A Austrália ainda é pouco conhecida da maioria dos brasileiros. O país de dimensões continentais tem paisagens bastante diversificadas. São milhares de quilômetros de regiões costeiras, gastronomia e organização invejável, além da riqueza cultural de seus povos tradicionais.

O menor dos Continentes

Esse belo continente é formado, basicamente, por três complexos de ilhas — A Micronésia (ilhas pequenas), a Melanésia (ilhas negras) e a Polinésia (muitas ilhas) —, além de 11 arquipélagos-Estados e, é claro, a Austrália e a Nova Zelândia.

Banhado pelos oceanos Pacífico e Índico, o continente apresenta um clima predominantemente tropical. Com vegetação também tropical, além de desertos, atóis, fiordes, lagos de água doce e salgada, belos recifes de corais e cachoeiras. Enfim, uma natureza com ambientes para todos os gostos!

A economia da Austrália e da Nova Zelândia é forte e estável. Porém, nos outros países, ela é considerada subdesenvolvida, sendo que a principal atividade econômica das pequenas ilhas é o turismo.

A principal moeda na Oceania é o dólar e o idioma oficial nos principais países é o inglês. No entanto, muitos outros dialetos podem ser identificados, bem como outras línguas, já que a Oceania é um continente que preserva a cultura pré-colonial com carinho, sem deixar de lado as influências externas que sofreu.

Em outras palavras, a Oceania é multicultural. E é justamente esse misto de cultura ancestral e modernidade que encantam os visitantes. Cada país tem sua particularidade, mas todos eles são repletos de belezas naturais e habitantes alegres.

Austrália, o maior país do continente

Quando se fala em Austrália, o que vem à mente da maioria das pessoas são os animais — como o canguru, o coala e os crocodilos gigantes — ou ainda os aussies famosos, como Mel Gibson e Nicole Kidman. No entanto, há muito mais o que explorar no maior e mais conhecido país da Oceania!

Graças à sua grande extensão, a Austrália também é conhecida como ilha-continente e tem cinco fusos horários diferentes. Sua capital, Camberra, tem uma população de cerca de 450 mil habitantes. Outras cidades bastante populosas são Sydney — onde fica o Opera House e sua inconfundível arquitetura —, e Melbourne, dona de uma atmosfera vibrante.

O clima nesse país varia bastante. Os invernos são gelados e os verões chegam à casa dos 40 ºC. Composto por cenários contrastantes, o país tem grandes áreas desérticas, enormes savanas e um belo litoral. A moeda que circula na Austrália é o dólar australiano e o idioma oficial do país é o inglês.

O turismo por ali é bastante diversificado. Os que preferem ir às compras podem se encantar com as boutiques, galerias de arte e até com as lojas de vinhos e especiarias localizadas em Melbourne e Sydney, principalmente.

Quem prefere aventuras mais radicais também encontrará diversas opções. Além de ter um litoral conhecido como o paraíso do surfe, há lugares em que é possível fazer trilhas a pé ou em veículos 4×4 —entre várias outras atividades.

A gastronomia do país é uma atração à parte. Os diversos restaurantes de frutos-do-mar oferecem uma experiência sublime aos visitantes, além dos muitos restaurantes de culinária internacional espalhados pelo país.

Os pratos típicos são o pão tipo “damper”, o “vegemite” — pasta de levedo de cerveja —, e o doce “pavlova”, que também não deixa a desejar no quesito sabor!

Mais perto do que você imagina: Conheça as belezas da Oceania!

Turismo na Austrália

O país é generoso com seus visitantes devido a sua rica infraestrutura, diversidade de atrativos e organização impecável.

Se você é um viajante experiente e gosta de dirigir, experimente fazer um roteiro “self drive”, pois não encontrará dificuldades em se locomover pelas estradas do país.

Se você fala inglês e seu estilo é de viajar muitos dias para conhecer muitos lugares gastando pouco, pode “se jogar” em um “mochilão” sem receio pois além da boa estrutura  e oferta de acomodações mais em conta, o país é seguro.

Já se você prefere viajar sem nenhuma preocupação e não quer deixar de conhecer os principais atrativos adequados ao seu perfil, não abra mão do apoio de uma empresa especializada no destino.

Pacotes de viagem para Austrália

Para ajudar a encontrar as empresas que mais entendem de turismo na Austrália, o governo confere um selo de“Aussie specialist”  aos agentes de viagens que completam um extenso programa de treinamento. Fique atento!