É cada vez maior a procura por roteiros turísticos em que as pessoas façam mais do que apenas contemplar as paisagens. Os mais aventureiros optam por rotas de trekking, que são os roteiros feitos a pé com total integração ao meio ambiente e também às pessoas que vivem pelo caminho percorrido.

7 rotas de trekking deslumbrantes

1. Brasil — Vale do Pati

O Vale do Pati fica no coração do Parque Nacional da Chapada Diamantina, no meio da Serra do Sincorá e foi moldado pelos rios Calixto, Pati e Cachoeirão. Com altitudes que oscilam de 400m a 1.400m, o Vale é considerado uma das rotas de trekking mais bonitas da América do Sul, com visuais de tirar o fôlego e com pernoite na casa de moradores que abrem seus lares para receber os viajantes.

Neste roteiro é possível encontrar cachoeiras e mirantes que premiam os caminhantes após os percursos percorridos.

Pacotes de viagem para Chapada Diamantina
DSCN1207 - 7 rotas de trekking ao redor do mundo que vão te surpreender
Travessia de rio durante trekking no Vale do Pati, Chapada Diamantina.

2. Peru — Trilha Salkantay

Há muitas trilhas que levam a Machu Picchu, mas a Trilha Salkantay é uma das mais surpreendentes, sendo considerada pela revista National Geographic como uma das 25 trilhas mais bonitas do mundo.

Situada em uma montanha nevada com 6.271m, esta trilha é uma excelente alternativa para quem quer fugir do grande número de pessoas que percorrem diariamente a Trilha Inca tradicional e, de quebra, ainda apreciar lindos montes nevados, matas fechadas e vales com rios e cachoeiras.

DSCN5814 - 7 rotas de trekking ao redor do mundo que vão te surpreender
Trilha de Salcantay, Peru
Pacotes de viagem para Machu Picchu

3. Venezuela — Monte Roraima

O Monte Roraima é uma das montanhas mais antigas do planeta e possui cerca de 2 bilhões de anos. Localizado na fronteira entre Brasil, Venezuela  e Guiana, o monte é o ponto mais alto da região, com quase 3 mil metros de altitude e 31 km de extensão.

Seu platô e falésias abrigam uma natureza única, com cavernas e espécies raras. Durante a caminhada é possível conhecer locais exuberantes, como o Vale dos Cristais, o El Fosso e o Ponto Triplo.Monte Roraima Jota 5 - 7 rotas de trekking ao redor do mundo que vão te surpreender

Pacotes de viagem para o Monte Roraima

4. Nepal — Annapuna Sanctuary

O Nepal é um país fascinante, com rica e diversificada cultura e onde estão localizadas 8 das 10 maiores montanhas do planeta, na Cordilheira do Himalaia. A trilha Annapuna Sanctuary é feita em uma região rodeada por belíssimas montanhas com mais de 7 mil metros, com visitas a monastérios, contato com as populações locais e vistas de montes belos e sagrados. 

Para pernoites e refeições, utilizam-se Lodges de Montanha, onde é possível interagir e se envolver com a comunidade local.

Campo Base Annapurna ABC 45 - 7 rotas de trekking ao redor do mundo que vão te surpreender
Chegada ao Campo base do Annapurna (4100m)
Pacotes de viagem para o Nepal

5. Austrália — Greats Walks

Uma das melhores formas de conhecer a fundo a Austrália é caminhando. Os Great Walks são 7 trilhas que percorrem o país e que podem sem feitos sem abrir mão do conforto, com pousadas confortáveis, campings exclusivos, banhos quentes e refeições para desfrutar ao final do dia.

CTA Conheca as belezas da oceania - 7 rotas de trekking ao redor do mundo que vão te surpreender

Dentre as muitas opções estão fazendas históricas, florestas tropicais antigas, gramados cobertos por geleiras e uma costa de navios naufragados.Bothfeet Great Walks of Australia - 7 rotas de trekking ao redor do mundo que vão te surpreender

Pacotes de viagem para Austrália

6. Patagônia — Circuito W

O Circuito W é um percurso de trekking localizado na Patagônia Chilena, rodeando o Maciço Paine. Seu nome refere-se à união dos principais pontos do Parque Nacional Torres, que formam uma letra W.

A Patagônia é uma região fria, com temperaturas que variam entre 10°C e 20°C e impressionante natureza em estado bruto, com a maior quantidade de geleiras fora dos polos. Ao fazer esta rota, você encontrará paisagens cinematográficas, com bosques de pinheiros, estepes, vales, rios, lagos e montanhas com vistas privilegiadas do Campo de Hielo Sur.

IMG 1679 e1480972270425 - 7 rotas de trekking ao redor do mundo que vão te surpreender
Trekking w em Torres Del Paine, Patagônia Chilena
Pacotes de viagem para Patagônia Chilena

7. África — Kilimanjaro

O Kilimanjaro está localizado na Tanzânia e é a maior montanha da África e também a maior montanha isolada do mundo! Com 5.895 m de altitude, o Kilimanjaro fica praticamente na linha do equador e é um dos mais altos vulcões do mundo.

Há sete trilhas para se chegar ao cume do Kilimanjaro, com custos variados, de acordo com a dificuldade do terreno, a quantidade de dias e o tipo de infraestrutura disponível, sendo que as mais baratas são, sem dúvida, as mais populares.

Uma boa dica é a rota Rongai, com um custo um pouco mais alto, mas com baixo tráfego de pessoas no caminho.

serengeti Manoel Morgado 17 - 7 rotas de trekking ao redor do mundo que vão te surpreender
Nascer do sol no topo da África
Pacotes de viagem para o Kilimanjaro

Depois de saber mais sobre estas rotas de trekking fantásticas, que tal escolher uma delas? Siga nosso Facebook e fique por dentro de outros destinos incríveis!