Você está visualizando atualmente Chapada dos Veadeiros: uma das paisagens mais exuberantes do Brasil
As águas da Cachoeira de Santa Bárbara com sua incrível coloração esverdeada na Chapada Dos Veadeiros

Chapada dos Veadeiros: uma das paisagens mais exuberantes do Brasil

Localizada a 1.700 metros de altitude, no ponto mais alto do Planalto Central em Goiás, a Chapada dos Veadeiros é uma das paisagens mais exuberantes do Brasil! É um paraíso natural, repleto de cachoeiras, piscinas naturais, matas, cânions, flores de diversas espécies e animais selvagens ameaçados de extinção — como onças, lobos, veados, entre outros.

Mais de 65 mil hectares em oito municípios fazem com que a Chapada dos Veadeiros seja um dos principais atrativos turísticos de Goiás. O destino é imperdível para os amantes do Turismo de Natureza.

O local possui atrações para todos os gostos, desde passeios tranquilos como observar pássaros e meditar, até os mais radicais como tirolesa, rapel e outros esportes. O parque é aberto para apenas 300 pessoas diariamente e o acesso só é permitido com o acompanhamento de guias credenciados, por isso é necessários fazer o agendamento com antecedência.

A melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros é entre os meses de abril e outubro, quando ocorre o período mais seco e há menos possibilidades de chuva. Nos dias chuvosos, que costumam acontecer nos meses de verão, algumas cachoeiras podem ficar fechadas para visitação.

Como chegar?

A Chapada está localizada a cerca de 400km de Goiânia e a 240km de Brasília via BR-020 e GO-118 — o aeroporto mais próximo é o de Brasília. A principal entrada do parque fica localizada a 38km do município de Alto Paraíso, na Vila de São Jorge. Seu acesso se dá pela GO-327, seguindo a direção Colinas do Sul.

Os principais municípios e melhores locais para se hospedar são Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante. Também é possível chegar em Alto Paraíso de ônibus, saindo da rodoviária de Brasília.

O que visitar na Chapada dos Veadeiros?

Alto Paraíso

Além do parque, a cidade de Alto Paraíso oferece diversas outras atrações para seus visitantes. Algumas cachoeiras como Cachoeira dos Cristais, Cataratas do Couro, Loquinhas e a cachoeira dos Anjos e Arcanjos. Há, ainda, as cachoeiras Almécegas I e II, Cachoeira do Macaquinho, o Sertão Zen e o Poço Encantado.

A cidade também possui algumas atrações místicas, como templos, cúpulas, centros holísticos, entre outros. O Jardim de Maytrea é um grande campo florido, com uma linda vista panorâmica para diversas cadeias montanhosas. Em Alto Paraíso ainda é possível praticar esportes como tirolesa e diversas trilhas.

São Jorge

A Vila de São Jorge faz parte do município de Alto Paraíso, e é onde está localizada a entrada principal da Chapada dos Veadeiros. As principais cachoeiras são Raizama e Cachoeira do Segredo. O Mirante da Janela e Abismo é uma das principais atrações, e oferece uma vista surpreendente da Chapada. Outro mirante — o de São Jorge — é ótimo para assistir ao pôr do sol ou observar as estrelas.

Também é um ótimo destino para quem gosta de trilhas, como o Encontro das Águas e a trilha que dá acesso ao Vale da Lua, uma formação rochosa que se parece com as crateras lunares e possui diversas piscinas naturais e grutas. Para chegar ao Salto do Rio Preto e à Cachoeira do Garimpão são 10km de trilha e 5km para o Cânion do Rio Preto e Cachoeira das Cariocas. Há ainda, na Fazenda Morro Vermelho, algumas piscinas naturais de águas termais, com aproximadamente 33°C.

Cavalcante

Pequeno município, Cavalcante não é tão popular quanto Alto Paraíso e São Jorge, mas é o melhor local de hospedagem para quem quer conhecer a famosa cachoeira de Santa Bárbara e suas águas verdes esmeralda, considerada uma das mais bonitas da região. Essa cachoeira está localizada a 6km da comunidade quilombola dos Kalungas — a maior do Brasil. Próximo dali está localizada também a Cachoeira Capivara, ótima para banhos e com um lindo mirante.

