Você está visualizando atualmente 5 parques nacionais brasileiros para os amantes da natureza. Conheça!
Raio de luz cria impacto neon nas águas do poço Encantado, Chapada Diamantina

5 parques nacionais brasileiros para os amantes da natureza. Conheça!

Com suas dimensões continentais, o Brasil reserva aos amantes da natureza diversas opções de parques nacionais para serem explorados. Com biomas distintos entre eles — pelo fato das localizações serem diferenciadas —, esses parques reservam ao turista a possibilidade de conhecer uma natureza ainda intocada pelo homem e preservada para as futuras gerações.

5 parques nacionais brasileiros

1. Lençóis Maranhenses, Maranhão

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Banho em uma das muitas lagoas cristalinas que se formam  no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Localizado na região Nordeste do país, no Estado do Maranhão, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma unidade de conservação que protege integralmente a fauna, a flora e as belezas naturais existentes no local. Por estar inserido no bioma costeiro marinho, o parque apresenta ecossistemas distintos, que vão do mangue à restinga, passando por belíssimas dunas.

Para visitar o parque, o turista deve se dirigir ao município de Barreirinhas (melhor estrutura), Santo Amaro (lagoas perenes durante todo ano) ou Atins (povoado “pé na areia” junto à foz do Rio Preguiças). A entrada na reserva se dá por meio de acompanhamento de guia credenciado, e o deslocamento entre as atrações é feito com veículos cuja tração seja nas quatro rodas, ou por barco.

Pacotes de viagem para Lençóis Maranhenses

2. Chapada Diamantina, Bahia

Pôr do sol no Morro do Pai Inácio, Chapada Diamantina
O entardecer no Morro do Pai Inácio é um dos muitos atrativos imperdíveis no Parque Nacional da Chapada Diamantina

Região de serras protegida pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, é lá onde os amantes da natureza encontram as nascentes de quase todos os rios que compõem as bacias do Paraguaçu, Jacuípe e Rio de Contas. As nascentes, que brotam nos cumes, deslizam pelas serras e despencam lá do alto, formando belíssimas cachoeiras – além de piscinas naturais.

A vegetação da Chapada Diamantina é exuberante, apresentando espécies da caatinga semiárida e da flora serrana — é possível encontrar belos exemplares de orquídeas, bromélias e sempre-vivas. Entre os destaques da região, podemos citar a Cachoeira da Fumaça, a Cachoeira do Buracão, o Morro do Pai Inácio, o pantanal do Marimbus, e os poços Azul e Encantado.

Segue abaixo um vídeo de 2 minutos explicando sobre a melhor logística para quem estiver planejando uma viagem à região

Pacotes de viagem para Chapada Diamantina

3. Fernando de Noronha, Pernambuco

Parque nacional de Fernando de Noronha
Fernando de Noronha é bonita de qualquer ângulo, em qualquer época do ano e vista de qualquer das suas praias.

Arquipélago brasileiro administrado pelo estado de Pernambuco, Fernando de Noronha é composto por 21 ilhas, ilhotas e rochedos cujas origens são vulcânicas. Suas praias são famosas por serem belas e proporcionarem ao turista a possibilidade de praticar o mergulho a profundidades que vão até os 40 metros. A visibilidade pode chegar a até 50 metros.

É possível chegar a Fernando de Noronha por meio de duas capitais: Natal ou Recife. Delas, partem voos diários para a principal ilha do arquipélago. Entre as atrações de Fernando de Noronha que podemos destacar, estão: Mirante dos Golfinhos, Trilha Histórica, mergulho livre, passeio de barco ao entardecer e trilhas do Leão, Golfinho e Atalaia.

Pacotes de viagem para Fernando de Noronha

4. Aparados da Serra, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Parque Nacional dos Aparados da Serra
Os Cânions do Parque nacional dos Aparados da Serra são de tirar o fôlego

Situado entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, encontramos a nossa quarta dica: o Parque Nacional de Aparados da Serra. Esse parque concentra os desfiladeiros que fazem a fronteira natural entre os dois estados. Seus paredões verticais chegam a 700 metros de altura.

Por lá, a vegetação concentra biomas como a mata atlântica, o pampa gaúcho e as florestas de araucária. É possível encontrar em Aparados da Serra animais como o lobo-guará, o papagaio-de-peito-roxo e a jaguatirica.

Pacotes de viagem para Aparados da Serra

5. Chapada dos Veadeiros, Goiás

Saltos do Rio Preto no Parque Nacional da Chapada Dos Veadeiros, Goiás.
Os Saltos do Rio Preto no Parque Nacional da Chapada Dos Veadeiros, visto da “janela”. Foto: Ion David

Localizado no estado de Goiás, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros apresenta fauna, flora e hidrografia preservados. Entre os animais que habitam o parque, mais de 50 espécies deles são tidas como raras ou sob risco de extinção. É possível encontrarmos na Chapada dos Veadeiros animais como o cervo-do-pantanal, o veado-campeiro, a onça-pintada, o lobo-guará, a ema, o urubu-rei e o gavião.

O acesso ao parque acontece pelo Povoado de São Jorge, por Alto Paraíso de Goiás. A visitação pode ser acompanhada por guias ou não, fica a critério do turista. Entre os destaques do parque, podemos citar o Vale da Lua — rochas na cor cinza que foram esculpidas pelo Rio São Miguel —, Cachoeiras Almécegas — duas cachoeiras que escorrem por rochas íngremes —, Raizama — conjunto de cachoeiras que é excelente para a prática de canyoning e rapel —, além de piscinas naturais de águas termais.

Outra dica importante é se hospedar também em Cavalcante, outro município vizinho ao Parque nacional e próximo incrível cachoeira de Santa Bárbara com suas águas esverdeadas. 

Pacotes de viagem para Chapada dos Veadeiros

Segue lista de links para quem quer ir mais fundo ou saber sobre pacotes de viagens para estes Parques.

Lençóis MaranhensesChapada DiamantinaFernando de NoronhaAparados da SerraChapada dos Veadeiros

Gostou da nossa lista de Parques Nacionais? Então confira este artigo e saiba mais sobre o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros!

Venturas Viagens

"Quem somos? Somos criadores de sonhos, de desejos, de momentos e memórias. Somos a coragem que muitos precisam para realizar uma viagem diferente, cheia de natureza, cultura e história. Somos Chapada, Jalapão, Noronha... Somos Índia, Nepal, África... Indochina, Oceania, Indonésia... Somos o inusitado, a superação, a ação e a contemplação. Somos vida e liberdade para quem vive o dia a dia dentro de uma sala com ar condicionado. Somos trabalho duro, mas sempre com imensa alegria e profissionalismo, para poder proporcionar diariamente experiências inesquecíveis que marquem para sempre a vida daqueles que nos deram sua confiança e seu precioso tempo. Somos satisfação, por fazer parte deste universo de viagens e conquistas de todas as pessoas que passaram e passarão pela nossa história.”

Deixe um comentário