“Tomara que hoje a Pincoya dance bastante para que a pesca seja boa!” Assim se despedem os grupos de pescadores que saem rumo ao mar. A mitologia do pitoresco arquipélago de Chiloé, no norte da Patagônia Chilena, ainda é muito presente no dia-a-dia dos chilotes que creem que é esta deusa da fertilidade quem dita os sinais de abundância ou escassez da atividade.

O dia a dia local é calmo e tranquilo e a vida ainda se baseia na agricultura, sem muita influência capitalista, ao mais perfeito modo de vida antigo: o escambo! As casas são feitas de madeiras e se unem às praias desertas, aos lagos e às florestas nativas em um cenário fabuloso. O ar bucólico fica completo quando se percebe que a ilha abriga mais de 200 igrejas, sendo 16 delas Patrimônios Mundiais da UNESCO. Um convite irrecusável para o descanso neste pedacinho do Chile parado no tempo.

Sugestão Venturas – Não deixe de provar o Curanto, o prato mais típico de Chiloé. De origem indígena é um grande assado feito sobre pedras quentes em um buraco cavado no chão. Tem o marisco como seu ingrediente principal, mas leva também carnes e batatas – que, aliás, são um símbolo da ilha que cultiva mais de 200 variedades diferentes do tubérculo!

Tierra Chiloé Hotel & SPA

Cercado por campos, colinas e pelas águas azuis do Pacífico, o Tierra Chiloé Hotel & SPA é dono dos selos Virtuoso e Unique Lodges of the World by National Geographic. Sua arquitetura sustentável remete à das casas tradicionais das vilas pesqueiras, em total sintonia com a paisagem. O programa All inclusive permite explorar diversas ilhas à bordo do barco privado “Wiliche”, desbravando as paisagens e os vilarejos da região e fazendo uma imersão na rica cultura regional. Além de se deliciar com alimentos frescos produzidos na horta do próprio hotel e pela comunidade local, o “UMA SPA”, convida ao relaxamento em suas instalações que incluem sauna seca e a vapor, e uma bela piscina de borda infinita, ao ar livre, aquecida e com vista para o oceano.

Pacotes de viagem para Chiloé