O Nepal é um país fascinante, mas ainda muito pouco explorado pelos brasileiros. O pequeno país está localizado no sul da Ásia, entre a Índia e o território do Tibet, na China. Grande parte das pessoas que planejam fazer uma viagem para o Nepal têm como objetivo conhecer o Monte Everest, uma das suas principais atrações. Mas uma viagem para o Nepal tem muito mais a oferecer.

É um país pobre, mas com uma cultura riquíssima e oferece experiências inesquecíveis para quem o visita. Se você gosta de atividades inusitadas, belezas naturais e quer sair um pouco da sua zona de conforto, com certeza o Nepal é o destino certo para a sua próxima viagem! Conheça um pouco do que o país tem a oferecer a seguir!

1. Katmandu

Katmandu é a capital do Nepal e também sua maior cidade, com mais de um milhão de habitantes. Visitar a cidade é uma ótima oportunidade para conhecer alguns dos principais templos budistas do país, além de 7 Patrimônios Mundiais da Humanidade.

DSCN2009 1024x768 - Vivendo 4 experiências memoráveis em uma viagem para o Nepal
O vale de Kathmandu é composto por três antigos reinados próximos. Baktapur, Kathmandu e Patan que vemos na foto acima

Vale de Katmandu

Baktapur 2010 Jota Marincek 022 300x225 - Vivendo 4 experiências memoráveis em uma viagem para o Nepal
Tombada pela Unesco, Bakthapur parada obrigatória em viagem para o Nepal

O Vale de Katmandu é a área que abrange os sete Patrimônios da Humanidade localizados na cidade. Entre eles estão a Durbar Square, área central da cidade velha e onde ficava o Palácio Real.

 

Pakan e Bhaktapur são dois distritos que também fazem parte do Vale de Katmandu e possuem um rico patrimônio cultural.

DSCN0229 225x300 - Vivendo 4 experiências memoráveis em uma viagem para o Nepal
Detalhe da grande Stupa de Bodhnath

Swayambhunath é um dos templos budistas sagrados do país, também conhecido como “Templo dos Macacos”, devido ao grande número de animais que ficam nos arredores do local.

 

Mais três importantes templos fazem parte do Vale de Katmandu. O budista Boudhanath e os templos hindus Pashupatinath e Changu Narayan. Além de uma bela arquitetura, os templos têm grande importância para a história do país e das religiões.

2. Pokhara

Pokhara é a segunda maior cidade do país e possui diversas atrações incríveis! O lago Phewa é uma ótima opção para passeios de barco. Também existem dois templos dedicados ao budismo, para aqueles que querem conhecer um pouco mais da cultura local.

A cidade é um ótimo destino para quem gosta de esportes de aventura, como paragliding e trekking. São trilhas para todos os gostos, que levam a cachoeiras, templos e montanhas.

Falando em montanhas, é de Pokhara que se iniciam os trekking com destino ao Himalaya. Da cidade é possível ver montanhas de aproximadamente 8 mil metros.

3. Himalaya

O Himalaya é a cadeia montanhosa mais alta do mundo! Ele está localizado em cinco países, sendo o Nepal um deles, onde está localizado o monte Everest, a montanha mais alta do planeta, com quase 9 mil metros acima do nível do mar.

DSCN0256 e1485179570640 1024x617 - Vivendo 4 experiências memoráveis em uma viagem para o Nepal
30 km de Katmandu, pernoitar em Nagarkoat é opção para ver nascer do sol com os himalaias ao fundo

Para quem quer fazer caminhadas, nas montanhas do Himalaya é possível interagir com as comunidades locais, encontrar glaciares, bacias hidrográficas e lagos, além de riquíssimas fauna e flora.

4. Trekking

O Nepal é um destino imperdível para os amantes do trekking. Existem dezenas de opções para quem quer andar nas montanhas da maior cordilheira do planeta, destacando se duas mais conhecidas:

Everest Base Camp

O mais famoso dos trekkings no Himalaia inicia se em um voo de 30 minutos a partir de Katmandu para Lukla. A partir dali, com apoio de carregadores e guias, são aproximadamente 14 dias de caminhada pelas montanhas para subir e retornar.

É fundamental que se faça roteiros com o devido tempo de aclimatação em zonas de altitudes elevadas (acima de 3.000m). O acompanhamento de guias experientes em alta montanha é imprescindível.  Ainda na região do Everest está o vale de Gokyo com paisagens surpreendentes como esta abaixo.

GOKIO RI Jota Marincek 190 100 1024x768 - Vivendo 4 experiências memoráveis em uma viagem para o Nepal
Vista do pico de Gokyo na região do Everest. Na parte inferior à esquerda pode se avistar a vila de mesmo nome

Annapurna Sanctuary

Outra trilha muito popular é a que tem o Santuário Annapurna como destino final, uma região totalmente cercada por lindas e enormes montanhas gigantes. Durante o trajeto, é possível atravessar bonitas florestas, avistar diversos montes — alguns considerados sagrados –, ver monastérios e ainda conhecer um pouco da população tradicional.

DSC 3548 1024x681 - Vivendo 4 experiências memoráveis em uma viagem para o Nepal
Amanhecer no Campo Base do Annapurna, a décima maio montanha do mundo com 8091 m de altitude.

É muito importante lembrar que uma viagem para o Nepal — principalmente para quem se interessa por trekking — exige o acompanhamento de guias e de uma agência especializada nesse tipo de turismo. Elas possuem pacotes previamente organizados e oferecem toda estrutura com carregadores, lodges de montanha, guias especializados e em muitos casos o acompanhamento de guias especialistas brasileiros. 

Agora queremos saber quais das atrações mais chamaram sua atenção. Deixe um comentário e compartilhe conosco sua opinião! 

Pacotes de viagem para o Nepal

Fotos: Jota Marincek