Você está visualizando atualmente Lençóis Maranhenses : 6 dicas para conhecer esse lugar incrível

Lençóis Maranhenses : 6 dicas para conhecer esse lugar incrível

Diversas lagoas cristalinas de água doce com areais brancas e fofas. Praias desertas e imensas dunas com até 40 metros de altura que compõem paisagens de tirar o fôlego. Esses são os componentes de um cenário incrível e um dos destinos mais lindos do país, conhecido como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Nenhuma paisagem dos Lençóis Maranhenses pode ser comparada a qualquer outro lugar do mundo, e é difícil descrever tanta beleza ao longo dos seus 165 mil hectares de área.

Apenas quem visita o local conseguem ter noção do tamanho e da imponência dessa unidade de conservação e, claro, se apaixona imediatamente por seus encantos.

Neste artigo, veremos as principais atrações desse destino fantástico e que tem deslumbrado turistas de todo o mundo com sua beleza, e daremos dicas para que você possa planejar e conhecer esse local incrível nas próximas férias!

Lençóis Maranhenses

1. Como chegar aos Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi oficialmente criado em 1981, e é considerado o maior parque de dunas do país. Está localizado a cerca de 250 km da capital, São Luís, na parte nordeste do Estado do Maranhão, e se estende ao longo de diversos municípios, como Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão.

O aeroporto mais próximo ao local é o Marechal Hugo da Cunha Machado, conhecido como Aeroporto do Tirirical, e fica situado no Estado de São Luís.

Para conhecer os Lençóis Maranhenses, é necessário ir até a cidade de Barreirinhas, considerada a porta de entrada para a atração. Esse pequeno município é rodeado de águas escuras, que desaguam do rio Preguiças.

Para a realização dos passeios, como todas as estradas são feitas de areia, proveniente das dunas, a grande maioria dos percursos é realizada em automóveis 4×4, como os jipes, que são especializados para trafegar no local.

Optar por um desses veículos pode ser uma boa opção, pois carros particulares não costumam ser aceitos dentro do parque, e apenas os que forem autorizados pela administração têm a permissão de entrar na reserva.

Para facilitar a locomoção dos turistas, existem ainda muitas agências que realizam excursões pelo parque com preços especiais. Conseguir um desses pacotes pode ser uma boa alternativa para a viagem, pois, durante a visitação, é indispensável que os locais sejam percorridos com a presença de guias autorizados e credenciados.

2. Melhor época para conhecer os Lençóis Maranhenses

O Estado do Maranhão conta com climas específicos e que variam no decorrer do ano. A estação que vai de junho até janeiro normalmente é seca, enquanto o período de janeiro a abril é bastante chuvoso. Além disso, essa época possui grande índice de precipitação pluviométrica, o que faz com que as lagoas se encham.

O ideal é visitar os Lençóis Maranhenses no período entre junho e o início de setembro, quando é possível encontrar as lagoas com grande volume de água, o que torna o lugar ainda mais belo.

Essa situação muda durante os meses de outubro até meados de dezembro, quando o volume de água é baixo, e as lagoas ficam praticamente secas com o passar dos dias, transformando a paisagem em um grande deserto. Contudo, esse fato não tira a beleza do lugar, que é incrível o ano todo.

3. Passeios imperdíveis

Os Lençóis Maranhenses contam com uma infinidade de passeios e de opções feitas para agradar a todos os tipos de turistas, desde os mais tranquilos, que buscam relaxamento, até os mais aventureiros e dispostos a aventuras mais radicais.

Vamos listar, a seguir, os principais e mais famosos destinos turísticos do local:

Lagoas Azul e Bonita

O Circuito da Lagoa Azul está situado no município de Barreirinhas e é composto por uma grande piscina que conta com cores em tons variados de azul. É possível chegar ao local de barco ou então com veículos do tipo 4×4, que tenham tração em todas as rodas.

