Você está visualizando atualmente Viajar sozinho: uma busca por aventuras e autoconhecimento

Viajar sozinho: uma busca por aventuras e autoconhecimento

Viajar sozinho é cada vez mais comum entre homens e mulheres. Quem passa por essa experiência a descreve como enriquecedora e só vê vantagens — principalmente no que diz respeito à sensação de liberdade e às descobertas incessantes que ocorrem ao longo do percurso.

Apesar de haver alguns mitos e medos envolvidos nesse projeto, hoje não há mais razão para isso, visto que contamos com empresas especializadas que organizam toda a viagem, restando a você apenas escolher o destino e aproveitar. É ou não tentador?

Pensando em você, que já tem essa ideia em mente, resolvemos listar as principais vantagens de colocá-la em prática. Acompanhe!

Conhecer novas pessoas

É muito mais fácil fazer amizades quando estamos sós. Quando viajamos acompanhados, geralmente nos fechamos para as pessoas desconhecidas, dando atenção apenas a quem está ao nosso lado. No entanto, a coisa muda um pouco de figura quando estamos sozinhos — passamos a reparar mais nos outros.

Sozinhos nos tornamos muito mais receptivos a fazer novas amizades, principalmente com quem se encontra na mesma situação. Somos forçados a sair de nossa zona de conforto e conhecer mais gente.

Absorver mais cultura

Sozinhos ficamos muito mais atentos, temos mais tempo e foco para assimilar a cultura local. Ao contrário de quando estamos com alguma companhia, temos mais curiosidade, perguntamos mais e tentamos nos comunicar.

Ou seja, saímos de uma viagem desse tipo muito mais enriquecidos culturalmente. Também passamos a ter um novo olhar para as coisas que acontecem ao nosso redor, sem que haja qualquer interferência. Uma boa dica é programar visitas a pontos populares para sentir a cultura local mais de perto.

Saborear a liberdade de viajar sozinho

A liberdade total e irrestrita talvez seja uma das maiores vantagens de se viajar sozinho. Você é quem dita tudo: seu tempo, suas escolhas, vai onde quiser e não dá satisfação a ninguém. 

Mas o melhor de tudo é saber que o momento é seu. A sensação de liberdade não causará culpa, preocupação ou qualquer outro sentimento negativo!

Colocar outro idioma em teste

Se o local para o qual programou viajar possui um idioma no qual, porventura, você é fluente, essa é uma boa chance de testar sua fluência. Do contrário, será uma oportunidade de aprender uma língua nova.

Viajar para lugares desconhecidos fora do Brasil sem um conhecimento básico do idioma não é aconselhável. No entanto, se a viagem for por meio de uma empresa especializada de turismo, você terá um suporte para se comunicar e não enfrentará maiores problemas com isso.

Poder contar com uma empresa especializada

A vantagem de contar com uma empresa de turismo especializada é que ela organiza hospedagens e passeios. Essa é uma boa forma de fazer viagens a locais longínquos com segurança e tranquilidade.

Para os aventureiros, é uma boa oportunidade de fazer viagens “fora da caixa”, como ver animais selvagens e explorar montanhas inóspitas, entre outros roteiros. 

Adquirir autoconhecimento

Talvez o autoconhecimento seja a maior vantagem de se viajar só. Poucas vezes na vida temos oportunidade de ficar muito tempo com nós mesmos — nossos pensamentos, medos e vontades.

A dica é aproveitar, pois muita coisa virá à tona nesse momento: a maneira como você se relaciona com os outros e os seus desejos mais profundos. É a hora de saber como se comportar em situações que estejam fora de sua zona de conforto. Aproveite!

Você deve ter ficado com mais vontade ainda de viajar sozinho, não é verdade? Concorda com as vantagens de ter bons momentos na sua própria companhia? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e mostre a seus amigos que essa experiência pode ser muito enriquecedora!

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Deixe um comentário