Você está visualizando atualmente Como atividades de Team Building podem ajudar a sua empresa?
Team Building Outdoor

Como atividades de Team Building podem ajudar a sua empresa?

Montar equipes motivadas e produtivas é o maior desafio de qualquer empresa. Afinal, por mais atraentes que sejam as condições de trabalho ou a remuneração oferecida, as variáveis econômicas, problemas pessoais e diversos conflitos podem interferir na harmonia e desempenho do grupo.

O fato é que, apesar do esforço despendido na montagem e no desenvolvimento de uma equipe campeã, em alguns momentos a banda desafina ou não toca com a devida paixão.

Então, como cuidar do clima organizacional e manter equipes motivadas? Investindo em atividades de Team Building.

Se o termo é novidade para você, não se preocupe! Neste post vamos dizer o que é Team Building e como ele pode ajudá-lo a recuperar a motivação e a produtividade dos seus colaboradores. Acompanhe:

O que significa Team Building?

A tradução ajuda a entender o conceito: em inglês, Team Building significa “construção de equipe”. Trata-se, assim, de um modelo de treinamento de pessoal que busca fugir dos simples discursos e debates das reuniões que, em sua maioria, não motivam ninguém.

Nesse caso, a ideia é promover vivências de grupo em ambientes bem diferentes do espaço corporativo, com o objetivo de estimular o trabalho em equipe, motivar o pessoal e estreitar os laços entre os colaboradores.

Isso é feito por meio de atividades desafiadoras e lúdicas realizadas ao ar livre, que levam os colaboradores a sair da rotina, mas que possuem uma dinâmica que remete aos desafios enfrentados no cotidiano da profissão.

Não se trata, porém, de uma experiência nova, visto que começou a ser aplicada internacionalmente como alternativa aos processos de treinamento padrão lá pelos anos 1940. No Brasil, já faz uns quinze anos que ela é utilizada como estratégia motivacional.

Quais são os seus benefícios?

A maior sacada das estratégias de Team Building é que elas promovem a aproximação dos colaboradores de uma maneira descontraída, e normalmente desligada das noções de hierarquia que regulam a relação entre as pessoas dentro da empresa.

Isso quer dizer que, para funcionar, o treinamento deve colocar em pé de igualdade chefes e subordinados. Essa interação é fundamental para que os objetivos do Team Building sejam plenamente alcançados.

A ideia é envolver a equipe em desafios que exijam capacidade de organização, liderança e de colaboração.

Isso permite que o grupo desenvolva um sentido de companheirismo e interdependência, fazendo com que cada um perceba a importância do seu papel dentro da equipe, e que esse sentimento seja transposto para o ambiente corporativo, reforçando o trabalho coordenado. Além de deixar o clima no escritório muito mais leve e dinâmico.

Não é incomum, no dia a dia das empresas, que colegas acostumados a conviver horas seguidas pouco se relacionem fora do local de trabalho. Muitas vezes, até mesmo no escritório esse relacionamento é superficial — o que não é muito estimulante, nem ajuda a equipe a ser mais eficiente e produtiva.

Em suma, para ser coeso o time precisa “jogar junto”. Se alguém fica alheio ao esforço dos demais, os resultados ficam comprometidos.

Porém, quando o grupo se vê envolvido em um inusitado final de semana em um ambiente natural, remando em um bote ou fazendo um trekking com desafios monitorados, as afinidades surgem, a camaradagem aflora e o senso de comprometimento se solidifica.

Como aplicar?

O Team Building promove uma experiência sensorial, de autoconhecimento, que busca recuperar o entusiasmo do colaborador e reforçar seu papel dentro da organização. Por isso, é preciso avaliar o grau de interação da equipe antes de decidir quais atividades serão propostas.

Deve-se identificar os problemas que precisam ser superados, pois o Team Building busca resultados específicos. E não se trata apenas de promover um final de semana agradável para o pessoal — é necessário que o investimento reflita na produtividade da equipe.

É possível que o próprio setor de treinamento da companhia consiga elaborar um plano eficiente. Em alguns casos, no entanto, uma assessoria de fora pode oferecer um programa de Team Building mais adequado, por ter experiência com diferentes tipos de equipes e formatos de empresa.

Que atividades podem ser usadas em Team Building?

Embora algumas companhias desenvolvam suas estratégias de treinamento em locais fechados ou dentro da própria empresa, atividades ao ar livre são muito mais adequadas aos objetivos do Team Building, uma vez que retiram os empregados de sua zona de conforto, promovendo uma bem-vinda quebra da rotina e, muitas vezes, uma experiência sensorial inédita.

Seguindo essa lógica, algumas práticas são bastante adequadas aos objetivos do Team Building. Entre elas, podemos citar:

Enduro a pé

Team building

 

Está aí uma excelente maneira de promover a integração do grupo, pois essa modalidade de caminhada em meio à natureza exige boa comunicação, trabalho em equipe, liderança, criatividade, planejamento e cooperação.

Rafting

Team Building - rafting

Essa é uma ótima maneira de promover o trabalho em equipe e o sentido de liderança do grupo, visto que remar um bote desafiando a correnteza de um rio exige esforço coordenado e cooperação total dos envolvidos.

Arvorismo

Essa travessia de passarelas suspensas entre árvores, além de desafiadora, também promove um clima de integração e satisfação pessoal a cada etapa vencida.

Rally de desafios

 

team building

Essa modalidade de atividade outdoor propõe uma série de desafios individuais e coletivos que exigem dos participantes trabalho em equipe, gerenciamento do tempo e criatividade para conquistar resultados — habilidades extremamente úteis no dia a dia da empresa.

É importante frisar que a eficiência do Team Building está relacionada à sua aplicação constante. Do contrário, após o entusiasmo inicial — ou em razão de mudanças na equipe — há uma boa chance de o pessoal voltar a cair no marasmo. Portanto, proponha novos desafios sempre que a turma precisar de uma nova injeção de ânimo.

Por fim, vale mencionar que a Venturas, operadora de turismo e viagens com vinte anos de estrada, tem um segmento corporativo que desenvolve soluções de Team Building!

As atividades citadas acima são apenas algumas das suas especialidades. Então, se você está querendo dar um “up” no seu pessoal, é só entrar em contato conosco!

Venturas Viagens

"Quem somos? Somos criadores de sonhos, de desejos, de momentos e memórias. Somos a coragem que muitos precisam para realizar uma viagem diferente, cheia de natureza, cultura e história. Somos Chapada, Jalapão, Noronha... Somos Índia, Nepal, África... Indochina, Oceania, Indonésia... Somos o inusitado, a superação, a ação e a contemplação. Somos vida e liberdade para quem vive o dia a dia dentro de uma sala com ar condicionado. Somos trabalho duro, mas sempre com imensa alegria e profissionalismo, para poder proporcionar diariamente experiências inesquecíveis que marquem para sempre a vida daqueles que nos deram sua confiança e seu precioso tempo. Somos satisfação, por fazer parte deste universo de viagens e conquistas de todas as pessoas que passaram e passarão pela nossa história.”

Deixe um comentário