Você está visualizando atualmente Dicas para viajar com bebês e crianças pequenas.

Dicas para viajar com bebês e crianças pequenas.

Viajar é muito bom, mas também pode ser cansativo, ainda mais quando se viaja com crianças e bebês, pois eles precisam de muito cuidado e atenção. Devemos estar em alerta a todo o momento e também nos atentar para o planejamento da viagem, que pode ser muito diferente de quando viajamos sem eles. Por isso, trouxemos 6 dicas para facilitar a sua viagem com os bebês ou crianças pequenas:

  1. Escolhendo o destino

Antes de tomar qualquer providência para viajar com as crianças ou bebês é preciso definir o destino da viagem. Muitos se perguntam se é possível fazer viagens de turismo de natureza com bebês. E a resposta é que isso varia de família para família, de acordo com suas experiências prévias e a capacidade de conseguirem se afastar dos grandes centros com maior estrutura hospitaleira.

Se você já é um amante deste tipo de viagem e quer cultivar este valor desde cedo em seu filho, lembre-se de que existem equipamentos específicos que permitem levar bebês e crianças de até 2 ou 3 anos para fazer caminhadas curtas ou mesmo longas. Aqui estão algumas dicas de destinos para turismo de natureza que já visitamos com bebês:

  • Península de Maraú, na Bahia. Praias, cachoeiras, cultura tradicional e a terceira maior baía do Brasil para ser explorada em passeios de barco.
  • Amazônia – Existem hotéis que ficam a apenas 1h30min de Manaus com uma excelente estrutura, como Anavilhanas e o Mirante do Gavião e também bons hotéis , como o Ecopark que está bem próximo de Manaus e pode ser  acessado em 30 minutos de barco.
  • Jericoacoara, no Ceará. Com o aeroporto próximo, ficou mais acessível e fácil de levar crianças.
  • Foz do Iguaçu, no Paraná, é uma excelente alternativa para apresentar aos filhos um dos mais emblemáticos Parques Nacionais do Brasil. Com toda infraestrutura é possível fazer trilhas, ver animais silvestres e conhecer as cataratas.
  • Chapada Diamantina e Chapada Dos Veadeiros usando mochilas específicas para carregar crianças (foto) durante as caminhadas mais longas. 

  1. Escolhendo o voo:

Por mais que seja ótimo pagar barato em um voo, essa nem sempre é a melhor opção quando se viaja com crianças e principalmente com bebês. Às vezes é melhor pagar um pouco a mais por um voo sem conexões ou por voos com conexões mais longas, porque você pode demorar mais para ir de um portão a outro. Também pode ser melhor pagar um pouco a mais por uma companhia aérea que saiba lidar melhor com a presença de bebês, pois ser mal atendido ou maltratado por causa de seu bebê é inaceitável.

 

  1. Escolhendo os assentos:

A maioria das companhias aéreas transporta crianças de até 2 anos sem custo, contando que ela vá no colo do pai ou da mãe. Por mais que seja tentador economizar o dinheiro de um assento, essa pode não ser a melhor escolha. Existem alguns fatores que devem ser considerados ao decidir se compra um assento para o bebê ou não, como: Quanto tempo dura o voo? Você estará viajando com outro adulto que pode segurar o bebê em parte do voo?

Autorização de viagem para menores

  1. Fazendo as malas

Ao fazer as malas seja estratégico. É melhor levar uma mochila que caiba embaixo do assento à sua frente, do que só uma mala de mão que precisa ser colocada nos compartimentos acima dos assentos, pois com a mochila, você conseguirá acessar mais facilmente os itens que precisa a todo momento. Caso você também opte por levar uma mala de mão, escolha uma que tenha bolsos externos, onde poderá colocar itens de fácil acesso. 

**Leve saquinhos ziploc. Eles ajudam em várias situações. Você pode colocar algumas fraldas e lenços umedecidos para facilitar a troca do bebê no banheiro. Pode colocar os líquidos que às vezes precisam ser retirados da mala no raio-x e até colocar fraldas sujas caso não tenha um lixo disponível imediatamente.

  1. Aliviando a pressão nos ouvidos do bebê

Planeje alimentar o bebê durante a decolagem e pouso. São nesses momentos em que a pressão mais incomoda os ouvidos e o ato de mastigar ou engolir podem aliviar essa sensação.

  1. Lembre-se do documento

É importante levar um documento de identificação do bebê. Mesmo que ele ainda não tenha carteira de identidade, você deve levar a certidão de nascimento original ou uma cópia autenticada, tanto para comprovar sua identidade, quanto para comprovar a idade, já que algumas companhias aéreas não cobram passagem de bebês menores de 2 anos como dito anteriormente.

Dica bônus:

Se você foi viajar com bebês ou crianças pequenas sozinho(a) e precisar de uma mãozinha, você pode levar uma babá com você ou então contratar uma em seu destino. Para isso, você pode contar com a Babysits, a maior plataforma de cuidados infantis do mundo, presente em 38 países, e que tem como missão a conexão entre pais e babás. Você pode se cadastrar e procurar babás em qualquer um dos países em que a plataforma atua.

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Este post tem um comentário

Deixe um comentário