Tão bonito quanto a Lagoa Azul é o Circuito Lagoa Bonita. Para percorrê-lo, é preciso escalar uma duna com cerca 40 metros de altura. No entanto, todo o esforço vale a pena quando o visitante se depara com a bela vista e as águas claras.

Lagoas de Santo Amaro

A cada ano a configuração das dunas e das lagoas mudam e seus nomes também. No entanto, uma característica comum das lagoas de Santo Amaro é que ao contrarios das lagoas de Barreirinhas, algumas delas possuem água durante o ano todo. Rodeadas por uma vegetação característica de restinga (depósito arenoso próximo à costa), elas atraem turistas todos os meses, principalmente no período de seca.

Praias

Além das dunas e lagoas, a região conta com praias próximas, como a praia do Caburé e a praia de Atins, Barra do Tatu, Moitas, Morro do Boi, entre outras.

Gastronomia

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui diversas opções de restaurantes com cardápios variados, que vão desde a comida típica local até opções da culinária japonesa e frutos do mar.

Os pratos mais famosos da região são os bolinhos de macaxeira recheados, peixada de pescada e moqueca, além de pizzas ao forno.

Uma das inúmeras lagoas do Parque Nacional dos lençóis Maranhenses

4. Passe ao menos uma noite em Atins

Barreirinhas é a principal cidade da região dos Lençóis maranhenses, mas não é a única. Tem também Santo Amaro e Atins. Localizada na foz do rio preguiças, possui ruas de areia e fica praticamente dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Aos poucos a infra estrutura hoteleira vai melhorando e o local já conta com algumas boas pousadas. Vale a pena programar ao menos uma noite para poder conhecer a praia e as lagoas do entorno. Atins também é muito procurada pelos praticantes de kite surf devido aos ventos que sopram em seu litoral.

5. Travessia do Parque dos Lençóis Maranhenses a pé

Foto clicada durante a Travessia dos Lençóis Maranhenses
Travessia Lençóis Maranhenses.

Quem curte natureza e gosta de caminhadas, não pode perder a oportunidade de realizar esta travessia. São 3 dias cruzando os lençóis entre Atins e Santo Amaro.

Os pernoites são em redes nas duas pequenas comunidades de pescadores que ficam no percurso. É fundamental apoio de no mínimo um guia para não se perder na imensidão de areia. Existem detalhes importantes como a orientação da caminhada de acordo com a direção do vento que são fundamentais. É recomendado a contratação de um pacote, pois isso facilitará toda a logística de bagagem, alimentação e transporte.

6. Roteiro Rota das Emoções

Rota das Emoções é uma verdadeira atração turística e consiste em uma viagem pelo Nordeste do país, passando por cerca de 15 municípios. O roteiro percorre as principais belezas do Ceará, Piauí e Maranhão. Durante o passeio, são visitados alguns destinos famosos, como o Parque Nacional de Jericoacoara, a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Existem diversas opções de rotas, contudo, o mais comum é iniciar o roteiro pelo Maranhão ou pelo Ceará.

Jericoacoara

O Parque Nacional de Jericoacara, situado no Ceará, é uma pequena vila de pescadores rodeada de belezas e simplicidade. É um lugar muito famoso e frequentado por quem prefere esportes, como surf, kitesurf e windsurf.

Delta do Parnaíba

Situado no Estado do Piauí, é composto pela foz do famoso Rio Parnaíba e faz fronteira com o Estado do Maranhão. Ele conta com ilhas fluviais, dunas e mangues, que proporcionam uma paisagem belíssima e um destino muito procurado.

O Nordeste brasileiro é uma região de beleza ímpar e que guarda muitos encantos. Além dos Lençóis Maranhenses, os locais próximos também são muito procurados por turistas que buscam contemplar belos horizontes e paisagens encantadoras. E, para que toda essa experiência seja ainda mais incrível, é importante contar com a ajuda de uma boa agência de turismo, que ofereça os melhores passeios e os transportes adequados.

Você quer conhecer mais o Nordeste? Então, saiba mais sobre a Rota das Emoções e planeje o seu próximo destino de férias!

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Deixe um comentário