O Brasil é um país enorme, mas oferece poucas oportunidades para curtir um clima frio. E já que os destinos gelados não são comuns no nosso país, passar as férias na neve é uma experiência, além de divertida, bem diferente e única.
Curtir férias na neve é uma verdadeira aventura, uma oportunidade para admirar paisagens maravilhosas e fazer muitas atividades legais em contato com a natureza!
Quer saber quais são alguns dos melhores destinos para uma viagem no inverno?
Dicas para planejar as suas férias na neve
1. Patagônia Chilena
A Patagônia Chilena é o local que, fora dos polos, possui a maior quantidade de geleiras no mundo. Viajar para essa região, onde as temperaturas podem chegar a -20°C, é garantia de muita aventura e paisagens inesquecíveis.
Uma das principais atrações da região é o Parque Torres del Paine, com canais, rios e lagos congelados, montanhas de gelo, picos nevados e muitas revoadas de condor — a ave símbolo da Patagônia. Outra atração legal para quem quer curtir a neve e o frio são os passeios de barco aos diversos glaciares da região.
Outra dica imperdível é fazer a navegação pelos fiordes passando pela “Avenida dos glaciares”. O deslocamento entre Punta Arenas (Chile) e Ushuaia (Argentina) é feito no cruzeiro de expedições Australis. A viagem tem duração de 3 ou 4 dias dependendo do sentido que se faz e o barco com100 cabines é super confortável e não balança muito, pois navega em águas protegidas.
2. Ushuaia
O Ushuaia faz parte da Patagônia Argentina e também é conhecido como a “Terra do Fogo”. Apesar do apelido, é uma ótima opção de destino para quem quer curtir as férias na neve. É possível esquiar, praticar snowboard e outras atividades, como passear em trenós puxados por cães e motos de neve.
No Ushuaia, você também encontrará paisagens de tirar o fôlego, montanhas cobertas de neve, lagos e ainda o Parque Nacional Terra do Fogo, um dos principais pontos turísticos da região. Com mais de 60 mil hectares, o parque possui uma enorme área verde, com diversos bosques e trilhas, e abriga uma fauna impressionante.
Para quem que gosta de praticar ou tem curiosidade de conhecer esportes de inverno, como esqui e snowboard, a Patagônia Chilena também é um destino incrível.
3. Islândia
A Islândia é um dos países mais surpreendentes — e frios — do mundo! A pequena ilha nórdica possui muitas atrações de turismo de natureza e paisagens tão maravilhosas que nem parecem reais.
Se quiser conhecer a Islândia no inverno, é preciso estar muito bem preparado. A temperatura é extremamente baixa e os dias são bem curtos. Apesar disso, é uma época em que ocorrem fenômenos naturais únicos, como a Aurora Boreal.
Ver de perto a Aurora Boreal é uma experiência surpreendente e um dos principais desejos dos turistas que vão ao país. Montanhas de gelo e lagos congelados também compõem a linda paisagem da Islândia na estação mais fria do ano.
Além de admirar as belezas locais, você pode ainda fazer diversas atividades no gelo, mergulhar nas águas termais e conhecer a história da cultura Viking.
4. Canadá
No Canadá, também é possível presenciar o incrível fenômeno que é a Aurora Boreal, nos meses de novembro a março. Um dos países mais frios da América, no Canadá, a temperatura pode chegar a -40°C no inverno.
O país é tão frio e bem preparado para as baixas temperaturas que existem cidades subterrâneas em Toronto e Montreal, por exemplo, com academias, mercados, restaurantes, diversas lojas e até clínicas médicas.
Além da oportunidade de praticar muitos esportes de neve, no Canadá você ainda poderá ver os ursos polares de perto, já que o país abriga a maior população desses animais no mundo todo!
E aí, já escolheu onde serão as suas férias na neve? Deixe um comentário no post e conte para a gente qual dos destinos é o seu preferido!