Chapada dos Veadeiros: uma das paisagens mais exuberantes do Brasil
A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é um destino imperdível para quem busca trilhas, cachoeiras e ecoturismo com infraestrutura de qualidade. Patrimônio Natural Mundial da UNESCO, Reserva da Biosfera e Parque Nacional, a Chapada dos Veadeiros abriga rica biodiversidade, paisagens deslumbrantes e formações geológicas que datam de mais de um bilhão de anos.
Se você procura por turismo de aventura, a Chapada dos Veadeiros oferece uma combinação perfeita entre natureza e estrutura. Um bom roteiro para esse destino deve incluir os principais atrativos do parque e da região de Alto Paraíso.
Um ecossistema rico
Localizada a 1.700 metros de altitude, no ponto mais alto do Planalto Central em Goiás, essa é uma das paisagens mais exuberantes do Brasil! Um paraíso natural, repleto de cachoeiras, piscinas naturais, matas, cânions, flores de diversas espécies e animais ameaçados de extinção — como onças, lobos, veados, entre outros.
Mais de 65 mil hectares em oito municípios fazem com que a Chapada dos Veadeiros seja um dos principais atrativos turísticos de Goiás. O destino é imperdível para os amantes do Turismo de Natureza.
O local possui atrações para todos os gostos, desde passeios tranquilos como observar pássaros e meditar, até os mais radicais como tirolesa, rapel e outros esportes. O parque é aberto para apenas 300 pessoas diariamente e o acesso só é permitido com o acompanhamento de guias credenciados; por isso, é necessário fazer o agendamento com antecedência.
A melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros é entre os meses de abril e outubro, quando ocorre o período mais seco e há menos possibilidades de chuva. Nos dias chuvosos, que costumam acontecer nos meses de verão, algumas cachoeiras podem ficar fechadas para visitação.
Como chegar à Chapada?
A Chapada está localizada a cerca de 400 km de Goiânia e a 240 km de Brasília via BR-020 e GO-118 — o aeroporto mais próximo é o de Brasília. A principal entrada do parque fica localizada a 38 km do município de Alto Paraíso, na Vila de São Jorge. Seu acesso se dá pela GO-327, seguindo a direção de Colinas do Sul.
Os principais municípios e melhores locais para se hospedar são Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante. Também é possível chegar em Alto Paraíso de ônibus, saindo da rodoviária de Brasília.
O que visitar na Chapada dos Veadeiros?
Alto Paraíso
Além do parque, a cidade de Alto Paraíso oferece diversas outras atrações para seus visitantes. Algumas cachoeiras como Cachoeira dos Cristais, Cataratas do Couro, Loquinhas e a cachoeira dos Anjos e Arcanjos. Há, ainda, as cachoeiras Almécegas I e II, Cachoeira do Macaquinho, o Sertão Zen e o Poço Encantado.
A cidade também possui algumas atrações místicas, como templos, cúpulas, centros holísticos, entre outros. O Jardim de Maytrea é um grande campo florido, com uma linda vista panorâmica para diversas cadeias montanhosas. Em Alto Paraíso ainda é possível praticar esportes como tirolesa e diversas trilhas.
São Jorge
A Vila de São Jorge faz parte do município de Alto Paraíso, e é onde está localizada a entrada principal do Parque Nacional. É de lá que saem as trilhas do parque a um dos principais atrativos da Chapada, o Salto do Rio Preto, que possui 120 metros de queda livre.
O Vale da Lua é outro atrativo imperdível, uma formação rochosa que se parece com as crateras lunares e possui diversas piscinas naturais e grutas.
Cavalcante
Menos explorado que Alto Paraíso, o destino atrai quem busca contato mais direto com a natureza e experiências autênticas. A cidade é rodeada por comunidades quilombolas, como o Engenho II, e abriga algumas das cachoeiras mais impressionantes da região, como a Santa Bárbara, famosa pela água incrivelmente azul e considerada uma das mais bonitas do Brasil.
Essa cachoeira está localizada a 6 km da comunidade dos Kalungas — a maior área quilombola do Brasil em extensão. Próximo dali está localizada também a Cachoeira Capivara, ótima para banhos e com um lindo mirante.
Outras atrações são a Cachoeira do Prata, a Ponte de Pedra — um arco natural de 15 m de altura que atravessa o Rio São Domingos —, o Mirante da Ave Maria e a cachoeira de mesmo nome e o Vale das Araras.
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
As trilhas e cachoeiras são os principais atrativos do parque. Há pouco tempo, os únicos passeios que eram possíveis fazer ali eram os Saltos do Rio Preto e o Cânion do Rio Preto e Cachoeira das Cariocas.
Hoje já existe a possibilidade de fazer diversos outros passeios como as cachoeiras já citadas, esportes de aventura — como trekking, rappel, canionismo, entre outros — e até mesmo balonismo. Os voos de balão acontecem duas vezes ao dia, em Alto Paraíso.
Outra atração muito popular é o Vale Dourado, um santuário ecológico com vários riachos e 30 cachoeiras. Nesse local é possível praticar Boia Cross, um passeio pelos rios em grandes bóias redondas, que pode ser feito por todas as idades. A Morada do Sol é um conjunto de piscinas e cachoeiras, um ótimo passeio para toda a família.
A Chapada dos Veadeiros é uma região com uma enorme concentração de minerais como o quartzo — por isso, o parque é considerado um centro de grande concentração de energia.
É necessário contratar uma agência especializada?
A contratação de uma agência especializada não é obrigatória, mas é uma ótima opção para esse tipo de viagem. Com uma agência você vai aproveitar ao máximo as melhores atrações do local, com conforto e segurança e sem ter que se preocupar com os detalhes.
Como a Chapada dos Veadeiros é um local de acesso limitado e com a necessidade do acompanhamento de guias credenciados, a agência cuida de todos esses detalhes e você pode relaxar e apenas curtir sua viagem. Entretanto, é importante contratar uma agência de confiança e que seja especializada em ecoturismo e viagens de aventura. Esse é um destino que tem muito a oferecer aos viajantes e que agrada a todos!
Já estive na Chapada dos Veadeiros, fiquei em
Valparaiso. Viagem cheia de aventuras, encontroa
com a natureza e a magia mística dos passeios entre
a vegetação, rios, cachoeiras, animais silvestres.
Gostaria muito de voltar naquele paraíso terrestre.
Oi Maria Rosa! Conte com nosso apoio para sugerir pacotes para lá. Atuaalmente, além de Alto paraíso, existe a possibilidade de conhecer outros atrativos ficando em Cavalcante e/ou São Jorge.