É na África Oriental, na borda leste do continente, que estão localizados os vizinhos (Kenya e Tanzânia) que abrigam alguns dos mais ricos parques do mundo em vida selvagem.
A natureza foi generosa por ali. As paisagens surpreendentes do Kenya são palco de incríveis e variados safáris. Nos Lagos Nakuru e Naivasha residem mais de 400 espécies de aves, com destaque para pelicanos e flamingos que vem aos bandos para se alimentarem de algas.
Mas é no Amboseli que o país apresenta sua paisagem mais marcante, são cerca de 900 elefantes vivendo nas planícies do parque e passeando livremente aos pés do Monte Kilimanjaro, que domina a paisagem num horizonte já tanzaniano.
É deste lado da fronteira, aliás, que a natureza dá seu maior show de diversidade.
Além da mais alta montanha de todo o continente, a Tanzânia abriga as florestas do Parque Nacional de Tarangire, o Lago Manyara e a inimaginável Ngorogoro, a maior cratera vulcânica inativa do planeta, onde habitam mais de 25 mil mamíferos em meio a um mosaico de ecossistemas que engloba lagos, riachos, arbustos, florestas e pântanos no meio da savana.
Kenya e Tanzânia – A grande migração
E para quem acha que acabou por aí, os dois países ainda são palco de um dos eventos mais espetaculares da terra: a Grande Migração.
Entre os meses de junho e setembro mais de um milhão de antílopes e zebras enfrentam uma jornada em busca de alimento, seguindo as chuvas pelas vastas planícies do parque nacional do Serengueti, na Tanzânia até a reserva nacional de Maasai Mara, no Kenya, que de quebra ainda é lar um povo que preserva ferozmente suas tradições, costumes e vestimentas coloridas.
Enquanto essa marcha faz uma rota circular pelo leste africano, espertos predadores como leões e leopardos aproveitam este período de fartura para alimentar seus filhotes. A maior movimentação animal da terra te convida para fortes emoções e imagens que ficarão para sempre impressas na memória.
Sugestão Venturas – Ao término da sua viagem de safáris, corra para as águas do Índico! Conectando a paisagem selvagem do interior da Tanzânia ao mar de águas calmas e turquesas, está o arquipélago de Zanzibar, formado por apenas duas ilhas, mas repleto de encanto.
Trekking ao topo da África
Maior montanha de toda a África, com 5.895 metros erguidos sobre a savana tanzaniana, o Monte Kilimanjaro faz parte do seleto clube dos Sete Cumes, que englobam as montanhas mais altas de cada continente. O “Kili” como é carinhosamente chamado, oferece diversas rotas de trekking, todas possíveis de serem percorridas por amantes da atividade, sem nenhuma exigência mais profissional ou técnica.
Elas se iniciam em floresta tropical e seguem por diferentes vegetações, atravessando cânions, desertos e encostas com vistas inesquecíveis, até a chegada ao seu ponto mais alto, nos glaciares do Uhuru Peak. É ali que, depois de muitas horas de caminhada de ataque ao cume, os conquistadores são presenteados pelo mais arrebatador dos visuais: o sol nascendo a leste, acima do monte Mawenzi, refletindo em toda aquela vastidão de terra que os olhos conseguem alcançar. Um emocionante momento para quem se aventura pela vida. Hakuna Matata!