Você está visualizando atualmente Camboja – Confira 5 razões para conhecer

Camboja – Confira 5 razões para conhecer

O Camboja é um país localizado no sudeste asiático, fazendo fronteira com a Tailândia, Vietnã e Laos. O país quase sempre está no roteiro de quem vai visitar seus vizinhos, mas a localização não é seu único atrativo.

Famoso por seus templos e ruínas, o Camboja é um paraíso para quem deseja conhecer uma cultura diferente, visitar lindas praias, se conectar com sua espiritualidade e viver muitas experiências incríveis.

Com quase 16 milhões de habitantes, é um dos destinos asiáticos que sofreu menos influências ocidentais ao longo do tempo, o que faz com que a experiência no país seja autêntica e surpreendente. Quer descobrir um pouco mais do país e conhecer 5 razões para colocá-lo em seu roteiro? Confira o nosso post!

O que saber antes de viajar para o Camboja?

Não existem voos diretos do Brasil para o Camboja. A melhor opção é chegar pela Tailândia, sendo que você pode apenas fazer uma conexão por lá ou passar alguns dias no país antes de seguir viagem. Há vários voos entre os dois países, com origens e destinos em várias cidades diferentes.

Melhor época para viajar

Antes de marcar sua viagem para o Camboja, é importante verificar se a época é recomendada para visitá-lo. Assim como seus vizinhos, o país passa por um longo período de monções, que vai de maio a meados de outubro, quando ocorrem:

  • chuvas intensas.
  • muito vento;
  • alagamentos;
  • clima úmido.

Esse é o pior momento para visitar o destino. A época mais indicada para ir ao Camboja é no período entre novembro e fevereiro, quando o clima está mais seco e as temperaturas mais amenas. Mas é bom ir preparado, pois faz calor o ano inteiro! Janeiro é um dos meses menos quentes e dificilmente faz menos de 28 graus. 

Idioma

O idioma oficial do Camboja é o Khmer, mas nas cidades turísticas — como a capital Phnom Phenh, a mais popular Siem Reap e a litorânea Sihanoukville — é muito fácil encontrar locais que falem inglês. Mesmo que não tenham fluência no idioma, eles se esforçam ao máximo para se comunicar com os turistas.

Moeda

A moeda oficial do país é o Riel Cambojano, mas a mais bem aceita por lá é o dólar americano. Então, não se preocupe em fazer o câmbio para obter o dinheiro do país, pois encontrará preços melhores pagando em dólar mesmo.

Inclusive, em alguns lugares, você pode encontrar dificuldade em fazer o pagamento de valores altos em Riel, especialmente nas cidades turísticas.

Por que conhecer o Camboja?

1. Belas praias

O Camboja possui belíssimas praias em seus 400 km de litoral, além das mais de 60 ilhas. Por serem bem menos famosas que as de sua vizinha Tailândia, as praias do país não ficam tão cheias, já que a maioria dos turistas passa por lá sem tomar ao menos um banho de mar.

Mas vale muito a pena reservar alguns dias em seu roteiro para curtir as praias com águas azuis turquesa e cristalinas, em ambientes tranquilos e quase privativos. A cidade mais popular do litoral é Sianoukville, e algumas das praias mais famosas do Camboja são Texmex e Koh Tmei. 

2. Cultura e história milenares

Não dá para falar da Ásia sem citar sua cultura que, além de milenar, é bem diferente da nossa ocidental. Viajar pelo continente e ter a oportunidade conhecer o modo de vida oriental é uma experiência e tanto. E o Camboja tem algo ainda mais especial, já que preservou sua cultura muito mais que a maioria dos países asiáticos que, graças à globalização, acabaram herdando muitos costumes ocidentais. 

Camboja
Camboja

Além disso, o país tem muita história, já que é habitado desde o século I. Várias civilizações já passaram por ali e, durante séculos, o Camboja teve a maior cidade do mundo — Angkor. Mas também houve muita tristeza e tragédias na história do país, quando o partido comunista decidiu que qualquer pessoa estudada não merecia viver.

3. Templos grandiosos

A religião e a espiritualidade são elementos muito importantes na cultura cambojana. Um dos principais atrativos do país são seus templos grandiosos e milenares. Os mais famosos são os Templos de Angkor, na cidade de Siem Rap — que, graças a essas atrações, é a mais visitada pelos turistas que vão ao Camboja.

Angkor Wat - Camboja
Angkor Wat – Camboja

O maior deles é Ankgor Wat, considerado a maior estrutura religiosa já construída no mundo! Inicialmente era um templo hindu, mas hoje é um local budista. É visitado por dois milhões de turistas todos os anos e tem sua imagem estampada nas cédulas e na bandeira do país!

Você pode até visitar o Camboja e não conhecer suas belas praias, mas é impossível ir até lá e não visitar ao menos um templo, que são os orgulhos do povo cambojano e a principal razão que faz com que os turistas coloquem o país em seu roteiro.

4. Ecoturismo e aventura

Uma possibilidade ainda pouco explorada pelos turistas é o ecoturismo e as aventuras pelo Camboja. Com belíssimas florestas e a maior biodiversidade da Ásia, o país é lar de diversos animais selvagens que estão ameaçados de extinção. 

Koh Kong é o destino ideal para os mais aventureiros. Um local bastante remoto e com poucos turistas, perfeito para:

  • observar pássaros;
  • praticar mountain bike;
  • nadar em cachoeiras;
  • fazer uma caminhada noturna pela selva etc.

As possibilidades são inúmeras!

5. Culinária surpreendente

Uma das melhores maneiras de conhecer um povo e sua cultura é experimentando seus pratos típicos. A culinária cambojana é surpreendente e mistura muitos sabores e características de vários pedacinhos da Ásia. Os carrinhos de comida na rua e os mercados são muito populares por lá, e você pode se deliciar com diversas especialidades culinárias.

No litoral, os frutos do mar são bastante apreciados, principalmente peixes e camarões. Se você não se adaptar à comida cambojana, as cidades mais turísticas do país possuem opções de restaurantes internacionais.

Deu para perceber quanta coisa legal há para descobrir e explorar no Camboja? Essa com certeza será uma das viagens mais incríveis e surpreendentes de sua vida!

Se você gostou da ideia e quer combinar o destino com outros lugares, leia nosso post com dicas de como visitar vários países no sudeste asiático em uma só viagem.

Pacotes de viagem para o Camboja

 

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Deixe um comentário