Outras atrações são a Cachoeira do Prata, a  Ponte de Pedra — um arco natural de 15m de altura que atravessa o Rio São Domingos —, o Mirante da Ave Maria e a cachoeira de mesmo nome e o Vale das Araras.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

As trilhas e cachoeiras são os principais atrativos do parque. Até pouco tempo atrás, os únicos passeios que era possível fazer ali eram os Saltos do Rio Preto e o Cânion do Rio Preto e Cachoeira das Cariocas. Hoje já existe a possibilidade de fazer diversos outros passeios como as diversas cachoeiras que já foram citadas, esportes de aventura — como trekking, rappel, canionismo, entre outros — e até mesmo balonismo. Os voos de balão acontecem duas vezes ao dia, em Alto Paraíso.

Outra atração muito popular é o Vale Dourado, um santuário ecológico com vários riachos e 30 cachoeiras. Nesse local é possível praticar Boia Cross, um passeio pelos rios em grandes boias redondas, que pode ser feito por todas as idades. A Morada do Sol é um conjunto de piscinas e cachoeiras, um ótimo passeio para toda a família.

A Chapada dos Veadeiros é uma região com uma enorme concentração de minerais como o quartzo — por isso, o parque é considerado um centro de grande concentração de energia.

É necessário contratar uma agência especializada?

A contratação de uma agência especializada não é obrigatória, mas é uma ótima opção para esse tipo de viagem. Com uma agência você irá aproveitar ao máximo as melhores atrações do local, com conforto e segurança e sem ter que se preocupar com os detalhes.

Como a Chapada dos Veadeiros é um local de acesso limitado e com a necessidade do acompanhamento de guias credenciados, a agência cuida de todos esses pormenores e você pode relaxar e apenas curtir sua viagem. Entretanto, é importante contratar uma agência de confiança e que seja especializada em ecoturismo e viagens de aventura.

Gostou de conhecer um pouco mais dessa que é uma das paisagens mais exuberantes do Brasil? A Chapada dos Veadeiros tem muito a oferecer aos turistas e é um destino que agrada a todos!

Gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário contando qual atração você tem mais vontade de conhecer ou qual sua preferida, caso você já conheça o parque!

Pacotes de viagem para Chapada dos Veadeiros

Venturas Viagens

"Quem somos? Somos criadores de sonhos, de desejos, de momentos e memórias. Somos a coragem que muitos precisam para realizar uma viagem diferente, cheia de natureza, cultura e história. Somos Chapada, Jalapão, Noronha... Somos Índia, Nepal, África... Indochina, Oceania, Indonésia... Somos o inusitado, a superação, a ação e a contemplação. Somos vida e liberdade para quem vive o dia a dia dentro de uma sala com ar condicionado. Somos trabalho duro, mas sempre com imensa alegria e profissionalismo, para poder proporcionar diariamente experiências inesquecíveis que marquem para sempre a vida daqueles que nos deram sua confiança e seu precioso tempo. Somos satisfação, por fazer parte deste universo de viagens e conquistas de todas as pessoas que passaram e passarão pela nossa história.”

Este post tem 2 comentários

  1. Maria Rosa Olivieri Campos

    Já estive na Chapada dos Veadeiros, fiquei em
    Valparaiso. Viagem cheia de aventuras, encontroa
    com a natureza e a magia mística dos passeios entre
    a vegetação, rios, cachoeiras, animais silvestres.
    Gostaria muito de voltar naquele paraíso terrestre.

    1. Venturas Viagens

      Oi Maria Rosa! Conte com nosso apoio para sugerir pacotes para lá. Atuaalmente, além de Alto paraíso, existe a possibilidade de conhecer outros atrativos ficando em Cavalcante e/ou São Jorge.

Deixe um comentário