Você está visualizando atualmente Aprenda a fazer um repelente caseiro para as suas aventuras!

Aprenda a fazer um repelente caseiro para as suas aventuras!

Tem coisa melhor do que experimentar alguns dias na natureza? Curtir uma revigorante caminhada em meio ao verde, refrescar-se numa cachoeira de águas cristalinas ou respirar o ar puro da montanha? Com a chegada do verão, esse tipo de destino (junto com as praias, claro!) é o preferido de quem ama viajar.

O problema está nos mosquitos, borrachudos e muriçocas, que batem ponto nesses lugares. Basta ficar um segundo parado que eles atacam, fazendo estapearmo-nos furiosamente para afastá-los — muitas vezes, sem sucesso. Além de irritantes, esses insetos podem ser um perigo, visto que o Aedes Aegypti anda disseminando várias doenças por aí.

Claro que há remédio: basta aplicar um repelente que a gente consegue manter essas pestinhas bem longe de nós. Mas, antes que você saia correndo até a farmácia ou ao supermercado mais próximo, temos uma sugestão: que tal produzir um eficiente repelente caseiro para levar em suas viagens?

Saiba, neste post, por que essa medida é inteligente e como fazer seu próprio repelente em casa. Confira:

Por que não usar o repelente industrializado?

Se você achou estranha a ideia de fabricar o próprio repelente, temos a informar que as versões industrializadas do produto carregam agentes químicos que podem causar prejuízos à saúde.

O principal vilão, no caso, é o composto dietiltoluamida, mais conhecido pela sigla DEET. Esse componente, presente na fórmula de quase todas as loções repelentes vendidas no país, é suspeito de causar reações alérgicas e até problemas hepáticos, quando usado com muita frequência.

Com base nessas suspeitas, a Anvisa determinou, em 2012, que os fabricantes informem, no rótulo dos produtos, os possíveis riscos do DEET e a precaução de aplicar o repelente apenas três vezes ao dia, especialmente em crianças entre 2 e 12 anos.

Além disso, estudos indicam que o infame mosquito da dengue está se tornando biologicamente resistente aos repelentes à base de DEET.

Soma-se a isso a questão ambiental: a produção industrial de aerossóis e loções repelentes tem um custo ao meio ambiente, visto que o material usado nas embalagens não é tão simples de reciclar. A tendência é que se juntem ao já problemático volume de lixo sem destinação apropriada, que infesta nossas cidades.

Como fabricar o repelente caseiro?

Agora, vamos ensinar como fabricar o seu repelente caseiro, utilizando ingredientes naturais e sem contraindicações. Para que não haja dificuldades, ofereceremos duas receitas. Aqui vão elas:

1. Repelente caseiro à base de cravo-da-índia

Os ingredientes são:

  • 500ml de álcool;

  • 2 colheres de sopa de cravo-da-índia;

  • 100ml de óleo corporal (óleo de amêndoas, por exemplo).

Despeje o álcool numa garrafa de vidro de 1 litro e acrescente os cravos. Feche o recipiente e deixe-o guardado ao abrigo da luz durante quatro dias, agitando o conteúdo duas vezes ao dia, para aumentar a concentração da infusão.

Depois dos quatro dias, coe o conteúdo e acrescente o óleo corporal. Transfira para um frasco com tampa borrifadora e aplique sobre a pele. Sua eficácia dura aproximadamente três horas, sendo necessário uma nova aplicação do produto após esse período, caso seja necessário.

2. Repelente caseiro à base de citronela

Assim como o cravo-da-índia, a citronela é um eficiente repelente natural de insetos. Por isso, ela é a base de nossa segunda receita, cujos ingredientes são:

  • 150ml de óleo essencial de citronela;

  • 300ml de óleo de amêndoas.

Novamente, despeje os dois ingredientes dentro de uma garrafa e misture bem. Mantenha o recipiente fechado e ao abrigo do sol e aplique o produto sobre a pele, evitando o contato com os olhos ou machucados. A proteção dura mais ou menos o mesmo tempo que a alternativa anterior, sendo necessário uma reaplicação após esse período.

Com essa medida simples, você curte suas aventuras sem temer os mosquitos, economiza uma grana e ainda dá uma forcinha ao meio ambiente. Assim, na sua próxima viagem, não esqueça de levar seu repelente caseiro!

Agora, que tal curtir a nossa fanpage? Ela está recheada de dicas, destinos incríveis e imagens de tirar o fôlego! Até a próxima!

Continue lendo aqui

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Deixe um comentário