Você está visualizando atualmente Paisagem exclusiva no mundo: Lençóis Maranhenses
Banho de lagoa cristalina nos lençóis Maranhenses

Paisagem exclusiva no mundo: Lençóis Maranhenses

Os Lençóis Maranhenses compõe uma paisagem única no mundo. Em nenhum outro lugar do planeta existe um ambiente que se pareça tanto com um deserto, devido a milhares de dunas que se espalham pela imensa área do Parque Nacional, e que apresente inúmeras lagoas cristalinas de água doce para deleite de seus visitantes que se sentem no caribe!

Preparamos esse post com tudo o que você precisa saber para se maravilhar com este cenário e fazer dos Lençóis Maranhenses sua próxima viagem. Preparado? Então, vamos lá!

Travessia Lençóis Ma - Jota Marincek (30) Travessia Lençóis Ma - Jota Marincek (387) Travessia Lençóis Ma - Jota Marincek (154) trabalhada Lençóis Maranhenses

Qual a melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses?

Como a maior parte dos destinos turísticos, os lençóis maranhenses também possui alta temporada. A melhor época de visitar esse lugar incrível é abril e setembro, que é quando as lagoas estão mais cheias, especialmente maio, junho e julho. No entanto, quem for entre outubro e março, quando as lagoas estão de vazias à secas, ainda assim irá se surpreender com a beleza dos lençóis. Além disso, uma opção para essa época de vazão, é Santo Amaro, aonde estão as maiores e mais fundas lagoas durante todo o ano.

Como chegar, onde se hospedar e quais as melhores opções?

A principal rota para entrar nos lençóis é chegando em São Luís, por meio de avião. De lá, deve-se pegar um transporte (carro alugado, ônibus, táxi, etc.) até a cidade de Barreirinhas, porta de entrada da atração, que fica cerca de quatro horas da capital maranhense. Para quem é de regiões mais próximas, há algumas rotas para se chegar de carro ou de barco, pelo rio Preguiça.

O mais comum é contratar uma agência especializada. Além de Barreirinhas, considere incluir Atins em seu roteiro – um pequeno vilarejo muito sossegado bem próximo à entrada do Parque dos Lençóis, permitindo que algumas lagoas sejam visitadas a pé.

Tanto Barreirinhas, quanto Atins possuem opções para os turistas se hospedar. Contudo, a cidade de Barreirinhas é mais urbanizada, com bastante comércio e hospedagens melhores, enquanto Atins é mais rústica.

Além disso, para os mais aventureiros, há uma opção sensacional de se conhecer os lençóis: fazendo a travessia a pé pelo parque. Considerado um dos caminhos mais espetaculares da América do Sul, normalmente, o passeio funciona assim: você sai da cidade de Barreirinhas e percorre uma travessia de até 4 dias pelos lençóis até Santo Amaro. No caminho, você irá conhecer, e até se hospedar, nas comunidades de pescadores que moram no interior do parque, vivenciando fortemente o cotidiano desses moradores. Para os que pensam em fazer esse trajeto, se atente para o seguinte: o sol e o cansaço pode ser uma desvantagem, entretanto, o sacrifício terá uma recompensa extraordinária.

Como funciona o passeio ao Parque dos Lençóis?

Quando contratado uma agência, normalmente, o passeio funciona assim: você chega à entrada do parque depois de percorrer alguns quilômetros em uma 4×4. No parque, você irá visitar as lagoas como a Azul e a Bonita, e poderá desfrutar de toda a beleza e águas límpidas que só os lençóis te proporcionam.

Além dos parque, há mais o que fazer em Barreirinhas?

A cidade de Barreirinhas tem uma estrutura incrível para receber turistas, repleta de hotéis, bares e restaurantes. Além disso, muitas agências oferecem outros passeios além dos lençóis. O mais famoso deles é pegar uma voadora (tipo de barco da região) e ir até Caburé, passando por Vassouras, conhecida pelos macacos e pequenos lençóis, e Mandacaru, pequena comunidade à beira do rio.

Outra opção, é se entregar ao balanço das águas límpidas do Rio Cardosa e fazer uma tranquila e inesquecível flutuação no curso deste rio.

E em Santo Amaro?

Como dito, Santo Amaro é onde se encontram as lagoas mais perenes da região, sendo uma excelente alternativa, especialmente na época de seca das lagoas mais conhecidas. Apesar de estar no meio da areia, colada ao Parque dos Lençóis, a vila possui alguma estrutura para receber os visitantes.

Deslumbrante, extraordinário, sensacional, surpreendente… nossa, até difícil de descrever, concorda?

Se quiser saber mais sobre o destino ou sobre pacotes de viagens para Lençóis Maranhenses.

Venturas Viagens

"Quem somos? Somos criadores de sonhos, de desejos, de momentos e memórias. Somos a coragem que muitos precisam para realizar uma viagem diferente, cheia de natureza, cultura e história. Somos Chapada, Jalapão, Noronha... Somos Índia, Nepal, África... Indochina, Oceania, Indonésia... Somos o inusitado, a superação, a ação e a contemplação. Somos vida e liberdade para quem vive o dia a dia dentro de uma sala com ar condicionado. Somos trabalho duro, mas sempre com imensa alegria e profissionalismo, para poder proporcionar diariamente experiências inesquecíveis que marquem para sempre a vida daqueles que nos deram sua confiança e seu precioso tempo. Somos satisfação, por fazer parte deste universo de viagens e conquistas de todas as pessoas que passaram e passarão pela nossa história.”

Deixe um comentário