Viajar é procurar pelo novo, pela tranquilidade e pela renovação das nossas forças, abrindo possibilidade para experiências, com novas energias. Conhecer diferentes lugares desperta a liberdade, transportando-nos para outro mundo e aprofundando-nos em diferentes culturas.

Se você é do tipo que está sempre em busca de novidades ou que quer paisagens e destinos diferentes para contar história, que tal viver mais uma experiência incrível?

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado na região nordeste do estado do Maranhão, vizinho às cidades de Barreirinhas, Santo Amaro e Atins, é um desses destinos que todos devem conhecer em algum momento da vida!

Antes de embarcar para os Lençóis Maranhenses, é comum nos encantarmos pelas fotos e imagens do local. Entretanto, para aproveitar ao máximo sua viagem e torná-la inesquecível, é importante pesquisar bem, analisar mapas e buscar maiores informações sobre as possibilidades de locais para hospedagens e características sazonais dos passeios para que faça uma boa logística e tudo corra da melhor forma possível. Quem gosta de viajar com tudo pensado e planejado antecipadamente, pode optar por um pacote de viagem para Lençóis Maranhenses da Venturas Viagens, empresas especializada no seguimento de turismo de natureza.

Onde ficar?

Apesar de ser uma cidade pequena, com a simplicidade de seus habitantes, Barreirinhas oferece algumas opções em hospedagem, das mais simples às mais sofisticadas, distribuídas entre hotéis e pousadas para quem quer ficar mais bem acomodado. Se quiser conhecer mais a fundo este Parque e puder abrir mão de um pouco de conforto, deve se planejar para se hospedar também em outras localidades, como Atins ou Santo Amaro.

O que fazer?

São muitas opções de passeios, mas tudo gira em torno do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Há duas formas distintas de se aproveitar esse destino: uma para quem não abre mão de um determinado conforto e que poderão ficar em hotéis e fazer passeios durante o dia retornando ao local de partida no final do dia, e outra mais intensa e interativa, para os mais aventureiros, em que se faz uma travessia por dentro do Parque durante 3 dias, pernoitando em redes nas pequenas vilas de pescadores.

Principais lugares e dicas de passeio

Barreirinhas  é uma cidade pequena, cercada pelo Rio Preguiças. É conhecida como a porta de entrada dos Lençóis Maranhenses, onde há uma extensa área de Dunas Brancas com lagos e lagoas. Uma paisagem maravilhosa e sedutora.

As lagoas Azul e Bonita são as mais conhecidas e frequentadas pelos turistas. A lagoa Verde é uma das paisagens mais belas para conhecer e se deliciar. É a única lagoa que, mesmo no período da seca, não some na região. Já no Rio Preguiças, que margeia o Parque, oferece a oportunidade de um passeio com diversas paradas, como em Vassouras, um pequeno conjunto de lençóis onde ficam lagoas e dunas menores, o farol de Mandacarú ou a vila de Caburé.

Atins fica na foz do rio Preguiças. É uma Vila de Pescadores, com ruas de areia fofa, sendo a entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Há praias, Igarapés, as lagoas Verde e do Mário, e tantas outras paisagens divinas para se conhecer. Possibilita a prática de windsurf, kitesurf, outros esportes aquáticos e ecoturismo.

Por lá se fazem muitos passeios a pé, a fim de conhecer as lagoas do Canto do Atins, a Foz do Rio Preguiças, e a maravilhosa Praia de Atins, que é praticamente deserta.

Travessia dos Lençóis Maranhenses

Travessia Lençóis Ma Jota Marincek 276 225x300 - Lençóis maranhenses: surpreenda-se
Trekking nos Lençóis Maranhenses. Foto: Jota Marincek

Este é o roteiro ideal para quem busca uma experiência inesquecível e dá mais importância para uma vivência cultural do que para o conforto das pousadas e hotéis. O deslocamento em três dias de caminhada entre o município de Santo Amaro e  Atins, deve ser feito no sentido leste-oeste, o mesmo que sopra o vento constante que da forma às centenas de dunas de um percurso que surpreende a todos com lagoas cristalinas de água doce que estão sempre convidando os caminhantes para um bom banho. O possível desconforto de dormir em redes como ensinam os locais, é totalmente compensado pelos entardeceres, céu estrelado e a presença constante da Lua. Uma dica: Programe se para iniciar sua caminhada antes da alvorada.  Se preferir viajar com tudo organizado, consulte um pacote de viagens de empresa especializada.

Agora que você já conhece algumas dicas de como se surpreender com Lençóis Maranhenses, que tal compartilhar esse artigo com outras pessoas que tenham interesse? Aproveite para deixar seus comentários e continue acompanhando nosso blog.