opção de quem planeja viajar ao Sudeste Asiático. Porém, não se engane: há muito o que ver nesse país de extenso litoral e passado imperial. Praias paradisíacas, templos milenares, culinária de primeira e povo hospitaleiro aguardam quem escolhe fazer turismo no Vietnã.

Assim, não há nada de estranho se você estiver pensando em ir para lá. Inclusive, selecionamos algumas informações para ajudá-lo a planejar o roteiro. Acompanhe:

Como chegar?

Existem voos do Brasil para as principais cidades vietnamitas, porém é comum os viajantes aproveitarem as passagens mais baratas para a Tailândia e, dali, voarem para alguma cidade do Vietnã.

É preciso obter visto de entrada, mas é só preencher um formulário na internet, pagar uma taxa e receber, via e-mail, a carta de pré-aprovação, que deverá ser apresentada no momento do desembarque para efetivação do visto. Se preferir, uma boa agência de turismo providenciará a documentação para você. Antes de viajar, lembre-se também de consultar um médico e tomar as vacinas recomendadas, em geral, Hepatite A e Febre Tifoide.

Escolher a melhor época época para visitar o Vietnã é complicado, em virtude de sua grande extensão, o clima muda bastante de uma região para outra. Considerando períodos menos chuvosos: no montanhoso Norte, de janeiro a março é um bom período, enquanto que, na região central, de fevereiro a junho temos a melhor época de visitação. No Sul, o período indicado também é entre janeiro e março, mas com temperaturas mais elevadas.

Como visitar?

A melhor maneira de se conhecer o Vietnã é seguindo de uma ponta a outra — ou seja, de Norte a Sul ou vice-versa. Você pode desembarcar na capital, Hanói, e descer até Ho Chi Minh ou fazer o sentido inverso. Um roteiro completo demanda tempo, o que condicionará a escolha do transporte.

O meio mais rápido, naturalmente, é o aéreo, e as principais cidades possuem aeroportos, o que facilita o deslocamento. Usar a malha ferroviária também é uma alternativa para quem tem um pouco mais de tempo. Por fim, há uma boa oferta de ônibus ligando os destinos turísticos. O menos indicado é alugar um carro, em razão do trânsito caótico do país.

O que conhecer?

Não são poucos os atrativos, o ideal seria dispor de ao menos 20 dias para conhecer tudo — especialmente saborear as possibilidades da culinária vietnamita, com destaque para o Pho, um cozido de macarrão com carne que é símbolo do país.

De qualquer forma, estes lugares não podem faltar no seu roteiro:

Hanói

Ponto de partida ou chegada de qualquer roteiro que se preze, a capital preserva traços de seu passado colonial. Antigo domínio francês, após a 2ª Guerra Mundial o Vietnã obteve a independência e se dividiu em dois: o Norte, comunista, o Sul, pró-Ocidente. Os EUA intervieram na região e iniciaram a Guerra do Vietnã, que terminou com a tomada de Saigon (hoje Ho Chi Minh) pelos comunistas e a unificação do país.

Além do estilo colonial da capital, é possível visitar maravilhas arquitetônicas como o templo Tran Quoc, localizado às margens de West Lake, uma das principais atrações de Hanói.

Outro passeio imperdível é o cruzeiro pela baía de Ha Long, patrimônio mundial da Unesco e provavelmente a paisagem mais marcante do Vietnã. Se dispuser de mais tempo, dê uma esticada até Sapa, nas montanhas.

Hoi An

Cidade das lanternas, Hoi An é o principal destino da região central do país. Seu centro histórico é protegido pela Unesco e remete ao seu passado cosmopolita, quando foi um dos portos mais importantes da Ásia. Atualmente, é apreciada pelo clima romântico e pela fama de seus alfaiates.

Próximo a Hoi An temos Hué, com sua cidade imperial, e Da Lat, de arquitetura francesa. Aproveite ainda para visitar o famoso balneário de Nha Trang.

Ho Chi Minh

O que mais chama a atenção nessa cidade é seu trânsito maluco, dominado pelas motocicletas. Porém, é uma cidade acolhedora e marcada pelas lembranças da guerra (visite o museu dedicado à guerra e os túneis usados pelos vietcongues). Não esqueça de planejar um passeio pelo Delta do Mekong e conhecer suas comunidades tradicionais.

Pacotes de viagem para o Vietnã

Curtiu a ideia de fazer turismo no Vietnã? Se ainda não ficou convencido, este post vai mostrar o porquê de embarcar nessa aventura. Confira!

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Deixe um comentário