As empresas estão, cada vez mais, integrando as novas tecnologias e tendências do mercado às suas rotinas, em busca do sucesso. Porém, além disso, é fundamental investir na proximidade e nas habilidades de seus colaboradores. Para isso, o Team Building é uma ótima ferramenta!
Mesmo trazendo diversas vantagens, esse conceito é desconhecido por muitas companhias. Porém, tendo em vista que seus resultados podem proporcionar melhorias para os grupos de trabalho, entender do que se trata essa prática e quais são os seus objetivos é fundamental.
Quer saber mais sobre essas atividades e como elas podem ser benéficas para a sua companhia? Continue a leitura deste artigo!
O que são atividades de Team Building?
O Team Building é um treinamento empresarial, direcionado aos colaboradores, com diversos objetivos. Com atividades em equipe, busca-se o fortalecimento dos laços entre os profissionais, além de um trabalho de autoconhecimento emocional.
Essa prática também auxilia o desenvolvimento de talentos e habilidades dos participantes. São utilizadas dinâmicas de grupo ou jogos experienciais, que podem ser feitos dentro da empresa ou em áreas externas, aproveitando o ambiente natural, além de atividades de aventura.
Com as experiências reais, são traçados paralelos entre os desafios superados e o mundo corporativo. Assim, a equipe aprende de forma lúdica, interativa e desafiadora.
A finalidade é engajar e motivar o funcionário. Dessa forma, eles aprendem a trabalhar em grupo e, consequentemente, buscam resultados consistentes para a companhia, de forma colaborativa. Essa é uma forma de desenvolver, por exemplo, a liderança no trabalho, fundamental para um time forte e uma empresa de sucesso.
Quais são as vantagens desse investimento?
Atividades de Team Building permitem que os funcionários visualizem suas funções, suas tarefas e o seu comportamento por outro ponto de vista. Há uma conscientização das atitudes que são necessárias para melhorar o trabalho em equipe, trazendo diversos benefícios à empresa. Veja só:
Melhoria na comunicação interna na empresa
Com a integração entre os colaboradores, a melhoria na comunicação interna da organização é uma das principais vantagens. Trata-se de um ponto fundamental para o bom funcionamento da companhia.
Os líderes conseguem trabalhar melhor a interação com o restante do grupo; os colaboradores conhecem as suas características e as de todo o time. Assim, acontece uma integração entre os profissionais, que permitirá resultados mais positivos para a empresa.
Auxílio na definição clara de objetivos e metas
Por desenvolver o autoconhecimento de toda a equipe, essa atividade auxiliará colaboradores e líderes na definição de objetivos individuais e coletivos. Quando os funcionários conseguem trabalhar focados em atingir determinado resultado, conforme suas respectivas funções, fica mais fácil atingi-lo, porque todos trabalharão de forma alinhada.
Melhoria dos processos e procedimentos
Assim, com uma equipe mais integrada, além de objetivos e metas bem definidos, será possível observar a melhoria nos processos e procedimentos internos da empresa. Isso acontece porque o Team Building melhora o desempenho individual e coletivo dos profissionais.
Além disso, com a melhora na comunicação interna e a definição de objetivos, fica mais fácil traçar as estratégias e identificar os processos necessários para a conclusão de cada um.
Otimização da produtividade organizacional
Com uma equipe mais motivada e as demais vantagens trazidas pelo Team Building, a produtividade aumentará. Um ambiente de trabalho positivo incentiva o alto rendimento, fazendo com que os profissionais consigam entregar ótimos resultados.
Vale lembrar que um grupo bem integrado e engajado com o seu trabalho pode ser o diferencial quando se busca o crescimento da empresa.
Quais atividades de Team Building podem ser desenvolvidas?
O Team Building pode ser feito dentro da empresa, com exercícios mais simples e limitados, ou em sítios, hotéis e clubes, geralmente onde haja ambientes naturais — que trazem mais opções e, também, oferecem um cenário fora do meio corporativo.
Conheça algumas atividades que podem ser realizadas fora da companhia:
Enduro a pé
Para que a equipe obtenha sucesso no enduro a pé, é preciso trabalhar a integração, a comunicação e o equilíbrio do grupo. É fundamental gerenciar bem o tempo e conseguir utilizar novas ferramentas para superar o desafio.
Essa atividade desenvolve os seguintes conceitos e aptidões pessoais:
- liderança;
- organização;
- superação de limites;
- poder de decisão;
- autoconfiança.
Além disso, também são trabalhadas estas habilidades coletivas:
- motivação;
- integração;
- comunicação;
- espírito de equipe;
- gerenciamento de risco e de tempo.
Rally de desafios
São atividades experienciais ou de aventura que as equipes precisam cumprir. Após a sua realização, cada tarefa é trabalhada individualmente, trazendo resultados para a pontuação final.
O rally de desafios procura trabalhar diversos conceitos e aptidões pessoais, como:
- liderança;
- criatividade;
- organização;
- superação de limites;
- poder de decisão;
- paciência;
- autoconfiança;
- autocontrole.
E as seguintes habilidades coletivas também são desenvolvidas:
- motivação;
- integração;
- comunicação;
- espírito de equipe;
- gerenciamento de risco e de tempo.
Acampamento
Acampar é uma ótima atividade para tirar os colaboradores da zona de conforto e trabalhar com a escassez de recursos. Esses pontos são frequentes em períodos de grandes mudanças na empresa.
A própria equipe é responsável pela montagem e preparação da estrutura em que vai dormir, além de serem realizadas outras dinâmicas de aventura ou experienciais. O acampamento é voltado para o desenvolvimento dos seguintes conceitos individuais e habilidades:
- liderança;
- criatividade;
- organização;
- poder de decisão.
E são trabalhados os seguintes tópicos na parte coletiva:
- motivação;
- integração;
- comunicação;
- espírito de equipe;
- gerenciamento de tempo.
Expedição simulada
Trata-se de uma atividade ampla e completa, que busca a integração do grupo com o desenvolvimento de treinamentos ao ar livre para cumprir os objetivos propostos. São abordados vários conceitos e habilidades pessoais, como:
- liderança;
- criatividade;
- organização;
- superação de limites;
- poder de decisão;
- paciência;
- autoconfiança;
- autocontrole.
As aptidões coletivas, como as listadas abaixo, também são trabalhadas:
- motivação;
- integração;
- comunicação;
- espírito de equipe;
- gerenciamento de risco e de tempo.
Existem, também, outras atividades que podem ser praticadas, com foco em diferentes habilidades e conceitos. Para tanto, você pode contar com o auxílio de uma empresa que trabalhe com o desenvolvimento de Team Building, como a Venturas Viagens, que procurará uma solução adequada às necessidades do cliente.
Agora você já sabe o que é Team Building e como ele pode auxiliar seus colaboradores e sua empresa, não é mesmo? Gostou deste post? Então, assine nossa newsletter e receba todos os conteúdos diretamente em seu e-mail!