Você está visualizando atualmente Península de Maraú: por que incluir esse destino nas minhas férias?

Península de Maraú: por que incluir esse destino nas minhas férias?

Entre as tantas belezas e paisagens paradisíacas que nosso país reserva, a Península de Maraú é, certamente, um desses recantos. Se você está em busca de sombra, água fresca e belíssimas praias, essa matéria é feita especialmente pra você!

Afinal, por que pegar um avião para fazer uma viagem internacional se podemos aproveitar praias ao melhor estilo “caribenho” bem aqui no Brasil? Descubra agora tudo sobre a Península de Maraú: como chegar, o que conhecer, o que degustar e muito mais.

O que você vai encontrar por lá

Península de Maraú - Pedra Furada

 

A Península de Maraú, com mais de 40km de litoral e uma extensa porção de Mata Atlântica preservada, é formada por diversas praias de belezas naturais únicas e está localizada no estado da Bahia, mais precisamente na Costa do Dendê. A paisagem estonteante é fruto da junção do manguezal da Baía de Camamu com as águas cristalinas do Oceano Atlântico.

A região é propícia para prática de mergulho com snorkel nas suas diversas piscinas naturais, onde é possível observar todo o colorido e variedade da fauna e flora marinha. Outro grande atrativo é aproveitar um dia inteiro conhecendo as ilhas da região. Sem precisar gastar muito, é possível fazer passeios para a Ilha do Goió, Ilha Grande, Ilha da Pedra Furada, Ilha do Sapinho, entre outras.

A alta estação está entre dezembro e fevereiro, com maior frequência de turistas nas festas de fim de ano. Mas o clima é bom o ano inteiro, sendo também um destino perfeito para se visitar em outras épocas, quando as praias ficam mais desertas e o movimento de turismo é menor.

Onde se hospedar?

Península de Maraú
Vista aérea da Pousada do Cassange

Antes de planejar sua viagem, informe – se sobre a localização exata de seu hotel ou pousada. Isso porque existem opções variadas ao longo de toda a Península. Barra Grande, no extremo norte da Península, é a vila mais badalada e é onde fica a maior aglomeração de bares, restaurantes, lojas e pousadinhas.

A praia mais conhecida é a de Taipus de Fora, que possui uma ótima estrutura de pousadas e restaurantes. É a praia onde estão as principais piscinas naturais para fazer Snorkel, e também um excelente local para se hospedar na Península de Maraú.

Península de Maraú - Casa dos Arandis
Pousada Casa dos Arandis

Mais ao sul está a região de Saquaíra que fica próxima da Lagoa do Cassange e da praia dos Algodões. Aqui vão duas dicas para quem quer desfrutar de  sossego e bons serviços de frente para a praia. A Pousada Lagoa do Cassange com uma estrutura mais simples (Chalés privativos que acomodam atém 4 pessoas e ar condicionado) e a Casa Dos Arandis que já é bem mais sofisticada e conta com apenas 4 chalés exclusivos muito espaçosos e estrutura completa. 

O que comer na Península de Maraú

Península de Marau - Pratos típicos

A culinária baiana já é deliciosa por si só, mas na Península de Maraú toda a regionalidade é muito valorizada.

Degustar uma tapioca ou um cuscuz no café da manhã, almoçar uma incrível mariscada ou saborear uma suculenta carne de sol é o cotidiano de quem visita o local.

Por se tratar de um refúgio praiano, é claro que o forte da região é a culinária de frutos do mar! No Bar da Rô, você poderá passar o dia entre banhos de água doce e de mar, enquanto degusta um excelente bobó de camarão entre os mergulhos.

Para fechar o dia, a dica é curtir o pôr do sol nas espreguiçadeiras do Bar das Meninas, apreciando a exuberante paisagem local entre uma caipirinha e outra.

Como chegar nesse paraíso

A Península de Maraú fica distante cerca de 300 quilômetros ao sul de Salvador e 130 quilômetros de Ilhéus.

Assim sendo, o aeroporto mais próximo é o de Ilhéus. Porém, é o aeroporto de Salvador que recebe um número maior de voos provenientes de diversas localidades do país, o que pode tornar a viagem menos custosa e mais cômoda, dependendo da sua cidade de origem.

Para quem tem mais tempo para aproveitar a região, uma ótima opção é dividir seu tempo em duas hospedagens dentro da Península. Assim dá ´para conhecer melhor e desfrutar tanto do agito da parte norte quanto da tranquilidade da parte sul.

Partindo de Ilhéus, o  acesso é feito todo por via terrestre em um traslado que pode demorar aproximadamente 2h30 (Algodões/Lagoa do Cassange),  3h15 (Taipus de Fora) ou 4h00 (Barra Grande)  de acordo com o local de escolha para sua hospedagem.

Caso a opção seja partir de Salvador, será necessário chegar até Camamu (aproximadamente 4h00) e depois tobar um barco ou lancha voadeira até o porto de Barra Grande (aproximadamente 50 minutos) ou para o porto do Jobel. 

Como as opções de deslocamento são diversas, o ideal é pesquisar em agências de viagens a melhor forma de ir e os pacotes disponíveis, assim você evita erros e terá uma viagem mais cômoda, segura e econômica.

Gostou das nossas dicas sobre a Península de Maraú? Deixe um comentário!

Pacotes de viagem para Península de Maraú

Jota Marincek

Viajante por natureza. Toda vida dedicada ao turismo de natureza e vivências em culturas exóticas. Formado em turismo (ECA - USP), fundou em 1992 a empresa especializada Venturas Viagens. Até hoje, aos 49 anos, acompanha grupos em viagens como, Tailândia, Vietnã, Camboja, Butão, Patagônia ou expedições ao Monte Roraima, trekking no Nepal entre outras. Em 2016 concebeu e criou o programa de vídeo-dicas "Conta Tudo e não esconde nada" , que disponibiliza conteúdo gratuito sobre turismo de natureza no canal Venturas Viagens no youtube.

Deixe um comentário